0 Sobre as Famosas Linhas de Nazca - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Peru, Arequipa, Huacachina, Nazca

O 'Colibri', desenhado no deserto de Nazca - Peru

O "Colibri", desenhado no deserto de Nazca - Peru

Neste meu retorno ao Peru após 21 anos, estou realizando roteiro bem parecido com o roteiro original. Com exceção de Cuzco e Puno, que vamos visitar quando voltarmos da América do Norte, entrando no país vindos do Acre, estamos seguindo o roteiro próximo do Pacífico, começando por Arequipa e passando por Nazca, Lima, Huaraz e Trujillo. Mas, ao contrário de estar simplesmente repetindo lugares, estou aproveitando para fazer tudo aquilo que não fiz da outra vez. Estou "tapando buracos"!

Mapa das atrações em Nazca - Peru, na mesma companhia de 6 anos antes

Foi assim com a subida do El Mistí em Arequipa, será assim com algum trekking na Cordillera Blanca, em Huaraz e foi assim, hoje, com o sobrevôo das famosas Linhas de Nazca. Da outra vez, por falta de tempo e de dinheiro, passamos reto por Nazca. A única lembrança, e péssima lembrança, por sinal, foi a parada do nosso ônibus, de madrugada, na rodoviária da cidade. Na época, um verdadeiro fim de mundo e tudo o que eu queria era que o ônibus seguisse viagem.

Prontos para o sobrevôo das famosas Linhas de Nazca, no Peru

Mas dessa vez a história foi outra. A minha curiosidade sobre as tais linhas é muito mais antiga, talvez já de uns 30 anos, quando li sobre elas num livro bobinho que fez muito sucesso naquela época: "Eram os Deuses Astronautas?". Pois é, dizia o livro que os gigantescos desenhos feitos no deserto em volta de Nazca eram mensagens, ou homenagens, à ETs que visitavam nosso planeta. Essa é apenas uma das muitas teorias que existem para explicar a origem das linhas, formas e desenhos que enfeitam o deserto e que só podem ser realmente apreciadas do ar, de uma altura acima dos 200 metros. E de lá que conseguimos observar os desenhos em toda a sua extensão, visualizá-los por inteiro, entender que aquelas linhas gigantescas, na verdade, se fecham formando um desenho.

Sobrevoando o deserto de Nazca - Peru

Saímos de Arequipa cedinho e aceleramos rumo à Nazca. Ao contrário de duas décadas atrás, a estrada é toda asfaltada. Cinco horas cruzando desertos interrompidos apenas por algumas "quebradas" verdes no caminho e chegamos em Nazca, onde fomos diretamente para o aeroporto. Ali, em questão de minutos já tínhamos pago a "taxa de embarque" e estávamos entrando no nosso pequenos Cesna, juntos com um casal de americanos.

O 'astronauta', um dos mais incríveis desenhos no deserto de Nazca - Peru

O "astronauta", um dos mais incríveis desenhos no deserto de Nazca - Peru

O próprio vôo já é uma diversão, o pequeno avião fazendo manobras bruscas por entre as várias figuras desenhadas no deserto para que os passageiros de ambos os lados do Cesna possam observá-las e fotografá-las. Depois de alguns acidentes ocorridos com alguns dos muitos aviões que prestavam esse tipo de serviço, o governo peruano resolveu intervir e a fiscalização e exigências de segurança ficaram bem maiores. O resultado foi um aumento de preços mas, ao mesmo tempo, cessaram os acidentes. Pelo menos até agora!

Uma gigantesca aranha desenhada no deserto de Nazca - Peru

Lá do alto as figuras são realmente incríveis. E intrigantes! Além de formas geométricas, estão retratados animais que certamente não viveram por ali, como uma baleia ou um macaco. Há também desenhos de pássaros, uma gigantesca aranha e, na encosta de uma montanha, aquilo que parece um astronauta em saudação. A tentação é acreditar novamente naquilo que dizia o livro lido na infância.

Vista aérea do mirante construído ao lado das 'mãos', no deserto de Nazca - Peru

Vista aérea do mirante construído ao lado das "mãos", no deserto de Nazca - Peru

De volta à terra firme, antes de seguirmos viagem, fomos até um mirante construído no deserto para se observar algumas das figuras. Lá do alto, do avião, tínhamos visto a construção. Parecia minúscula! Agora, ali de perto, nem era tão pequena assim. Mas, mesmo assim, do alto dos seus quinze metros, mal podemos perceber o que está desenhado ali na nossa frente. Mas é interessante ver as linhas e o deserto de perto e perceber como foram feitas as linhas. Simplesmente limpavam da areia as grandes pedras que enchem o deserto, formando trilhos de dezenas, as vezes centenas de metros. O que impressiona é a precisão dos desenhos, algo que só pode ser medido lá do alto. Um baita de um trabalho que, naquela época, só poderia ser admirado pelos deuses que viviam no céu.

As 'mãos' vistas do mirante no deserto de Nazca - Peru

As "mãos" vistas do mirante no deserto de Nazca - Peru

Mas hoje, somos nós que temos esse privilégio! A cada dia que passa, mais nos impressionamos com a história dos povos que aqui viveram em tempos pré-hispânicos. E estamos apenas começando a explorar esse país. Por sinal, para continuar nossas explorações, seguimos ainda hoje para um local do qual eu nem tinha ouvido falar há poucos meses, muito menos há 21 anos atrás. É um oásis no meio de gigantescas dunas, ao lado da cidade de Ica, onde se produz o melhor pisco do mundo. Estou falando da pequena Huacachina. Chegamos aqui já de noite e mal posso esperar para o dia clarear para poder observar as dunas de mais de cem metros de altura que cercam esse pequeno lugarejo construído ao redor de uma lagoa. Amanhã...

No alto do mirante observando as linhas de Nazca - Peru

Peru, Arequipa, Huacachina, Nazca,

Post anterior Dia raiando, enfrentando o frio rumo ao topo do El Mistí, em Arequipa - Peru