0 O Incrível Buracão - Blog do Rodrigo - 1000 dias

O Incrível Buracão - Blog do Rodrigo - 1000 dias

O Incrível Buracão

Brasil, Bahia, Ibicoara (P.N. Chapada Diamantina)

Partimos à toda, no início da tarde, de Mucugê para Ibicoara, bem no sul da Chapada Diamantina. Comparada com cidades como Lençóis, Mucugê ou Igatu, Ibicoara é bem sem graça e sem presonalidade. Não tem aquela alma do século XIX. Mas ela é a melhor base para quem quer conhecer duas das mais belas cachoeiras de toda a região, recentemente descobertas para o turismo: o Buracão e a Fumacinha

Rio da Cachoeira do Buracão, próxima à Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

O acesso à Fumacinha é bem complicado, uma longa caminhada de dia inteiro, se o tempo (chuva) permitir. Já o Buracão, depois de vencidos pouco mais de 30 km de estrada de terra, é atingido por uma rápida trilha de dois quilômetros. Era essa a pressa minha e da Ana: chegar no início da tarde ainda em tempo de visitar essa cachoeira cada vez mais famosa.

Parte de cima da Cachoeira do Buracão, próxima à Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

Nem procuramos hotel. Fomos direto na associação de guias e, por sorte, encontramos o último que ainda estava lá. Mais sorte ainda, não era um guia qualquer mas aquele que descobiu as duas cachoeiras, que abriu as trilhas para se chegar a elas e o que mais esteve em ambas. O Janu, para nossa felicidade, aceitou o desafio de nos levar até o Buracão, mesmo com o adiantado da hora. Compramos um lanche rápido, ele disse que nos indicaria algum hotel quando voltássemos e lá fomos nós!

Canyon da Cachoeira do Buracão, próxima à Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

Vencidos os 30 km de terra, logo estamos caminhando na beira do rio, descendo-o em direção ao canyon. Algumas cachoeiras pequenas aparecem mas estamos interessados mesmo é no Buracão. Finalmente, lá está ele, a água se jogando de 80 metros num enorme lago negro lá embaixo, enclausurado num canyon estreito.

Pequena ponte no canyon da Cachoeira do Buracão, próxima à Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

Ficamos embasbacados com o visual, mas isso é só o começo. Mais belo ainda é a visão por baixo. Descemos através de uma fenda, passamos por outra bonita cachoeira, do Recanto Verde e chegamos à maravilha do canyon. Para se chegar até o lago negro que vimos lá de cima, ou se caminha pelas paredes do canyon numa trilha digna de filmes de Indiana jones ou segue-se nadando. Foi a nossa opção!

O estreito canyon com paredes de 80 metros que leva à Cachoeira do Buracão, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

Visual incrível, paredes de 80 metros de altura, distantes cerca de 10 metros uma da outra. No fundo, um rio de águas negras. Após duas curvas, lá está, majestosa, a cachoeira e o lago negro. Neste ponto, o canyon se abre em forma quase circular. Por mais que tentasse, não consegui atingir o fundo do lago. Mais de 15 metros com certeza! Lá embaixo, breu total. Não se vê absolutamente nada, nem olhando para cima. Impossível não sentir um certo medo e acelerar para a superfície. Quase lá, a claridade aparece e a água torna-se vermelho escura.

Primeira visão da Cachoeira do Buracão no fim do canyon, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

O dia terminava e foi aproveitado ao máximo! Voltamos os 30 km de terra por não ter tido tempo de nos organizar melhor. Amanhã cedinho, voltamos para a região mais uma vez (de novo, os mesmos 30 km de terra...). O Janu nos indicou uma pousada simples, honesta e com uma ótima comida. Ficou de nos encontrar às cinco da manhã! A Fumacinha nos aguarda...

Cor avermelhada, quase preta, da Cachoeira do Buracão, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

Brasil, Bahia, Ibicoara (P.N. Chapada Diamantina), trilha, cachoeira, Parque, Trekking, Buracão, Chapada Diamantina

Post anterior Cachoeira da Piabinha, no Parque Municipal do Garimpo, em Mucugê, na Chapada Diamantina - BA

Mucugê, Diamantes e Metrôs

Post seguinte Cachoeira do Encontro, no rio da Cachoeira da Fumacinha, região de Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

Fumacinha, Inatingível

Blog da Ana Cachoeira do Buracão vista de cima, próxima à Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA