0 Strathcona e o Thanksgiving Canadense - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Strathcona e o Thanksgiving Canadense - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Strathcona e o Thanksgiving Canadense

Canadá, Campbell River

O belíssimo cenário do Buttle Lake, no Strathcona Provincial Park, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Nossa primeira noite na Vancouver Island foi na cidade de Campbell River, bem em frente ao canal marinho que separa a ilha do continente. Além da magnífica vista do quarto do nosso hotel, a cidade não tem muitos atrativos. Em compensação, logo ali do lado está o Strathcona Provincial Park, o maior parque da ilha, criado para proteger dezenas de lagos, cachoeiras, rios, geleiras, florestas, montanhas e, enfim, algumas das mais belas paisagens da Columbia Britânica.

Strathcona Lodge, bem ao lado do Buttle Lake, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Nosso programa de hoje foi conhecer a parte baixa desse parque, mais perto de onde estamos. Amanhã, já no nosso caminho para o sul, vamos visitar também o “Forbidden Plateau” (que nome mais legal!), a parte alta do Strahcona, onde estão as montanhas mais altas de Vancouver Island, assim como as melhores pistas de esqui da região.

Foram cerca de 50 km em direção ao interior da ilha e chegamos ao parque e a seu mais famoso lago, o Buttle Lake. A primeira coisa a fazer foi parar no Strathcona Lodge, tradicional hotel da região e que também serve como fonte de informações sobre as dezenas de trilhas nas redondezas. O lodge está num lugar lindo, na beira do lago e nós até nos arrependemos de não ter programado de dormir por lá mesmo. Nosso hotel em Campbell River já estava pago, mas ao menos o jantar seria ali. Antes disso, muitas trilhas para fazer!

Respirando fundo o ar puro da floresta do Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Respirando fundo o ar puro da floresta do Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Seguimos pela estrada que rodeia o lago, absolutamente impressionados com a beleza da paisagem. Quando achamos que já vimos todos os lagos bonitos do Canadá, eis que sempre aparece mais um! Cada um com sua beleza particular, não dá para dizer qual é o mais bonito. Este aqui, com uma água verde escura, montanhas cobertas por florestas de pinheiros ao seu redor e montanhas nevadas ao fundo, é uma verdadeira pintura. Uma não, várias! A cada curva, um novo espetáculo!

Caminhada até uma das cachoeiras do Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Caminhada até uma das cachoeiras do Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

A simpática atendente do lodge tinha nos indicado três trilhas para fazer. Todas para ver cachoeiras, nenhuma muito longa. Afinal, tínhamos começado tarde o nosso dia. Ela até nos disse qual das cachoeiras seria a mais bonita, que não poderíamos deixar de fazer.

Admirando as árvores centenárias do Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Admirando as árvores centenárias do Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Resolvemos começar pela mais distante, justamente aquela com uma trilha mais longa, quase dez quilômetros entre ida e volta. Trilha pela mata, ar puro da montanha, saúde pura! Ao final da trilha, uma bela cachoeira formando um pequeno lago no fundo do canyon. Água direto da geleira, então, dá para imaginar a temperatura. Boa para ver, e só...

Uma das mais belas cachoeiras do Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Uma das mais belas cachoeiras do Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Fomos então para a segunda e, exatamente como ela havia dito, a mais bonita. Caía em vários andares, formando piscinas em cima de uma pedra bem branca. Linda! A formação me lembrou a de várias cachoeiras tupiniquins. Com uma diferença: o frio! Aqui, nem sendo muito masoquista dá para encarar. Uma pena! Ficamos só na vontade mesmo. E nas fotografias...

Águas tentadoras, mas geladas, em cachoeira no Strathcona Provincial Park, no interior da  Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Águas tentadoras, mas geladas, em cachoeira no Strathcona Provincial Park, no interior da Vancouver Island, costa oeste do Canadá

A terceira cachoeira não passava de uma aguinha escorrendo nas pedras. Com o estômago roncando, sem mais delongas, voltamos para o lodge. Queríamos jantar ainda com luz, para aproveitar a vista do lago. Só que acabamos ganhando bem mais do que isso...

Celebração do Thanksgiving Day no Strathcona Lodge, ao lado do Buttle Lake, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Mesa de aperitivos para o jantar de celebração do Thanksgiving Day no Strathcona Lodge, ao lado do Buttle Lake, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Chegamos lá bem na hora em que se iniciaria o jantar especial em comemoração ao Thanksgiving Canadense. Aqui, esse feriado é sempre celebrado na segunda segunda-feira de Outubro, ou seja, amanhã. Aqui no lodge, resolveram antecipar para o domingo mesmo. Melhor para nós! O jantar estava lotado, mais da metade dos presentes da família que, já há mais de 50 anos, construiu e administra o lugar. Rapidamente, arrumaram um lugar para nós!

Fim de tarde no Buttle Lake, no Strathcona Provincial Park, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Nosso jantar de comemoração do Thanksgiving Day no Strathcona Lodge, ao lado do Buttle Lake, na Vancouver Island, costa oeste do Canadá

Não demorou muito para descobrirmos que a família possui vários atletas olímpicos canadenses. Todos ali, ceiando também. Entre eles, a “simpática atendente” que nos ajudou pela manhã. Com aquele fabuloso lago ali na frente, adivinha a modalidade? Remo, é claro! E assim, em tão honrosa companhia, com peru, purê, vinho e torta de maçã, celebramos o nosso primeiro Thanksgiving da viagem. E olha que mês que vem já tem outro, lá no Tio Sam. Vamos ficar mal acostumados, hehehe

Canadá, Campbell River, trilha, cachoeira, Parque, British Columbia, Strathcona

Post anterior Baleia experimenta novas técnicas de pescaria com sua enorme boca aberta, durante passeio de barco em Telegraph Cove, na Vancouver Island, na Columbia Britânica, costa oeste do Canadá

Enfim, as Baleias!

Post seguinte Trilha cheia de maravilhosos lagos no Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá

Forbidden Plateau

Blog da Ana Trilha cheia de maravilhosos lagos no Forbidden Plateau, a parte alta do Strathcona Provincial Park, em Vancouver Island, oeste do Canadá