0 Caminhada de Volta - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Caminhada de Volta

Brasil, Ceará, Jericoacoara, Tatajuba

O morro do Farol já está bem visível, se aproximando de Jericoacoara - CE

Hoje foi um dia "light", hehehe. Como ontem já tínhamos andado até a Lagoa da Torta e a Duna do Funil, hoje "só" precisávamos caminhar de volta para Jericoacoara. O que são 25 km, depois de ter andado 40? Como diria um querido tio meu: "Ééééééé..."

Maré bem baixa na partida de Tatajuba - CE

A gente até se deu ao luxo de sair mais tarde. Ficamos conversando com os donos da deliciosa pousada Portal do Vento. E aí, olha só a coincidência! Eles estão querendo se mudar para Moreré, lá em Boipeba-BA e até já estão vendo uma pousada para comprar... Adivinha qual? Aquela que ficamos, do simpático casal ingês. Mundinho pequeno...

Caminhando de Tatajuba para Jeri, antes de chegar à barra do Guriú - CE

Aproveitamos a maré baixa das 10:30 e atravessamos o canal de mar que separa Tatajuba do caminho para Jeri. Assim, não tivemos de atravessar o lodo do dia anterior. Depois, pé na estrada! Ou na areia... Logo no início, encontramos um figuraça, um mineiro de nome Felipe, que vinha de bicicleta de São Luís e vai seguir até Olinda. Durante uma hora andamos juntos, sob chuva e sob sol, ele relatando suas peripécias. Adorou os Lençóis Maranhenses, mas passou um perrengue por lá. O vento soprava forte contra nós neste momento e eu comentei com ele que seu longo caminho, de oeste para leste não deveria ser fácil "Pois é..." - ele respondeu - "o vento tem sido meu inimigo nessas duas semanas! Já tô até acostumado...". Que dureza!

Balsas para atravessar o rio Guriú - CE

Tentando ajudar o balseiro na travessia da barra do Guriú - CE

Ele acelerou suas pedaladas, para tentar aproveitar os últimos momentos de maré baixa enquanto nós seguimos no nosso ritmo de andarilhos. Quando chegamos na Barra do Guriú, ela já estava bem cheia e tivemos de passar de balsa. Até aprendemos a "remar"!

Aproveitando uma rara e bendita sombra na longa caminhada de Tatajuba para Jericoacoara - CE

Depois, devagar e sempre, viemos até Jeri. A duna do pôr-do-sol e o Morro do Farol foram ficando cada vez maiores e mais bonitos. O sol estava quente, mas o vento e os mergulhos no mar e nos rios ajudavam.

Atravessando, na maré cheia, o último obstáculo antes de chegar em Jericoacoara - CE

Chegando em Jeri, fomos direto à creperia que tanto gostamos, a Naturalmente. Delícia! O dono, com raízes no Pará, nos deu várias dicas de lá. E, para alegria da Ana, conhecia também o famoso bar de Teresina, o Nós e Elis, sobre o qual ela devorou o livro do Joca Oeiras. Pena que o bar, que marcou época nos anos 80 e 90, não existe mais.

Fim de caminhada, final de tarde, próximo à Jericoacora - CE

Depois, pousada, merecido banho e muito trabalho na internet. Com pausa para delicioso jantar comemorativo da caminhada no Mosquito Blue. Amanhã, bye bye Jeri, seguimos em frente. Mas as doces lembranças seguem conosco...