0 Arembepe de Dia, Rio Vermelho de Noite - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Arembepe de Dia, Rio Vermelho de Noite

Brasil, Bahia, Salvador, Arembepe

Caminhando para a Vila Hippie em Arembepe - BA

Como sempre, acordamos cheios das melhores intenções para um dia com programação intensa, repleto de atrações. Como sempre, levantamos um pouco mais tarde que tínhamos previsto, enrolamos um pouco mais na gostosa casa da Mônica, navegamos um pouco mais na internet. Como sempre, saimos tarde demais para tudo o que pretendíamos, mas confiando no nosso poder de adaptação...

Piscina natural em Arembepe - BA

Rumamos em direção ao norte. Passamos pela bonita Itapoã, da música de Vinícius. Nem paramos para fotos. Nossa intenção, como ensina a música, era passar o fim de tarde por lá, com tempo para fotos, caminhada e cerveja. Fomos direto para Arembepe, pouco mais de 20 km ao norte. Na pacata e simpática vila está um dos melhores restaurantes de comida baiana do estado (e provavelmente do mundo!), o Mar Aberto, bem em frente ao mar e a uma piscina natural formada pelos recifes. Como já chegamos tarde por lá, resolvemos ir direto para o almoço. Sábia decisão! Comemos um Bobó de Camarão absolutamente divino que justificou a fama do restaurante! Ali do lado, um empresário baiano recebia capitalistas japoneses, uma conversa em inglês com sotaques nipônicos e baianos. Apaixonado pelo que via, o chefe dos japoneses já avisou seus subordinados: "Vocês voltam, eu fico por aqui!"

Restaurante Mar Aberto, em Arembepe - BA

De barriga bem forrada, seguimos à pé, pela praia, para a famosa Vila Hippie, frequentada no início dos anos 70 por Janis Joplin e Mick Jagger. Supostamente, uma caminhada de menos de três quilômetros. A maré cheia e praia de tombo, linda de se ver, não colaboravam com a caminhada, mas a distância não era longa. Pois é, não era para ser...

O Atracadouro, próximo à Arembepe - BA

Ocorre que eu não vi a entrada da vila e acabei levando a Ana muito mais longe, quase 6 km de caminhada. Chegamos em Emissário. Quando subimos o barranco na esperança de ver a Vila Hippie, vimos um centro de farofa. A música, ao invés do esperado reaggezinho, era um sertanejo ao volume máximo. Imagine a minha decepção e o humor da Ana, depois da árdua caminhada.

Explorando a Vila Hippe em Arembepe - BA

Choupana na Vila Hippie em Arembepe - BA

Fazer o quê? Voltamos três quilômetros pela praia, até a sede do Projeto Tamar que eu não deixei a Ana entrar na ida e lá estava a Vila Hippie. Eu tinha estado lá há quase 20 anos e a impressão que tive foi a mesma de hoje: um lugar de vida simples e gente feliz mas que, de alguma maneira, parece meio fora do tempo, meio caído. Se bem que as choupanas hippies estão cada vez mais chiques, parecendo verdadeiros castelos de palha e taipa. Existe um pouco mais de uma dezena delas e não se pode construir mais. Para ir morar lá. é preciso esperar que alguém queira sair e desocupe sua choupana. Os novos moradores logo tratam de aumentar mais um pouco a choupana e, deste modo, elas foram crescendo.

Roda de Capoeira em Arembepe - BA

Com essa andança toda, ficamos com pouco tempo para ficar lá. Logo caminhamos mais um pouco para chegar em Arembepe, à tempo de, bem no finzinho da tarde, assistir a uma bela roda de capoeira, batismo dos novos alunos, na praça central. Foi jóia!

Muito trânsito e algumas erradas depois, chegamos de volta à casa de Mônica. Junto com ela e com a Yasmim, a filha caçula, fomos todos jantar na marina, um bonito lugar cheio de restaurantes bem na beira da baía. Escolhemos comer na Fiona (uma pizzaria), por motivos óbvios!

Com a Lívia, na night no Tom do Sabor, em Rio Vermelho, Salvador - BA

Depois, já perto da meia noite, fomos encontrar a Lívia, a filha do meio, no Rio Vermelho, uma espécie de Vila Madalena de Salvador. Numa sexta-feira, estava bombando, dezenas de bares e restaurantes. Muito jóia! Nós fomos no Tom do Sabor, que apresentaria uma banda de marchinhas de carnaval. Hehehe, o povo daqui já está começando a esquentar para o carnaval. E ainda é Novembro! Fo muito legal, a Lívia estava com amigos e pudemos conviver e ver mais da juventude soteropolitana. Cada vez sou mais fã do sotaque daqui! A noite e e as marchinhas de carnaval foram longe e chegamos em casa com o sol raiando, o que em Salvador significa um pouco antes das cinco da manhã.