0 Engenho - Blog da Ana - 1000 dias

Engenho

Brasil, Goiás, Cavalcante

Cachoeira do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e possui 65.514 hectares. As cidades base para conhecer a região da são as cidades de Cavalcante, ao norte, Alto Paraíso e São Jorge, esta última mais próxima da portaria do parque.

Vista de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros - GO

Uma coisa que logo descobrimos por aqui é que as principais atrações da não estão dentro do parque e sim nos seus arredores. É meio complicado de entender, como lugares tão maravilhosos podem ser vizinhos de um Parque Nacional e não pertencerem a ele? Uma situação complicada, parque antigo e formado para preservar principalmente o entorno do Rio Preto, principal rio do parque nacional, que era explorado por garimpeiros.

Trilha para a Cachoeira Sta Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Hoje as regras do parque são uns dos maiores entraves para o desenvolvimento turístico. Este Parque Nacional possui algumas regras diferentes dos demais e por motivos que ainda desconhecemos o ICM Bio acaba dificultando o acesso às suas atrações. A única portaria existente fica na cidade de São Jorge e há anos está planejada uma portaria para a cidade de Cavalcante, que ainda não foi aberta. A nossa primeira ideia era fazer uma travessia do parque entre Cavalcante e São Jorge, mas quando chegamos aqui nos deparamos com todas as restrições burocráticas. O parque exige o acompanhamento de guias, entrar no parque por trilhas “alternativas” pode nos custar multas de R$ 900,00 por pessoa e o guia ainda teria sua carteirinha de guia suspensa por 6 meses. Deste modo as trilhas não possuem manutenção e qualquer tentativa fica realmente travada.

Cachoeira Ave Maria, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Sendo assim tivemos que procurar uma nova programação. O Marcelo, dono da Pousada Sol da Chapada, onde estamos hospedados, nos ajudou a montar um roteiro com as principais atrações do entorno.

Cachoeira no Canyon do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Hoje fomos conhecer a Cachoeira Santa Bárbara. Dentro do território Kalunga, na Comunidade do Engenho. Águas límpidas, transparentes, que dependendo da incidência da luz ficam azulzinhas. Caminhada fácil de uns 20 minutos e chegamos às águas já mais frias das que andávamos acostumados.

A bela Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Depois seguimos para a Cachoeira da Capivara, aonde acontece o encontro das águas dos rios Capivari e Tiririca. Este encontro forma uma linda cachoeira e abaixo dela o cânion do rio Capivara, entre paredões de pedra estreitos, com uma paisagem fantástica.

Canyon do Capivari, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Após estas trilhas e banhos revigorantes voltamos ao Engenho para um almoço delicioso no restaurante de Januária. A Comunidade Kalunga é formada por negros, descendentes de antigos escravos que foram trazidos para a região para o garimpo e fundições que cunhavam moedas no tempo do Brasil Colônia. Reza a lenda que algumas destas comunidades mais distantes foram formadas por escravos fugidos, que se isolaram completamente do mundo a ponto de temer o cadastramento do Programa Luz para Todos, achando que teria ainda alguma ligação com a escravidão.

Com a Januária, na Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

O Engenho é uma comunidade mais próxima da cidade, apenas 30km, portanto o que encontramos ali é uma vila de kalungas já bem modernos, vivendo em seus sítios e casas de adobe ou até alvenaria, luz, eletrodomésticos e tudo. “Hoje todos querem ser kalungas”, nos disse nosso guia, pois são a menina dos olhos do governo. Além da demarcação do território, existem diversos programas para a manutenção de seus costumes, além de auxílios para estudo e etc. Vários descendentes tinham vergonha de assumir sua origem e este orgulho está sendo resgatado. Ao mesmo tempo, pessoas que nunca viveram dentro da comunidade e já nem tem raízes, querem encontrar um bisavô, tataravô kalunga para receber o auxílio do governo.

Comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Ainda assim quem gosta de explorar e conhecer comunidades mais isoladas, pode ir até o Vão do Moleque ou até o Vão de Almas e irá encontrar kalungas que mantém seu estilo de vida e até desconfiam do turismo, pois querem só continuar levando a sua vidinha tranquila. O turismo comunitário é sempre uma situação delicada, ainda mais em lugares que não estão acostumados e/ou preparados para receber o turista. Não pela infra-estrutura, mas principalmente pela invasão de novos costumes, que podem alterar o modo de vida da comunidade.

Almoço na comunidade do Engenho, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A Chapada dos Veadeiros é um território imenso, suas belezas naturais e culturais merecem atenção, não apenas do governo, como de nós turistas. Muitos destes lugares só serão preservados de tiverem a atenção do eco-turista, que ajudará a trazer renda para territórios antes queimados e transformados em pasto. Cavalcante está trabalhando para isso, já possui infra-estrutura e atrações lindíssimas que estão apenas começando a ser exploradas. Nós estamos fazendo a nossa parte, mas eles ainda estão esperando por você.

Explorando o Canyon do Capivari com o nosso guia, o Pedrão, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Brasil, Goiás, Cavalcante, Cachoeiras, parque nacional, Santa Bárbara, Engenho, Kalungas, capivara, Chapada dos Veadeiros

Post anterior Paisagem bucólica na viagem por estradas de terra entre Terra Ronca e a Chapada dos Veadeiros - GO

Rumo à Cavalcante

Post seguinte Sobre a bela Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Ponte de Pedra

Blog do Rodrigo Pequena cascata abaixo da Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO