0 No Canyon da Fortaleza - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Canyon da Fortaleza - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Canyon da Fortaleza

Brasil, Rio Grande Do Sul, Caxias do Sul

O Rodrigo (no alto, à esquerda) fica minúsculo diante da enormidade do canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Com a Fiona em forma novamente, pudemos seguir para o mais belo dos canyons do Parque Nacional da Serra Geral, o Fortaleza. Fica a pouco mais de 20 km, estrada de chão, do centro de Cambará do Sul. O canyon mais famoso por aqui, o Itaimbezinho, estava fechado. Só abre de quarta à domingo. Mas, é consenso geral, não é tão impressionante como o Fortaleza. O outro canyon, o Malakara, oferece trekkings maravilhosos. Mas não agora, com o frio que está fazendo. Além disso, requer mais tempo, coisa que não temos agora já que ainda queremos ir para a região de Gramado e para o Vale dos Vinhedos e ainda voltar para Curitiba até o fim de semana, para o aniversário da Luiza. Mas que fique aqui registrado: essa região do Parque Nacional da Serra Geral e seu entorno merece muitos e muitos dias de exploração, de preferência na primavera ou outono, quando o tempo ainda é aberto e não faz tanto frio. Certamente, tem algumas das paisagens mais belas do Brasil.

Paisagem montanhosa do canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

O canyon Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul - RS

Depois de passar pela portaria do parque, seguimos de carro até cerca de 200 metros da borda do canyon. Lá, por meio de trilhas, chegamos até a borda do penhasco. É difícil, senão impossível, descrever a grandiosidade da paisagem que vislumbramos. Não havia nuvens e todo o canyon até o rio lá embaixo estava visível. No horizonte, as montanhas do parque e ao seu redor e também as planícies litorâneas dos dois estados, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É possível ver o mar, mais de 1000 metros abaixo de nós e muitas dezenas de quilômetros à nossa frente. Emocionante! Paisagem típica daqueles grandes filmes épicos de Hollywwod. O "Senhor dos Anéis" certemente poderia ter sido filmado por aqui...

Arriscando-se nas paredes do canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Visitando o canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Para aumentar ainda mais a beleza do cenário, pequenas cascatas escorrem pelas gigantescas paredes do canyon, despencando centenas de metros até chegar ao vale lá em baixo. A vegetação de campos de altitude na parte alta contrasta com as florestas verdejantes do fundo do canyon, que crescem ao longo de um rio que, aqui de cima, parece minúsculo, mas que certamente não o é, todo encachoeirado e cheio de corredeiras. Caminhar pelo fundo do canyon dever ser uma experiência incrível e está no topo da nossa lista de prioridades. Quem sabe quando passarmos aqui por perto, no final da nossa viagem...

Turustas se debruçam para admirar o canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Observando o canyon Fortaleza em Cambará do Sul - RS

Por enquanto, a caminhada que fizemos foi subir até o alto do mirante do canyon, uma espécie de promotório que é o ponto mais alto do parque. De lá pudemos avistar com perfeição boa parte do canyon, de um lado, e a planície litorânea do outro, onde se destacava a cidade gaúcha de Torres. Paisagem absolutamente cinematográfica.

A cidade praiana de Torres vista do alto do canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Caminhando na Serra Geral, em Cambará do Sul - RS

Empolgados com essa caminhada, partimos logo para outra: chegar até a Pedra do Segredo, uma enorme pedra que parece se equilibrar instavelmente sobre uma pequena base, no meio de uma das encostas íngrimes do canyon. Ainda mais bonito que a tal pedra é o caminho para se chegar até ela. Temos de cruzar um rio bem no ponto em que ele desaba para o fundo de um dos braços do canyon Fortaleza, numa queda de mais de 100 metros. O cenário me lembrou as paisagens da cena final do filme "O Último dos Moicanos", sequência antológica pela qualidade da trilha sonora, das imagens e atuação dos atores. Eu quase podia ver o grupo de índios de cabelos raspados cruzando o rio na beirada da cachoeira. Muito legal mesmo!

Cachoeira despenca pelo canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Cachoeira no canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Bom, o nossa visita ao parque foi tão boa que acabamos nos extendendo por lá o máximo possível e mudando nossos planos de chegar em Caxias em tempo de levar a Fiona para a concessionária. Deixamos isso para amanhã cedo e viajamos de noite mesmo, ainda pegando um belíssimo pôr-do-sol na região de Cambará do Sul, com aquelas nuvens altas e esparsas que prenunciam uma noite gelada pela frente.

A Pedra do Segredo, no canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Bem, a nossa noite nem foi tão gelada assim, no calor do quarto do hotel em Caxias. Antes disso, ainda tivemos um delicioso jantar no restaurante Gran Piacere, no shopping Iguatemi. É o restaurante da simpaticíssima família que conhecemos em São José dos Ausentes, quando visitávamos a pousada Potreirinhos, ao lado do Desnível dos Rios. Foram eles que nos indicaram o Refúgio das Gralhas, a ótima pousada que ficamos em Cambará do Sul. Depois da bela dica, tivemos de passar pelo restaurante deles em Caxias para agradecer. E foi uma ótima pedida! E ainda ganhamos uma outra dica, agora de um hotel em Nova Petrópolis, para quando formos para lá. Assim, de boa dica em boa dica, nem precisamos mais dos livros-guia que carregamos, hehehe.

Pôr-do-sol e céu com cara de muito frio na região de Cambará do Sul - RS

Ao deitar na cama, as lembranças do cenário épico da canyon ainda ocupavam minha mente. E eu ainda ria do comentário de um rapaz figuraça de Blumenau que conhecemos numa das beiradas do canyon. Completamente tomado pela beleza grandiosa da paisagem e comentando sobra as fantásticas paisagens que encontramos no Brasil, apontou para o canyon e disse, em tom desafiativo: "Quero ver eles construírem um desse em Dubai!" Concordo, heheehe! Fazer prédio alto ou um monte de ilhas é fácil! Quero ver é eles construírem um canyon como o nosso!

Um dos braços do canyon Fortaleza, em Cambará do Sul - RS

Brasil, Rio Grande Do Sul, Caxias do Sul, trilha, Parque, Pedra do Segredo

Post anterior Gelo deixado pela forte geada em Cambará do Sul - RS

Querosene

Post seguinte Degustação de vinhos na vinícola Don Laurindo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - RS

Provando Vinhos

Blog da Ana Igreja em em Cambará do Sul - RS

Descongelante

• 11/05/2012 | 12:20 por Juliana

Conheci Cambará do Sul tbm e fui no canyon Fortaleza!

É um lugar lindo, assustadoramente lindo!

Vendo as fotos bateu vontade de voltar...

Abraços

Uma maravilha da natureza no sul do Brasil!

Pelo alto e por baixo também, o Canyon da Fortaleza faz bem para a saúde a para o espírito!

• 30/04/2012 | 19:51 por Aline

Comentar?? eu não, eu quero viajar com vocês!! srsrrsr
    É muito bom poder ver paisagens tão inspiradoras como essas, parabéns pelo blog. Adorei!! Meu sonho é poder viajar pelo mundo e ver lugares assim, os meus olhos se encheria de alegria! *u*
    bjosS

Oi Aline

Pois é, tem de viajar mesmo! Sempre que puder (e quando não puder, também") Faz bem para a saúde e para o espírito!

Mas, enquanto não viaja, vc pode sim nos acompanhar e comentar sempre que puder! São esses comentários que nos estimual a continuar escrevendo e postando fotos!

Beijos

• 17/07/2011 | 17:42 por Lurdes Ines Costantin Mallmann

desejo à vcs uma viagem maravilhosa,com surpresas diárias,e continuem com saúde e entusiasmo e compartilhem com nós todas as maravilhas .Um grande abraço Lurdes

Olá Lurdes
    Obrigado por sua torcida e, pode acreditar, as surpresas são mesmo diárias. Cada dia, uma nova realidade. E, tendo acesso à internet (viva o mundo moderno!), queremos relatar nossas experiências diariamente, reparti-las ao máximo com quem nos segue. Isso faz tudo valer ainda mais à pena!

• 17/07/2011 | 15:28 por ALDENIR DE QUEIROZ - RJ

Mandei essa mensagem no blog da ANA. Repito no seu para concretizar envio.\\

PARABENS PELA VIAGEM. PAZ PROFUNDA

17/07/2011 | 15:22

Abrindo hoje o caderno de noticias no site G1 dei de cara com o projeto da viajem de vc e o Rodrigo. Fico Feliz em saber que existem pessoas que não abrem mão dos seus sonhos. Pensei em fazer um modelo parecido com esse em 87 que seria de moto pela AMERICA DO SUL e CENTRAL mas um acidente me levou a adiar tal projeto o que ficou no PENSAMENTO.

Tenho 46 anos mas nos ultimos 10 em virtude da viagem não iniciada tive que encher minha alma de ENERGIA (velejei em algumas regatas na Bahia de Guanabara, Tirei o breve de piloto de Parepente, mergulhei em Noronha, Marica (RJ), Arraial do Cabo, Joguei Squash (tenho um problema pois não sou ligado em futebol) mas nunca esqueci e nunca supri a vontade de largar tudo e sair pelo mundo. Ja fui a CHINA (muito rapidamente 15 dias) fiquei apaixonado e queria ficar pela ASIA uns 12 meses mais sou do MERCADO FINANCEIRO, casado com 02 filhas e uma esposa que precisam de mim. Não sei por quanto tempo vou suportar não sair pelo mundo e ver o verdadeiro motivo de VIVER que é CONHECER.

Tenho uma vontade reprimida de conhecer todo o Brasil e toda a AMERICA DO SUL e penso que um dia o farei.

DESEJO A VC. e ao RODRIGO muita PAZ, HARMONIA, FELICIDADE e EQUILIBRIO. Olhando o curriculo de vcs. percebi que ja possuem experientcia e esses 1000 torna-se um up-grade dessas experiencias.\\\\\\

PARABENS PELA CORAGEM, DESPRENDIMENTO E DISPOSIÇÃO.\\\\

DEUS PROTEJA VCS.\\\\

Olá Aldenir
    Muito legal a mensagem de vc. Espero que um dia ainda possa viajar pelo Brasil e América. mas, enquanto esse dia não chega, estou vendo que vc tem feito muitas outras coisas que também fazem a vida valer à pena, principalmente casar e ter filhos!!!
    Concordo plenamente que o motivo de viver é CONHECER! e viajando é úm jeito maravilhoso de fazer isso. Cada dia é diferente, cada dia vemos coisas novas, cada dia conhecemos pessoas distintas. Não tem preço!

Muito obrigado pelas palavras de estímulo, acredite sempre nos seus sonhos e um grande abraço para vc e toda a sua família