0 Explorando o Vale do Pati! - Blog da Ana - 1000 dias

Explorando o Vale do Pati! - Blog da Ana - 1000 dias

Explorando o Vale do Pati!

Brasil, Bahia, Vale do Pati (P.N. Chapada Diamantina)

Vista do Vale do Pati do alto do Morro do Castelo, na Chapada Diamantina - BA

O Vale do Pati pode ser visto como uma grande cidade rural, que um dia possuiu mais de 7 mil moradores, uma sede administrativa, escola, igreja e ruas totalmente em função da produção de café. Após a crise de 1929 a produção de café praticamente se extinguiu e com isso a cidade se esvaziou. No Pati moram hoje 11 famílias, quase todas aparentadas pelo que conseguimos descobrir. O João abre a igrejinha sempre que recebe novos visitantes, um ritual bacana para os andarilhos e aventureiros. No altar desta igreja se encontram diversas imagens que foram presenteadas por peregrinos e amigos da Igreja Senhor do Bonfim.

A Igrejinha do Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Hoje a situação dos moradores do Vale do Pati está indefinida, pois com a formação do Parque Nacional da Chapada Diamantina a área deveria ser desocupada. Porém estas 11 famílias lá instaladas possuem as suas raízes e a história de seus antepassados plantadas profundamente nestas terras. Eles não querem deixá-las e aos nossos olhos não teria motivo algum para tal, sendo que não devastam mais para o plantio e todos fornecem hoje, uma infra-estrutura que o Parque Nacional não fornece: hospedagem, alimentação, manutenção de trilhas e todo o apoio que o turista necessita. Por que o Parque não formaliza a situação destas famílias, mantendo-os na área como prestadores de serviço, que já o são? Enfim, é uma idéia, não conhecemos todos os meandros da situação, mas estamos torcendo para que ela se resolva da melhor forma para todos.

Descendo o rio Pati, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Hoje foi um dia de pouca caminhada, andamos apenas uns 10km descendo o rio e subindo morros para explorar ainda mais de perto as belezas do Vale do Pati. Depois de um belo alongamento e um café da manhã delicioso que Lúcio preparou saímos para a trilha, digo ruas, do Pati. O dia amanheceu encoberto e por isso ao invés de subirmos o Morro do Castelo e depois subirmos pelo Rio Pati e Cachoeira do Funil fizemos o inverso. Torcendo para que mais tarde o sol se abrisse para termos a vista do vale do alto do morro.

Fazendo alongamento antes da caminhada, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Começamos descendo o Rio Pati, conhecendo suas cachoeiras e a principal delas, a Cachoeira do Funil. Belíssima, mas sem dúvida alguma a mais gelada que pegamos aqui na Bahia. Refrescados nesta fresca e nublada manhã, seguimos descendo o rio até encontrar a trilha para o Morro do Castelo.

A Cachoeira do Funil, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Subimos muito, segundo Lúcio é uma trilha muito parecida com a trilha do Morro da Gávea-RJ, aquela que não pudemos fazer por que estava chovendo. O castelo é um lugar meio mágico, assim que chegamos no alto damos de cara com uma baita boca de caverna!

Entrada da Gruta do Castelo, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Atravessamos a gruta e encontramos ainda dois mirantes de onde podemos avistar todo o Vale do Pati, os Gerais do Rio Preto e os Gerais do Vieira. Vimos até a Cachoeira do Calixto lá de cima. Simplesmente maravilhoso!

Vista do Vale do Pati do alto do Morro do Castelo, na Chapada Diamantina - BA

Um almoço tardio com direito até a saladinha de rúcula com tomate cereja (chique demais!) e começamos a nossa caminhada de volta. O ritmo da caminhada estava bom, mas nos demos ao luxo de aproveitar bem cada vista, cada parada, cada conversa. O Lúcio além de ótimo guia e chef de cozinha é um companheiro e tanto para todos os assuntos, música, política, educação, meio ambiente... o que você quiser. Já começava a baixar o sol e nós subindo a estrada que nos levava da casa do Seu Wilson, onde nem pudemos parar, até a Igrejinha. Uma ladeira interminável me surpreendia a cada passo, já que sem luz eu não conseguia avistá-la tão bem.

Vista de um dos mirantes do Morro do Castelo, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Há pouco menos de 1 km da Igrejinha, ainda no alto, tivemos uma visão linda dos vagalumes dominando o vale. Chegamos ao lado do cemitério e fomos recebidos por dois cariocas que também estavam rodando o vale. Quer dizer, rodando uma pinóia, eu estava aqui me sentindo a exploradora, forte, caminhando um monte todos os dias... o que? Um deles, Adriano é ciclista, veio para a competição que teve na Chapada semana passada. Guilherme é um ultra-maratonista que já fez provas básicas de 217km! Só para aquecer eles fizeram a trilha da Fumaça por baixo, subiram a fenda e cruzaram até o Capão em apenas um dia. É, tem louco para tudo!

Casas ao lado da grejinha, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Dia maravilhoso, só poderia terminar muito bem. Um belo macarrão ao pesto com castanha de caju, de dar água na boca e um colchão macio e quentinho nos esperando para sanarmos todas as dores e cansaços dessa empreitada.

Observando a Cachoeira do Calixto ao longe, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Brasil, Bahia, Vale do Pati (P.N. Chapada Diamantina), trilha, cachoeira, Trekking, Igrejinha, Morro do Castelo, Gruta do Morro do Castelo, Mirante, Funil, parque nacional, Chapada Diamantina

Post anterior Local onde o rio cai para formar os 380 metros da Cachoeira da Fumaça, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Da Fumaça ao Pati

Post seguinte Observando o Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Cachoeirão e os Gerais

Blog do Rodrigo Equilibrando-se num dos mirantes do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA