0 Circuito Praias e Trilhas – A missão! - Blog da Ana - 1000 dias

Circuito Praias e Trilhas – A missão! - Blog da Ana - 1000 dias

Circuito Praias e Trilhas – A missão!

Brasil, Bahia, Itacaré

Praia do Havaizinho, em Itacaré - BA

Locutor empolgado: Bom dia amigos! E começa agora o segundo dia do Circuito Praias e Trilhas de Itacaré! Hoje os competidores devem conhecer as belas praias do sul e as Cachoeiras do Tejuípe! O desafio será enfrentar uma cachoeira mega populada, descer a pé para a praia do Itacarezinho, continuar por trilha até a Praia da Engenhoca, passando pela Gamboa e pelo também famoso Hawaizinho. O retorno pela trilha da Engenhoca ainda terá como gran finale uma corrida pelo asfalto para buscar a Fiona 1km morro acima! A competição se encerrará hoje, mas teremos novas edições do Circuito Praias e Trilhas em diversas praias da América!

Equilibrando-se em coqueiro no caminho para Havaizinho, em Itacaré - BA

O circuito começou bem, carros lotavam a entrada de todas as praias e inclusive da cachoeira. Mesmo em dia de votação as praias não têm descanso! Feriadão é assim mesmo, traz todo o povo para a sessão farofa da semana. Tentando fugir da muvuca nossa estratégia foi invertermos o roteiro, que logicamente começaria pelas praias e terminaria na cachoeira. Fomos direto para a água doce e pegamos a Cachoeira do Tejuípe ainda menos “crawdeada”, como dizem por aí.

Cachoeira do Tijuípe, movimentada num feriado, em Itacaré - BA

Tinham só umas 30 pessoas se refrescando por ali. Nós resolvemos continuar a trilha e explorar rio acima um outro recanto na mesma fazenda. Foram apenas uns 500m e logo chegamos à Cachoeira do Gravatá, um lugar lindíssimo, um lago imenso de águas deliciosas e o principal, não havia ninguém! Missão cumprida! Conseguimos aproveitar o banho de cachoeira como rezam os mandamentos dos 1000dias!

Refrescando-se na Cachoeira do Gravatá, em Itacaré - BA

Seguimos para Itacarezinho e a estrada que leva até a praia estava fechada, por isso descemos em torno de 1km em uma pirambeira com a fantástica vista para a maior praia de Itacaré!

A praia de Itacarezinho, em Itacaré - BA

Praia linda, infra-estrutura maravilhosa, restaurante e bar com espreguiçadeiras e cabanas de palha para os visitantes, só faltou um pouquinho de tino comercial do dono, que fechou tudo isso bem no feriado. O Rodrigo aproveita o mar por mim e por ele já que eu ainda estou resguardando as orelhas.

Muitos coqueiros no caminho entre Itacarezinho e Havaizinho, em Itacaré - BA

A terceira etapa do circuito continuava por uma trilha de uns 30 minutos entre morros e coqueiros até a praia do Hawaizinho, passando pela Gamboa. Mesmo para os mais preguiçosos este programa vale muito a pena, o cenário da trilha é dos mais bonitos de Itacaré!

Trilha entre Itacarezinho e Havaizinho, em Itacaré - BA

Chegamos no Hawaizinho e encontramos o tio do coco, refri e cocadas. Estávamos preocupados se conseguiríamos justificar nosso voto e assuntamos com ele sobre a eleição. Foi muito bacana, quando perguntei a ele quem era o seu candidato ele logo defendeu que seria para o partido que ajudou os moradores da região a lutar pela liberação de todas estas praias que estamos conhecendo hoje. Segundo ele todos estes terrenos foram vendidos a um imenso grupo de hotelaria português que estava construindo ali um mega empreendimento hoteleiro. A primeira pergunta que nos fazemos é: Ué, pode-se construir em uma APA (Área de Preservação Ambiental) que se tornou Patrimônio da Biosfera?

Vendedor de cocadas em Itacaré - BA

E o sábio tio da cocada responde, “Quem tem dinheiro pode tudo, minha fia! Pagaram 1 milhão para o prefeito liberar o alvará.” O resort proibiu a entrada de qualquer turista ou até moradores antigos da região que usavam essas trilhas há mais de 80 anos. Foi o PT que ajudou a embargar a obra e proibir, pelo menos por enquanto, que as praias fossem fechadas e o hotel concluído. Ainda bem que sempre tem um conflito de interesses, quem mandou os portugas não comprarem a oposição também, não é mesmo?

Praia do Havaizinho, em Itacaré - BA

Depois de adquirirmos um pouco mais de conhecimento sobre a região e uma cocada, continuamos mais 20 minutos até a praia da Engenhoca, onde está o esqueleto do elefante branco. Nada a ver um prédio imenso de concreto como aquele ali no meio do paraíso. Um final de tarde delicioso, mais um tchibum do Ro em nossa homenagem e caminhamos para encerrar o circuito Praias e Trilhas de Itacaré.

Praia da Engenhoca, em Itacaré - BA

Hoje no nosso roteiro gastronômico fomos conhecer o restaurante “À Brasileira”, onde um misto de culinária contemporânea com toques bem brasileiros dão um sabor especial aos pratos. Risoto 3 queijos com raspas de limão e capim santo. Hummm, delícia! Pronta para mais uma baladinha no Cabana Corais, mas hoje sem o Rodrigo que me acompanhou até o esquenta no Jungle. Dali ele me despachou para a baladinha junto com a Rebeca.

Com a Bianca e a Rebeca, em Itacaré - BA

Como os amigos estão longe é ainda mais gostoso quando encontramos alguém com a mesma energia para nos acompanhar. A Rebeca além de uma ótima amiga é uma companheira de balada divertidíssima! É, com essa dupla jornada em Itacaré nem eu estava contando!

Escalando um coqueiro na praia da Engenhoca, em Itacaré - BA

Brasil, Bahia, Itacaré, Praia, trilha, mar, Rio

Post anterior Praia da Tiririca, em Itacaré - BA

Circuito Praias e Trilhas

Post seguinte O rio das Contas, em Taboquinha, região de Itacaré - BA

Rafting com emoção!

Blog do Rodrigo Equilibrando-se em coqueiro no caminho para Havaizinho, em Itacaré - BA