0 Witti Creek - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Witti Creek - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Witti Creek

Suriname, Paramaribo, Brownsberg

Com o Sven e a Karen no Witti Creek, na Reserva Natural de Brownsberg, no Suriname

Hoje, o programa era fazer alguma caminhada no parque e voltar para Paramaribo no meio da tarde. Lá, tínhamos de atualizar nossas coisas na internet, preparar nossas mochilas para mais uma volta no Caribe e a Fiona para um mês de descanso no estacionamento do hotel. Nosso avião parte às 06:15, mas o ônibus que nos leva do hotel ao aeroporto sai às 02:45 da madrugada!

Atravessando a densa floresta da Reserva Natural de Brownsberg, no Suriname

Para a caminhada de hoje, escolhemos a mais bela e também a mais longa delas, de acordo com o mapa e informações do parque. Desocupamos nossa enorme casa, recolocamos nossas roupas e botas ainda molhadas da chuva de ontem, empacotamos tudo na Fiona e iniciamos a trilha para Witti Creek. Junto conosco, o Sven e a karen, a belga que madrugou conversando com a Ana ontem.

O caminho é realmente mais longo, mas a descida é muito mais suave do que ontem. A trilha é menos batida e erodida que a trilha para as cachoeiras, já que é bem menos frequentada. Isso a torna mais "natural", de alguma maneira parece que estamos mais integrados à natureza. Árvores gigantescas e muito verde nos rodeiam todo o tempo, assim como os sons de sapos, insetos, pássaros e macacos. A descida dura um pouco mais de uma hora, eu e o Sven à frente, trocando algumas impressões enquanto a Ana e a Karen conversam o tempo todo lá atrás. O Sven se impressiona com a quantidade de assunto, já que a conversa já tinha ido até às três da manhã da noite anterior. Rimos juntos.

Delicioso banho no Witti Creek, na Reserva Natural de Brownsberg, no Suriname

O Witti Creek é um riacho de águas verdes que cruza a floresta lá embaixo. A trilha termina bem em um ponto onde há uma pequena queda d'água e uma piscina formada pelo riacho. Ao contrário de ontem, quando só podíamos tomar uma ducha nas cachoeiras, hoje foi possível mergulhar. Uma delícia!

Mas não pudemos ficar muito tempo. Quer dizer, eu, a Ana e a Karen, que iria voltar de carona conosco. O Sven ficou mais um tempo por lá enquanto nós iniciamos o caminho de volta. Como ontem, fomos atingidos pela chuva, mas dessa vez a mata densa conseguiu nos proteger da água que vinha do céu. Eu vinha na frente e, de tempos em tempos esperava as meninas ao lado de uma enorme árvore. Realmente, estamos numa floresta amazônica!

Admirando a 'arvorezinha', na trilha do Riacho Witti, na Reserva Natural de Brownsberg, no Suriname

Admirando a "arvorezinha", na trilha do Riacho Witti, na Reserva Natural de Brownsberg, no Suriname

Ainda pudemos tomar uma chuveirada lá no acampamento e voltamos para Paramaribo. Agora, aproveitando o asfalto de de qualidade, finalmente as meninas desistiram um pouco da conversa e dormiram um pouco. O sono e o esforço da caminhada fizeram seu efeito.

Delicioso banho no Witti Creek, na Reserva Natural de Brownsberg, no Suriname

Deixamos a Karen em sua guesthouse em Paramaribo e voltamos ao nosso hotel, já perto das seis da tarde. Aí, descarregamos a Fiona, rearrumamos nossas mochilas, deixamos as roupas molhadas e fedidas para lavar no hotel, lanchamos e trabalhamos um pouco. Quando finalmente desligamos nossos computadores e fechamos nossas mochilas, ainda muitos posts por fazer, já era meia noite. Mergulhamos na cama para um cochilo de duas horas...

Suriname, Paramaribo, Brownsberg,

Post anterior Chegando à Irene Val (Cachoeira da Irene), na Reserva Natural de Brownsberg, no Suriname