0 Washington in Colors - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Washington in Colors

Estados Unidos, District of Columbia, Washington

Visita ao Lincoln Memorial, em Washington, capital dos Estados Unidos

A expedição 1000dias finalmente chegou à Washington, a capital da mais poderosa nação do continente americano. Como sempre, chegamos com pouco tempo para explorar tudo aquilo que a cidade oferece. Mil dias é muito pouco para todo um continente e para a capital americana “sobraram” dois míseros dias.

Chegando à Washington, capital dos Estados Unidos

A cidade foi criada em finais do séc XVIII para ser a sede do governo federal em uma área ao redor do rio Potomac, onde já havia um porto chamado Georgetown, hoje um dos bairros mais interessantes de Washington. Foram áreas cedidas pelos estados de Maryland e Virginia. Mas algumas décadas mais tarde, com o aumento da tensão entre os estados do norte, abolicionistas, e os do sul, escravocratas, a área cedida por Virginia, conhecida como Alexandria, um importante mercado de escravos, votou para ser incorporada novamente ao seu antigo estado, diminuindo a área original do Distrito de Columbia (o “Distrito Federal“ deles) quase pela metade.

Caminhando pelas ruas de Washington, capital dos Estados Unidos

Mas o evento mais “conturbado” na história da cidade não foi esse, mas outro que ocorreu antes, em 1814, quase ao final da Guerra de 1812, entre americanos e britânicos. Vindos do Canadá, os ingleses invadiram a cidade e a ocuparam por poucos dias. Antes de sair, trataram de queimar alguns dos prédios mais importantes, como a Casa Branca e o Capitólio. Foi o último ataque sofrido por Washington até que aquele avião se estatelasse no prédio do Pentágono no famoso 11/09/2001.

O Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington DC

Para quem gosta de museus, a cidade é o paraíso. São dezenas deles, todos de alto padrão e boa parte com entrada gratuita. Quase todos se localizam ao longo do Mall e seus arredores. O “Mall” é o nome do eixo principal da cidade, que liga o Capitólio (o emblemático prédio sede do Congresso) ao Lincoln Memorial, passando pelo Washington Monument, aquele enorme obelisco. É um caminho que pode e deve ser percorrido à pé, com paradas estratégicas nos museus e parques ao longo da trajetória. O “problema” é que, em cada um desses museus mais famosos, como a National Galery ou o Museu do Espaço, pode-se passar um dia inteiro explorando, aprendendo e admirando. Pois é, só para conhecer o Mall, uma semana é pouco...

O famoso Washington Monument, em Washington, capital dos Estados Unidos

Além disso, caminhar por bairros históricos, como Georgetown, ao longo da bela orla do Rio Potomac e em monumentos nacionais, como o Cemitério de Arlington, requerem outras manhãs e tardes da nossa programação na cidade. Enfim, para quem não conhece a cidade, dois dias serão muito poucos e será preciso ser bem seletivo.

Chegando ao Lincoln Memorial, em Washington, capital dos Estados Unidos

Os turistas não paravam de perguntar: 'Quem é esse aí, do lado do Rodrigo?' (em Washington, capital dos Estados Unidos)

Os turistas não paravam de perguntar: "Quem é esse aí, do lado do Rodrigo?" (em Washington, capital dos Estados Unidos)

Por sorte, eu e a Ana já conhecíamos a cidade. Eu estive aqui duas vezes, a segunda delas já com minha amada esposa, na época namorada. Estivemos nos museus principais, caminhamos ao longo do rio e fizemos uma peregrinação entre os diversos memoriais. Quinze anos antes, eu tinha conhecido a vida diurna e noturna da pujante Georgetown, além de ter passado uma boa hora no lindo Arlington Cemetery.

National Galery, em Washington DC, capital dos Estados Unidos

Assim, dessa vez, planejamos apenas uma longa caminhada pelo Mall, sem entrar nos museus, além de encontrar amigas que conhecíamos apenas pela internet, dentro dessa comunidade que cresce sem parar, de blogueiros de viagem e de turismo. Aliás, seguindo os conselhos de outro amigo blogueiro que vamos encontrar (e conhecê-lo pessoalmente!) em Delaware, resolvemos visitar um museu que ainda não conhecíamos, o “News Museum” (Museu da Imprensa), um dos poucos pagos na capital americana.

A bela visão do Mall, visto do Lincoln Monument, em Washington DC, capital dos Estados Unidos

Chegamos à cidade na hora do almoço e seguimos diretamente para nosso hotel, um Marriot! Pois é, que chique! Proeza do site priceline.com, especializado em achar hotéis. Damos o valor que estamos dispostos a pagar e a área que queremos ficar e ele encontra um hotel, se é que existe. E assim, por 90 dólares, ele nos colocou num Marriot do lado do zoológico de Washington, a um quarteirão da estação de metrô. Nada mal!

Celebrando com Frozen Marguerita (mais barata, na hora do happy hour!) a chegada à Washington, capital dos Estados Unidos

Instalados e a Fiona estacionada, seguimos para o metrô. Mas, antes, uma parada para um lanche num restaurante que oferecia Margueritas por um dólar, durante a happy hour. Foi como brindamos nossa proeza de sair do Brasil de carro e chegar à Washington!

Depois de tanto tempo, estamos andando de metrô novamente! (em Washington, capital dos Estados Unidos)

Depois, metrô! O último tinha sido em São Paulo, já não sei há quanto tempo... Mas, vocês sabem, andar de metrô é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece. Descemos já perto do Mall e fomos caminhando pela Pennsylvania Av. em direção ao nosso ponto de encontro com a Cláudia, do site “Aprendiz de Viajante”. Faz tempo que nos conhecemos eletronicamente e estava na hora de nos ver olho no olho, como se fazia nos bons tempos...

A famosa Casa Branca, residência do presidente americano em Washington, capital dos Estados Unidos

Mas antes de chegar ao movimentado bar “Circa”, em frente à estação Foggy Botton, passamos num dos endereços mais famosos do mundo, a Casa Branca. Tiramos as fotinhas de praxe e aceleramos para não atrasar ainda mais nosso “compromisso”. Lá estava a Cláudia, mãe de dois, inclusive do jovem Dylan, o famoso “Aprendiz de Viajante”. Ela viaja muito por aqui e seu site é uma excelente referência para quem procura bons programas, hotéis e restaurantes nas principais cidades e destinos nos Estados Unidos.

O encontro das blogueiras Tetê (Escapismo Genuíno), Ana (1000Dias) e Cláudia (Aprendiz de Viajante) em bar de(Washington, capital dos Estados Unidos

Um pouco mais tarde, chegou outra blogueira, a Tete, do site “Escapismo Genuíno”, que trata, em sua própria definição, de “viagens, comilanças, cultura inútil e útil e devaneios aleatórios”. Entre esses “devaneios aleatórios”, um excelente post sobre as cervejas artesanais americanas! Enfim, um pouco de tudo, leitura gostosa e fluida.

Grupo de ciclistas descansa após padalar de Nova iorque à Washington DC, capital dos Estados Unidos

Ela estava com o namorido Gustavo, amante de saltos de paraquedas e de base jump. Quando a Cláudia teve de voltar para a família, como uma boa mãe e esposa, nós quatro fomos esticar a noite no apartamento da Tete e do Gustavo, vendo fotos, vídeos e conversando muito sobre nossas experiências. Foi muito legal!

Lendo o discurso de Lincoln no início de seu 2o mandato, em plena guerra civil americana (em Washington DC, capital dos Estados Unidos)

O dia 23 foi quando fizemos a longa caminhada pelo Mall, enfrentando a tarde chuvosa na capital americana. Trato desse dia no post seguinte. Foi muito gostoso para relembramos o mesmo passeio feito há quase cinco anos, em companhia da Ju, a irmã londrina da Ana que também esteve conosco recentemente em Las Vegas.

Bicicleta para alugar e conhecer Washington DC, capital dos Estados Unidos

No dia 24, só tínhamos a manhã por aqui. Manhã “esticada” até às 15:00, horário limite para tirarmos a Fiona do hotel. Fomos ao “News Museum”, indicação do MauOscar, a quem iremos conhecer pessoalmente no próximo destino, hoje de noite, no Delaware. Eles nos convidaram para ficar na sua casa.

Examinando jornais do mundo inteiro no Museu da Imprensa em Washington DC, capital dos Estados Unidos

Quando lá chegamos, a boa surpresa: alguém que saía do museu nos ofereceu seus tickets, que são válidos por 24 horas. Uma boa economia de 40 dólares! Um bom começo! Além disso, ainda do lado de fora, uma olhada na Primeira Página de hoje de dezenas de jornais de todo o mundo, inclusive do nosso valoroso “O Estado de São Paulo”. São impressas cedinho, aqui mesmo, cortesia da internet!

Maravilhosa foto vencedora do prêmio Pullitzer de Fotografia, no Museu da Imprensa em Washington DC, capital dos Estados Unidos

Lá dentro, difícil saber por onde começar. Nós decidimos pela seção das fotografias vencedoras do prêmio Pulitzer. Foi emocionante! Tem cada foto! Não é à toa que ganham o prêmio. Algumas nos atingem em cheio, nas emoções e nos pensamentos. Poderia passar horas ali, apenas olhando aquelas fotos.

Painel com Primeiras Páginas de jornais sobre o 11/09, no Museu da Imprensa, em Washington, nos EUA

Depois, passamos por uma seção dedicada ao 11/09, com fotos, vídeos e até um pedaço da torre de TV que estava encima de um dos prédios que caíram. Do lado de fora do pequeno cinema, uma caixa cheia de lenços para as pessoas se servirem, depois de saírem emocionadas de lá. Confesso que me emocionei mais com as fotos da outra seção, mas aqui também, a mostra é bem tocante. Assim como uma outra seção, sobre o Muro de Berlin. Alguns pedaços do muro foram até trazidas para cá, para aumentar o realismo da exposição. Sabem fazer as coisas, esses americanos.

Em frente {a pedaços do Muro de Berlin, no Museu da Imprensa, em Washington, nos EUA

A maior das seções é a que trata da história da imprensa. Capas de jornais desde o meio do séc XVIII. Eu ficaria ali por horas. Por dias, para falar a verdade. Jornais tripudiando de reis ingleses em 1760, a guerra editorial entre jornais pró e contra a escravidão nos Estados Unidos e 1850, primeiras páginas do início das guerras mundiais, das tragédias do Titanic e do Zeppelin, da bomba atômica sobre Hiroshima. Enfim, um universo infinito de informações para serem exploradas...

Primeira Página de jornal histórica, no Museu da Imprensa em Washington DC, capital dos Estados Unidos

Mas, infelizmente, tínhamos de seguir. Ainda deu tempo de passar sobre um painel com o mapa do mundo, mostrando os países onde a imprensa é livre, censurada ou parcialmente livre. Vergonhosamente, o Brasil está na classificação intermediária... O engraçado é que, justo quando estávamos ali, vendo esse painel, um computador atrás fica mostrando jornais do mundo inteiro. Bem na hora que nos viramos para ele, lá estava um jornal do Paraná! Haja coincidência!

Painel sobre liberdade de imprensa no mundo (no Museu da Imprensa, em Washington, nos EUA). O Brasil, vergonhosamente, aparece como 'parcialmente livre'

Painel sobre liberdade de imprensa no mundo (no Museu da Imprensa, em Washington, nos EUA). O Brasil, vergonhosamente, aparece como "parcialmente livre"

Bem, deixamos o museu, voltamos para o hotel para pegar a Fiona e deixamos Washington para trás. Cidades e países vão ficando no nosso retrovisor. Isso é preocupante! Mas, o que nos anima, ainda há muitos outros pela frente. É para lá que devemos olhar! E o que vemos agora é o glorioso Delaware, hehehe!

Visita ao Capitólio, em Washington, capital dos Estados Unidos

Estados Unidos, District of Columbia, Washington, história, cidade

Post anterior Admirando a grandiosa paisagem do Shennandoah National Park, na Virginia, nos Estados Unidos

Shenandoah National Park

Post seguinte O belo Jefferson Memorial, à beira do Potomac, em Washington DC, capital dos Estados Unidos