0 Salmonelas e as Cascatas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Equador, Baños

Uma das cachoeiras da 'Ruta de las Cascadas', em Baños, no Equador

Uma das cachoeiras da "Ruta de las Cascadas", em Baños, no Equador

A Laura teve uma noite péssima. Muito ruim mesmo. Vômitos e diarréia. Já no início da madrugada o Rafael conseguiu chamar um médico que foi atendê-la no nosso hostal. Já foi logo colocando soro, pois ela estava bastante desidratada. Ela melhorou um pouco e ele foi embora. Mas quando o soro acabou, ela piorou novamente. O dia estava raiando e o Rafael já a levava para uma clínica, por sorte a menos de um quarteirão do nosso hostal. Ali, mais remédios e mais soro e ela melhorou um pouco. Um exame de sangue foi feito e o culpado apareceu. Um não, vários. Era uma infestação por cinco tipos de salmonela. A solução: muito antibiótico via soro, por pelo menos dois dias. A clínica será sua nova casa em Baños.

A Laura se recupera  em seu quarto, em clínica de Baños, no Equador

A Laura se recupera em seu quarto, em clínica de Baños, no Equador

Não sabemos direito onde ela pode ter adquirido isso. Pode ter sido em mais de um lugar. Os dois comeram na rua, em Quito, no dia 14. Depois, no 16, comemos no mercado de Otavalo. E tivemos um jantar bem ruinzinho em Quito, de noite. Fora as frutas que compramos e comemos. O fato é que ficamos todos com uma pulga atrás da orelha com nossas próprias salmonelas...

Duas das muitas cachoeiras da Ruta de las Cascadas, em Baños, no Equador

Bom, a Laura medicada e presa ao seu novo quarto, fomos os três, de Fiona, fazer um dos mais belos passeios de Baños, a Ruta de las Cascadas. Baños fica num grande canyon verde e, seguindo rio abaixo, rumo à cidade de Puyo e à Amazônia equatoriana, a estrada para por diversas cascatas. Na verdade, cachoeiras mesmo, com 40, 50, 60 metros de altura. Não formam piscinas embaixo, mas são lindas de se ver e se fotografar. Todas bem próximas da estrada de asfalto para Puyo.

Uma das tirolesas da Ruta de las Cascadas' que atravessa todo o canyon, perto de Baños, no Equador

Uma das tirolesas da Ruta de las Cascadas" que atravessa todo o canyon, perto de Baños, no Equador

Com o Rafa, explorando a Ruta de las Cascadas, em Baños, no Equador

Até por isso, o turismo já está bastante desenvolvido em todas elas. Foram estendidos enormes cabos de aço ligando um lado do vale ao outro, passando a dezenas de metros acima do rio lá embaixo, e por eles passam bondinhos e pessoas praticando tirolesa. Também é possível fazer canyoning, rapel, bunge jump, rafting e toda sorte de "esportes radicais". Isso em cada uma das cachoeiras. A sensação é que, com tanta coisa assim, fica meio "over", exagerado. Não há muito sentimento de aventura e/ou exploração quando existe uma fila de pessoas em cada uma das atrações e ônibus coloridos carregados de turistas percorrem a estrada para lá e para cá.

Visitando o famoso Pailón del Diablo, perto de Baños, no Equador

Pailón del Diablo, uma violenta cachoeira que cai num estreiro canyon próximo de Baños, no Equador

Enfim, que é tudo muito bonito e exuberante, ninguém pode negar. Enormes encostas verdejantes cortadas por cachoeiras, um vale bem profundo com o rio correndo lá embaixo, um enorme vulcão nevado a observar tudo isso, de longe. Aliás, no caso, o vulcão não observava nada, pois estava coberto por nuvens.

Passando por baixo do Pailón del Diablo, em Baños, no Equador

Observando o impressionante Pailón del Diablo, em Baños, no Equador

A mais impressionante das cachoeiras é conhecida por Pailón del Diablo. Esta não pode ser observada da estrada. Estacionamos o carro e caminhamos morro abaixo por mais de um quilômetro. A cachoeira é uma fortíssima queda d'água de mais de 40 metros de altura espremida numa garganta super estreita. Um caminho de pedra muito bem feito nos leva até bem perto da queda e do poço formado embaixo. Mergulhar lá seria suicídio, pois a cachoeira forma grandes ondas que afogariam qualquer um em segundos. É uma visão impressionante da força da natureza e da capacidade humana de construir caminhos. Até embaixo da cachoeira é possível chegar... Impressionante!!!

Um lugar absolutamente inspirador para se tomar uma cerveja, no Pailón del Diablo, próximo à Baños, no Equador

Deixei que o Rafa e a Ana iniciassem a longa subida de volta enquanto eu me esbaldei numa cerveja num dos mais belos cenários em que já estive, uma espécie de grande janela para a mata e os morros à frente. Era de uma beleza e grandiosidade indescritíveis. Cada gole dessa cerveja foi maravilhoso! Depois, corrida morro acima para alcançá-los e voltamos para Baños.

O vulcão ativo Tungurahua, ao lado de Baños, no Equador

Ali, deixamos o Rafael na clínica e seguimos para uma estrada onde havia um mirador para o Tungarahua, o vulcão ativo ao lado da cidade. Tão ativo que essa própria estrada foi destruída por ele e só podemos seguir até um pedaço. É incrível ver a "erosão" produzida por um vulcão! Todo o solo fica solto e não nos sentimos nada seguros andando com a Fiona por lá. Mas, enfim, fomos até onde era possível (e permitido!) e o vulcão apareceu entre as nuvens, imponente, cerca de 3 km acima de nós. A prova de que a Terra está mais viva do que nunca e de que, com toda a nossa tecnologia do séc XXI, ainda somos completamente insignificantes perto de suas grandes forças...

Fiona enfrenta estrada danificada pelo vulcão ativo Tungurahua, ao lado de Baños, no Equador

De volta à Baños, tivemos a notícia de que a Laura melhorava, mas teríamos de ficar ao menos mais um dia por aqui. A Ana aproveitou o ensejo e marcou um exame de sangue para amanhã cedinho. Também está se sentindo meio "estranha". Mas isso não nos impediu de sair de noite para comer um delicioso raclete num restaurante suiço na cidade. Há muitos gringos morando por aqui e vários têm restaurantes e hotéis. Melhor para nós, turistas! Amanhã, vamos aos famosos banhos termais da cidade, além de tentar nos aproximar mais uma vez desse vulcão maravilhoso que é, literalmente, nosso vizinho por aqui.

Jantando um delicioso raclete em restaurante suiço em Baños, no Equador

Equador, Baños, cachoeira, vulcão

Post anterior O vulcão Cotopaxi, o mais alto do mundo em atividade, no Equador

Conhecendo o Cotopaxi

Post seguinte Divertindo-se em balanço à beira de precipício, na Casa del Arbol, em Baños, no Equador

Banhos e Balanços à Sombra do Vulcão

Blog da Ana Duas das muitas cachoeiras da Ruta de las Cascadas, em Baños, no Equador

Baños e Salmonelas

• 02/10/2011 | 19:01 por Mario Sergio

Parabéns Rodrigo, vocês deram um SHOW no Globo Repórter, pena que não consegui gravar, mas depois acho que vocês conseguem. O Site ficou muito bom mesmo. Mas o que é mesmo URL? Abraço do sogrão.

Valeu, sogrão!
    A sua filha ficou ainda mais linda na TV!!!

• 26/09/2011 | 21:25 por mario sergio silveira

Só podem pegar salmonelas deste jeito...
    Racletes em restaurante Suiço, vê se pode. Estou torcendo para que tudo corra bem em Galápagos. Cuidem-se crianças.

Hehehe
    Olha que o raclete estava muto bom, viu!!!
    A temporada em Galápagos foi ótima e já estamos de volta à civilização e à internet!

• 23/09/2011 | 00:04 por Luis

Rodrigo, já enviei várioooossss e-mails pro Cristóbal e nada de resposta. Vc sabe dizer aonde posso encontrá-lo?
    Procurei na net e nada!
    Acho que pegaremos um carro por 3 dias em SPA (Lagoas Miscanti e entorno, Tatio e entorno e um terceiro que ainda estamos vendo). Para o Lascar, vamos ver com o guia. Na Europcar a caminhonete 4x2 mais barata está R$ 230,00/dia. De Santiago para Puerto Montt iremos pegar um básico por uns 13 dias. Vcs conheceram o hotel Dunas em SPA? Achei melhor que o Hostal e tem café.
    E o tal do IVA que tanto cobram no Chile?
    Com o passaporte e identidade dá pra não pagar o tal imposto?
    Abraço.

Oi Luis
    Quando descer do Chimborazo, na noite do dia 24, mando o tel dele por email
    Para chegar ao LAscar (ou ao Cerro Toco), a camionete alta tb será muito útil. Ou então, terá de ir com uma agência e pagar pelo transporte (fica mais caro, mas não é uma má idéia, considerando que vc economizaria os 230 reais)
    O circuito inteiro pelo Vale da Morte tb requer uma camionete alta!.No circuito entre Santiago e Puerto Montt, acho que o básico é mais do que suficiente!
    O IVA está em todas as contas do Chile, até no restaurante! Duvido que vc consiga não pagá-lo. Se conseguir, me avise, pois ainda vamos voltar ao Chile!
    Um abs

• 22/09/2011 | 17:20 por Guto Junqueira

Fala, Rô! Eu e o Haroldo estivemos por dois dias em Baños e aproveitamos bem, conhecendo também a Garganta do Diabo. Depois de 3 anos, criei vergonha na cara e editei o vídeo com as imagens da viagem ao Equador. Em breve vou postá-las em meu blog para vc conferir. Escrevo na data em que vc deve estar tentando o Chimborazo. Boa sorte (mais que eu e o Haroldo tivemos nessa montanha) e abraço, Guto.

Oi Guto
    Puxa, não sabia que vcs tinham estado na simpática Baños! A Garganta do Diabo (e a trilha que construíram!) é realmente impressionante!
    Sou leitor habitual do seu blog, leitura sempre agradável e inspiradora. Agora, com vídeos então, nem se fala!
    Escrevo aqui da base de operações da Gulliver. Em poucas horas, saímos para os vulcões, eu para o Chimborazo e a Ana e o Rafa para o Cotopaxi. O tempo amanheceu magnífico! Vai fazendo figas!