0 Passeio de Cachorros - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passeio de Cachorros - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passeio de Cachorros

Groelândia, Ilulissat

Fazendo festa com os cães do nosso trenó em Ilulissat, na Groelândia

Hoje, para nossa alegria, o dia amanheceu ensolarado! Bem, quer dizer, chamar algo de “amanhecer” aqui em Ilulissat é meio confuso. Na verdade, “amanhecia” quando voltávamos para o hotel na madrugada, às duas da manhã. Mas, enfim, quando acordamos, já depois das 8 (o sol já estava à pino faz tempo!), o céu estava azul. O nosso primeiro dia de sol aqui na Groelândia! As cores ficam mais vivas, o branco fica mais branco, tudo fica ainda mais bonito. Aumenta o contraste do azul do mar e do céu com relação ao gelo e à neve. As casas coloridas da cidade chamam ainda mais a atenção, assim como as roupas que as pessoas usam. Um presente de São Pedro para nós!

O mar gelado em frente ao nosso hotel em Ilulissat, na Groelândia

Cães em disparada, puxando o nosso trenó em Ilulissat, na Groelândia

Principalmente no dia de hoje, quando fizemos nosso passeio de dogsled, o trenó puxado por cães. Pois é, hoje, ao invés de ir passear com o cachorro, fomos passear “de cachorro”. Quinze deles, nos puxando em disparada pelas planícies geladas ao redor da cidade. Um espetáculo!

Felizes da vida, andando de dogsleding nas planícies geladas de Ilulissat, na Groelândia

No trenó íamos eu, a Ana e o nosso “motorista”. Os cachorros, felizes e animados de poderem esticar as pernas. São mais de dois mil deles, só em Ilulissat. Nessa época de pouco movimento, passam o dia deitados na neve, esperando, esperando. Nunca vi tantos cachorros na minha vida. Todos da mesma raça, chamada de husky groelandês. São bonitos, grandes e fortes, além de muito simpáticos. Mas ver aquele tanto de cachorros presos e quietos o dia inteiro é meio triste.

A inspiradora pista de dogsleding na periferia de Ilulissat, na Groelândia

Passeio de dogsleding nas lindas paisagens de Ilulissat, na Groelândia

Não era o caso dos nossos, ansiosos para saírem em disparada ao sinal do motorista e dono deles. E assim foi! Bastou um grito e já estávamos voando sobre a neve, eu e a Ana encaixados lá atrás, custando a acreditar na situação que estávamos vivendo, andando num trenó puxado por cachorros no meio daquela paisagem ártica.

Aproveitando o lindo dia para passear de dogsleding em Ilulissat, na Groelândia

Os cachorros estavam tão animados que logo ultrapassamos outro trenó, puxando um esquimó para o trabalho. Quinze cães passando outros dez, aquele tanto de corda no meio, claro que iria dar confusão, os duas matilhas se misturando em plena corrida. Mas o nosso motorista logo conseguiu se desvencilhar e alguns minutos depois já estávamos fora da cidade, entre uma montanha nevada de um lado e uma planície gelada do outro. Paisagem maravilhosa!

Meio de transporte moderno em Ilulissat, na Groelândia

Aproveitando a manhã ensolarada de primavera para uma caminhada nas ruas de Ilulissat, na Groelândia

Os cachorros correram sem parar até a vizinhança do aeroporto, uns poucos quilômetros de onde começamos. Ali, tiveram um tempo para descansar para voltarmos. Agora, já mais experiente, já pude me locomover de pé, na parte de trás do trenó, quase que surfando sobre a neve. Depois, em pleno movimento, saltava do trenó, corria um pouco ao lado dos cachorros e saltava para dentro do trenó outra vez. Pura diversão! Valeu muito à pena o passeio!

Casa se esconde atrás de morro de neve em Ilulissat, na Groelândia

Cartão postal de Ilulissat, na Groelândia, a belíssima Zion Church

De volta à cidade, aproveitamos o dia lindo para passear e tirar fotos. Fomos até a praia congelada da cidade, onde está a Zion Church, um dos mais famosos cartões-postais de Ilulissat. Caminhar na “praia” é uma experiência única! Não há areia, só gelo. O mar também está semicongelado e é preciso tomar cuidado quando chegamos perto da borda onde o gelo já está se quebrando, pela ação das marés. Na nossa frente, uns cem metros mar adentro, passeiam tranquilamente pequenos icebergs, que num dia ensolarado como hoje, ficam quase azuis. Como já disse em outro post, o cenário e a paisagem nos fazem pensar o tempo todo que estamos no meio de um documentário do NatGeo. É muito legal!

Passeio na 'praia' gelada de Ilulissat, na Groelândia

Passeio na "praia" gelada de Ilulissat, na Groelândia

Caminhada pela praia congelada de Ilulissat, na Groelândia

Caminhando de volta para o hotel, resolvemos cortar caminho pelo porto. Cortar caminho literalmente! Afinal, a estrada contorna a baía onde está o porto. Mas como ele está parcialmente congelado, podemos andar sobre ele, sobre o gelo que, durante o verão, vira mar e local de trânsito de barcos. É claro que a gente só fez isso depois de ver marinheiros e portuários passando por lá. Gelo duro como uma rocha. Caminhamos pelo meio de vários barcos que speram pacientemente que o gelo se derreta.

Placas de gelo se quebram no mar de Ilulissat, na Groelândia

Pequenos icebergs compões a magnífica paisagem da praia de Ilulissat, na Groelândia

No hotel, enfrentando o vento gelado que insistia em congelar meus ouvidos, fomos assistir a um magnífico entardecer, o céu pintado de laranja sobre o mar gelado cheio de icebergs. Para tornar o cenário ainda mais exótico, ali estavam vários iglus modernos, que o hotel usa como quartos para hóspedes mais corajosos.

Portuários caminham felizes sobre o mar congelado no porto de Ilulissat, na Groelândia

Caminhando sobre o mar congelado do porto de Ilulissat, na Groelândia

Foi um último dia inesquecível nessa distante cidade que fica ao norte do Círculo Polar Ártico. Uma paisagem memorável e ainda pouco conhecida do nosso continente. Pois é, sempre nos custava a acreditar que estávamos na América, o mesmo continente do deserto do Atacama e das ilhas paradisíacas do Caribe. Aqui nesse canto longínquo, a América é congelada, mas igualmente, e diferentemente, maravilhosa.

Nosso último e lindo fim de tarde em Ilulissat, na Groelândia

Pôr-do-sol majestoso às 10:20 da noite em Ilulissat, na Groelândia

Groelândia, Ilulissat,

Post anterior Maravilhada com a vastidão branca ao redor de Ilulissat, na Groelândia

Perdidos na Imensidão Ártica

Post seguinte A bela Catedral Luterana de Nuuk, capital da Groelândia

Adeus, Groelândia

Blog da Ana Nosso 'motorisra' nos levar para passear de dogsleding em Ilulissat, na Groelândia