0 Nossos Queridos Amigos Chilenos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Nossos Queridos Amigos Chilenos

Chile, Santiago

Com o Pablo e a Andrea no restaurante Venezia, em Santiago, capital do Chile

No dia 3 de Fevereiro de 2011, quando tínhamos “apenas” 300 dias de viagem, tivemos um encontro insólito. Foi lá na Serra de Ibiapaba, no Ceará (post aqui). Ainda éramos viajantes inexperientes, pois ainda não havíamos saído com a Fiona do Brasil, e ficamos exultantes ao ver um carro chileno, uma Hilux também, em um estacionamento da cidade. A curiosidade nos fez ir lá conhecer o casal que fazia aquela viagem e foi assim que encontramos o Pablo e a Andrea.

Com o Pablo e a Andrea, juntos à famosa estátua de Nossa senhora no topo do Cerro San Cristobal, em Santiago, capital do Chile

Eles já tinham vários meses de estrada, muitas fronteiras nas costas, praticamente todos os países da América do Sul no retrovisor. Viajavam de uma maneira mais simples que nós, com um orçamento bem mais apertado e dormindo sempre no próprio carro, para economizar ao máximo e assim, poder conhecer mais lugares. Aliás, naquela época, conversando sobre custos, eles disseram que se tivessem as nossas economias, viajariam por dez, e não por três anos, hehehe.

Chegando ao tradicional bar La Piojera, em Santiago, capital do Chile

Pois é, passamos o dia juntos no Parque Nacional de Ubajara (que saudades daquele lugar! Veja o post aqui!) e cada dupla seguiu o seu caminho, nós para o norte e eles para o sul. Mas o contato pela internet nunca mais foi perdido. Poucos meses depois eles chegavam a Curitiba, onde ficaram hospedados na casa da mãe da Ana. Aí encontraram uma outra personagem que tanto amamos: a Diana.

A Andrea, nossa amiga chilena, passeia com a saudosa Diana nas ruas de Curitiba, no Paraná, em Maio de 2011

Quando eu conheci a Ana, em 2006, ela já tinha uma linda cadela, uma espécie de perdigueiro misturada com dog alemão, uma combinação que nunca mais vimos em lugar nenhum. A combinação exata, nunca vamos saber, pois ela foi achada na rua, ainda muito nova. O fato que ela era bela de chamar a atenção, muita gente na rua e nos parques querendo saber que cachorro era aquele. Para melhorar, era amável como ela só, apesar do tamanho, sendo incapaz de fazer mal a uma mosca. Eu logo me afeiçoei a ela e não demorou para que a considerasse, também, a minha cadela. Não perdia a chance de levá-la para passear, seu momento mais feliz do dia.

O Pablo, nosso amigo chileno, descansa com a saudosa Diana durante passeio pelas ruas de Curitiba, no Paraná, em Maio de 2011

Por isso, esse foi um motivo de tristeza quando iniciamos nossa viagem. A Diana ficou para trás. Até pensamos em trazê-la conosco, inspirados no pessoal do Viagens Maneiras, mas ao final, desistimos. Algumas vezes, pelo Skype, até conseguimos “falar” um pouco com ela, a Diana latindo quando ouvia nossa voz. Enfim, a tristeza maior era que um câncer crescia dentro dela. Sempre achamos que ainda daria tempo de voltar a vê-la, mas não deu. Porém, nesse meio tempo, eis que nossas amigos chilenos estiveram em casa e, todos os dias, religiosamente, saíam com a Diana, De longe, emocionados, acompanhamos pelas fotos. Era lindo ver a alegria dela, novamente nas ruas.

Enfim, ela se foi, em paz, enquanto desfrutávamos da nossa longa viagem. Mas aquelas fotos ficaram, acompanhando nosso imaginário ao redor das Américas. E agora, chegando à Santiago, tivemos a grande alegria de rever nossos amigos queridos, os mesmos lá do Ceará, os mesmos dos passeios com a Diana, enfim, aqui, na casa deles.

Caminhando pela Calle Ahumada, no centro de Santiago, capital do Chile

O Pablo e Andrea saíram ontem de tarde da cidade onde hoje moram para vir a Santiago. A gente se encontrou de noite, no hostel. Como já estávamos instalados e com a diária paga, deixaram que ficássemos nesta noite por aqui. Mas já combinamos que hoje iríamos para a casa da mãe do Pablo, onde também vai ficar a Fiona guardada enquanto viajamos para a Ilha de Páscoa.

Com a Andrea, subindo de funicular o Cerro San Cristobal, em Santiago, capital do Chile

Hoje cedo, já estavam no hostel novamente, para nos ciceronear por Santiago, cidade onde o Pablo nasceu e cresceu, cidade onde a Andrea estudou. Não preciso dizer o quanto o nosso dia foi melhor por causa disso. Além da super companhia, eles já sabiam aonde ir e como ir. Nos deram aulas de história e geografia, costumes e culinária, enfim, turbinaram nosso aprendizado sobre o país. Caminhando com eles por esse cenário urbano, parecia que havia sido ontem, nossa última caminhada juntos, por cachoeiras perdidas no Ceará (veja o post aqui). A mesma companhia, dois cenários tão diferentes. É a magia de uma grande viagem como essa.

O Pablo e a Andrea no topo do Cerro San Cristobal, em Santiago, capital do Chile

No meio da tarde, a Andrea voltou para casa. Tinha uma consulta marcada, pois está grávida, contagem regressiva para o grande acontecimento. O Pablo continuou a nos guiar e acompanhar, também dormindo na casa da mãe. No nosso circuito chileno, que se estende pelos próximos meses, misturado com a Argentina, já temos mais um ponto obrigatório de parada: a cidade de Rengo, onde moram. Afinal, viajar é muito mais do que conhecer lugares. É conhecer pessoas.

Chile, Santiago, amizade, Diana

Veja mais posts sobre amizade

Post anterior Pablo Neruda e sua esposa, Matilde Urrutia

O Poeta Maior

Post seguinte A pobre Fiona tem os vidros quebrados pela segunda vez em 5 dias, dessa vez no estacionamento de um supermercado em Santiago, capital do Chile

Outra Vez, na Mesma Semana

Blog da Ana Com o Pablo e a Andrea, observando a cidade de Santiago, capital do Chile, do alto do Cerro San Cristobal