0 No Verde Sertão de Quixadá - Blog do Rodrigo - 1000 dias

No Verde Sertão de Quixadá - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

No Verde Sertão de Quixadá

Brasil, Ceará, Quixadá

Pedra da Galinha Choca e Açude do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará

Pedra da Galinha Choca e Açude do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará


Mais uma vez, deixamos o litoral para trás rumo ao sertão que aprendemos a amar durante esta viagem. O destino, dessa vez, era Quixadá, no "árido" interior cearense. Árido? Que nada! Verdinho da Silva! Na verdade, em todas as nossas andanças pelos sertões de todos os estados do nordeste, com exceção do Maranhão, onde não estivemos ainda, mal vimos a "caatinga" no seu sentido literal (mata branca). Muito pelo contrário, estava sempre verdinha. Aqui e acolá, vimos um pouquinho de secura, mas isso foi a exceção. E assim foi no Ceará!

Planície sertaneja verdinha, vista do alto da Pedra dos Ventos, em Quixadá, no sertão do Ceará

Planície sertaneja verdinha, vista do alto da Pedra dos Ventos, em Quixadá, no sertão do Ceará


A razão da nosso ida à Quixadá não foi seguir o Nando Reis, que seguiu para lá depois de Canoa Quebrada, para nova apresentação. Essa foi uma coicidência de roteiros para a alegria da Ana. Na verdade, fomos atrás das montanhas da região, enormes monolitos que parecem brotar do solo, prontos para desafiar escaladores e poetas. Mais uma vez, fomos comprovar que o sertão vai muito além daquela imagem errônea que nós temos no sul de que é tudo um deserto feio e monótono, infinitas planícies permanentemente castigadas pela seca, habitadas por gente pobre, eterno fluxo de migrantes para o sul.

Autofoto no alto da Pedra dos Ventos, em Quixadá, no sertão do Ceará

Autofoto no alto da Pedra dos Ventos, em Quixadá, no sertão do Ceará


Ao contrário, sua gente é bonita e orgulhosa das belezas de sua terra. Com certeza, acostumados à uma vida dura de eterna luta com os rigores da natureza, mas felizes com as alegrias que esta mesma terra difícil lhes traz.

Quixadá, no sertão do Ceará, em meio a rochas e montanhas

Quixadá, no sertão do Ceará, em meio a rochas e montanhas


Quixadá está encravada no meio desses monolitos. A primeira imagem, ainda de longe, parece um cartão postal. Verde como está, agora, fica mais bonita ainda. Difícil se imaginar em pleno sertão! A gente se instalou no belo hotel Pedra do Vento, no alto de uma encosta na montanha de mesmo nome. A altitude empresta um ar serrano. No jantar, a Ana até estava usando casaco! Que delícia! Ar puro e fresco de montanha, depois de tanto tempo!

Açude do Cedro, o primeiro do Brasil, em Quixadá, no sertão do Ceará

Açude do Cedro, o primeiro do Brasil, em Quixadá, no sertão do Ceará


Também é na cidade que se encontra o Açude do Cedro, mandado construir por D. Pedro II, mas terminado apenas nos primeiros anos do séc XX. Foi o primeiro açude de grande porte no Brasil e a primeira obra para combater a seca no nordeste. Ele se abastece apenas com água da chuva!

A barragem do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará

A barragem do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará


Falando em chuva, ela não faltou hoje! Tanta chuva que até desistimos do repeteco do show do Nando Reis. Preferimos descansar no hotel para nos preparar para as andanças e explorações do dia seguinte. Até uma escalada, da Pedra da Galinha Choca, estava prometida!

Chuva no sertão de Quixadá, Ceará

Chuva no sertão de Quixadá, Ceará

Brasil, Ceará, Quixadá,

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Lua Crescente e Estrela combinados, o famoso símbolo de Canoa Quebrada - CE

Canoa Quebrada

Post seguinte No alto da Galinha Choca, próxima ao seu 'rabo', em Quixadá, no sertão do Ceará

Andanças em Quixadá

Blog da Ana Jangada em falésia de Canoa Quebrada - CE

Canoa Quebrada

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 04/05/2014 | 11:31 por Antonio Domingos de Castro

    Realmente, Quixadá é uma Cidade do Sertão Central do Ceará é muito Linda, Parabéns Quixadáenses.

    Resposta:
    Oi Antonio

    É isso aí! Nós ADORAMOS Quixadá

    Um grande abraço

  • 22/06/2013 | 19:06 por jacqueline linhares

    em que periodo do ano Quixada está em chuva? Não conheço o local, mas já me dizeram q lá vive a seca e q é um local de dificil acesso a agua. Isso realmente é verdade? Pois o q vejo é só beleza, clima frio.

    Resposta:
    Olá Jacqueline

    Em anos "normais", jan e fev é epoca de chuva em Quixadá. Quando lá estivemos, vc pode ver nas fotos, havia muita água e muito verde. O sertão estava uma beleza! Pegamos até um friozinho...

    Mas, de qq maneira, a região é bela o ano inteiro, por causa das montanhas. Vale muito a pena conhecer!

    Um Abs

  • 12/07/2011 | 07:19 por onésio cordeiro

    Olá Rodrigo ! Que bom ver seu comentário sobre o nosso sertão central, dessa forma vc pode mostrar coisas interessantes que a globo não mostra.
    Com interesses próprios só falam do nosso sertão para falar de seca, terra rachada, cactos e tudo que venha denegrir as belezas que temos por aqui.

    Sou do interior cearense,na cidade de Tauá, onde também tem uma serra de pedras muito singular.

    Abraços

    Resposta:
    Olá Onésio

    Ouvimos essa mesma reclamação de diversas pessoas por aí. Uma pena! O fato é que o sertão é lindo e nos surpreendeu de verdade, não só as belezas naturais, mas também a hospitalidade e simpatia das pessoas. Íncrível que os turistas viajem até aí e só fiquem nas praias. Não sabem o que estão perdendo!

    Um grande abraço e aproveite bem esta terra abençoada em que vive!

  • 09/06/2011 | 11:56 por helder

    cara, essas fotos ficaram muito show!!!
    essa realmente é a beleza de nossa terra.
    parabéns

    Resposta:
    Olá Helder
    Para quem pensa que o sertão nordestino é um grande e monótono deserto, precisa é viajar por essa terra linda, cheia de paisagens belas e diversificadas, com um povo tão hospitaleiro. Quixadá é um dos melhores exemplos disso, essas enormes pedras brotando da terra em direção ao céu, formando umas das paisagens mais incríveis que vimos em nossa viagem!
    Um grande abraço

  • 24/01/2011 | 09:24 por Tatiana de Queiroz

    Olá, Rodrigo. Acompanho o blog de vcs e fiquei muito feliz de vê-los em minha terra. Moro em Fortaleza e não fosse o cansaço do show do Nando Reis em Canoa, teria ido para o de Quixadá. Espero que vcs tenham conhecido a Pedra do Cruzeiro que fica encravada em pleno centro da cidade e tem uma vista maravilhosa. Quixadá é sede de uma etapa do mundial de voo livre e também é procurada por escaladores, já que o que não falta é pedra. Abraços e boa viagem!

    Resposta:
    Oi Tatiana!
    Quixadá foi uma maravilhosa surpresa na nossa viagem. Quando saímos do sul, eu só conhecia de nome e nem passava pela minha cabeça passar por lá. Pura ignorância! Chegando mais perto, começamos a ouvir sobre as belezas de lá. Fomos conferir e adoramos!
    É, realmente, o paraíso dos escaladores e de quem gosta de voar. E, para que não faz nada disso, apenas observar as belezas de Quixadá já vale muito à pena!
    Abraços

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet