0 Na Serra do Cipó - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Na Serra do Cipó

Brasil, Minas Gerais, Serra do Cipó (P.N da Serra do Cipó), Lapinha

Vale no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Após uma noite curta demais numa cama deliciosa e um café da manhã com muitos tipos de pães e geléias (e até requeijão), estávamos quase prontos para enfrentar os 20 km do terceiro dia da "maratona do Cipó". Só faltava agilizar os transportes de ida e de volta.

Na parte alta do Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Para resolver a volta, eu fui com a Fiona até a portaria secundária do parque, deixar ela lá. É o ponto final da caminhada e a Fiona nos esperaria por lá. O Felipe, funcionário da pousada em que estávamos, a deliciosa Rio das Pedras, foi de moto me mostrando o caminho e me trouxe de volta, de carona. Resolvido a "volta", partimos para a "ida". Eu, a Ana e o Daniel, mais conhecido como Pretinho, fomos para a estrada pegar um busão. Qualquer um vindo de BH em direção ao norte. PorR$ 3,70 o busão nos levou 12 km morro acima, para um lugar chamado Palácio. Lá saltamos e iniciamos a caminhada.

Observando aviões cruzando os céus do Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Há mais de dez anos atrás, junto com o irmão e primos, eu conheci a parte baixa do parque. Numa longa caminhada de 25 quilômetros, entramos pela portaria principal e fomos até o Canyon, a Cachoeira da Farofa e outras pelo caminho ou em pequenos desvios. Foi um dia puxado e memorável. Lembro-me da vontade de explorar o canyon, mas não havia tempo hábil para isso. Agora, com apenas um dia programado por aqui, optamos pela parte alta do parque, que eu ainda não conhecia. Para a Ana, que não conhecia nenhuma das duas, qualquer coisa seria lucro. De qualquer maneira, quando apertei o Gustavo da Estrada Real para que ele escolhesse entre as partes alta ou baixa do parque, ele não titubeou. Assim, juntando o conselho dele com a minha vontade, optamos pelo passeio na parte alta mesmo.

Entrando na Cachoeira do Guedes, no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

E assim, a partir do Palácio por cinco quilômetros caminhamos cortando os campos de altitude, na parte alta do Parque Nacional da Serra do Cipó. Céu azul, cenário inesquecível de tão bonito. Uma vastidão para todos os lados, colinas, montanhas, nascentes de rios, ar puríssimo, tudo lindo. O Pretinho tem um ótimo papo e os cinco quilômetros passaram voando.

Entrando na Cachoeira do Gavião, no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Aí, começamos a descer junto com um rio em direção ao vale lá embaixo. O rio vai formando cachoeiras desde lá de cima. As mais imponentes são a Cachoeira do Guedes (ou Congonhas de Cima), a Congonhas e a maravilhosa Cachoeira do Gavião. Em cada uma delas, uma parada para fotos e banho. Águas geladas não mais nos asssustam e o dia ensolarado ajudou muito. A água desse rio era bem diferente da água lá do Intendente. Ao invés da coloração amarelada, um tom esverdeado, bem transparente. Uma pintura! Também ao contrário dos dois dias anteriores, as cachoeiras são menores, de um tamanho mais civilizado. Nada de megacachoeiras de cem metros ou mais.

Rio encachoeirado no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Descendo pelo próprio leito do rio ou pela encosta da montanha, já avistávamos todo o vale à frente e também a montanha do outro lado. Por ela descia um outro rio, também cheio de cachoeiras. A mais baixa delas, a Cachoeira da Andorinha seria o nosso destino, após a Cachoeira do Gavião. O engraçado foi perceber que, dois rios tão vizinhos, tão próximos, tem águas tão distintas. As duas são geladas, por supuesto, mas um é esverdeado e o outro é amarelado.

Escalando os paredões da Cachoeira da Andorinha, no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Depois de muito banho de cachoeira, seguimos pelo vale abaixo em direção à Fiona, já com o finalzinho de tarde. Sensação de saúde total!. Mais oito quilômetros que passarm rapidinho, só se divertindo em conversas com o Pretinho, um figuraça!

Saltando no poço da Cachoeira da Andorinha, no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Sempre-Vivas, no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

A Fiona nos esperava pacientemente e nos levou de volta para a pousada num rápido pitstop e de lá para cá, na Lapinha da Serra ou simplesmente Lapinha. Cinquenta quilômetros de estradas, pouco mais da metade delas de terra. Chegamos aqui no escuro, sem poder admirar o famoso visual da região. Estamos curiosos de olhar pela janela amanhã cedo. Dizem ser maravilhoso. Estamos numa pousada super charmosa chamada Travessia. Muito felizes de ter terminado o terceiro dia da maratona e já com o quarto engatilhado, guias e roteiros já agendados... Que venha o quarto dia!

Maravilhado com a paisagem do Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Brasil, Minas Gerais, Serra do Cipó (P.N da Serra do Cipó), Lapinha, trilha, cachoeira, Parque, Trekking, Serra do Cipó

Post anterior Admirando a Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG