0 Na Ponte de Pedra - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Na Ponte de Pedra - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Na Ponte de Pedra

Brasil, Goiás, Cavalcante

Sob a magnífica Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Saímos mais cedo hoje, preparados para a extensa programação do dia: Ponte de Pedra e Cachoeiras do rio Veredas. Todos à bordo da Fiona, eu, a Ana, o Chico e o Zé Pedrão, o percurso de carro hoje era mais curto que o de ontem e logo já estávamos na trilha.

Começo de dia saudável: banho na cahoeira Renascer, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A primeira parada foi na Cachoeira Renascer. Qiue maneira mais sadia de começar o dia, com um banho de cachoeira!. Bem rápido, pois tínhamos de subir uma montanha para chegar ao principal objetivo do dia, a Ponte de Pedra.

A Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A trilha é bem agradável, inicialmente ao lado de um rio e na sombra de árvores. Depois, subimos uns 200 metros de altura, até chegarmos aos campos de cerrado de altitude. Agora, já estamos, literalmente, no planalto central!

Mais um bom pedaço de trilha cortando o planalto, vegetação baixa e florida e visão ampla. Estamos praticamente ao lado do Parque Nacional, que podemos ver o tempo todo, nas montanhas logo ali do lado. Mais uma vez, vem o absurdo na cabeça de não se poder entrar no Parque Nacional aqui no município de Cavalcante. Ele está ali, a nos chamar, mas a burocracia nos proíbe. Bom... fazer o quê? Seguir para a fantástica Ponte de Pedra, oras!

Explorando o estreito canyon atrás da Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

O trabalho conjunto da chuva, vento e rio, quiçá ajudados por algum movimento tectônico criou essa maravilha da natureza, uma enorme ponte de pedra natural suspensa sobre um rio de águas limpas e cristalinas. Uma beleza!

Tão incrível como admirar esse fenômeno é nadar sob ele, seja num largo poço de um lado, ou num estreito canyon do outro. Aliás, nadando através deste canyon chegamos num pequeno poço de onde a água do rio despenca numa profunda garganta quase sem fundo, espremida ao lado de uma parede com mais de 100 metros de altura. Visão absolutamente magnífica, altamente impactante, mesmo para alguém que só tem estado em lugares lindos nesses últimos 400 dias. O lugar é de uma grandeza que chegamos a ficar sem ar. Que vontade de virar uma gota d'água e seguir o curso do rio garganta abaixo. Quantos mistérios lá embaixo?

Visual da Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Infelizmente, não pudemos levar nossa Câmera até lá, pois tivemos de nadar um trecho. Essa visão sublime terá de ficar guardada apenas na nossa memória. E na de quem mais chegar a este lugar maravilhoso. Mais tarde, subimos a montanha ao lado da Ponte de Pedra e pudemos fotografar esse pequeno poço e a cachoeira que desaba na garganta, mas tudo de um outro ângulo...

Água despenca em garganta na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

O pequeno lago em que ficamos nadando, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Outra coisa que subimos foi a ponte de pedra. Não podíamos perder esta oportunidade, já que esse tipo de formação tem vida curta, em trmos geológicos. Uns cem mil anos? É, não podemos arrsicar, hehehe.

Admirando a Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Como disse antes, depois subimos no alto da montanha e, de lá pudemos admirar a paisagem fantástica da planície lá embaixo, dos vales e canyons e da região da Chapada dos Veadeiros, uma das mais belas do país, sem dúvida.

Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Tudo tão belo, a ponte de pedra, o rio, a paisagem, o cerrado, que acabamos desistindo das cachoeiras do rio Veredas para poder passar mais tempo por lá. Até nadamos mais uma vez, no poço sob a ponte. Um visual daquele tem de ser aproveitado! Atpe o último momento, hehehe

Com o Chico, no poço embaixo da Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Amanhã, voltamos às cachoeiras. Vamos ao Rio Prata, Muita estrada e muita trilha nos esperam. E muitas cachoeiras, claro!

Correndo em trilha na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Brasil, Goiás, Cavalcante, trilha, Parque, Trekking, Ponte de Pedra, Chapada dos Veadeiros

Post anterior Pequena cascata abaixo da Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Veadeiros, Calungas e Cachoeiras

Post seguinte Flôr do cerrado, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Flores do Cerrado

Blog da Ana Sobre a bela Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO