0 Manaus e os Nossos Planos - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Manaus e os Nossos Planos

Brasil, Amazonas, Manaus

Visitando o mercado de peixes em Manaus - AM

Como vimos que só poderemos viajar para Santarém na segunda ou terça, decidimos adiar nossa ida à Nova Airão para amanhã e ficar mais um dia em Manaus. Assim, poderíamos aproveitar esse dia para procurar novas alternativas para viajar à Santarém, além de andar um pouco mais pela cidade.

O belo e restaurado prédio do Palacete Provincial, em Manaus - AM

De novo, resolvemos ir ao porto à procura de barcos. Desta vez por um novo caminho e para um outro porto. Em Manaus, tem vários. Neste caminho, passamos por outra das grandes atrações da cidade, o Palacete Provincial, um belo prédio que já foi sede da polícia e que está todo restaurando, abrigando vários museus e espaços culturais.

Passagens fluviais para toda a região amazônica, num dos muitos portos de Manaus - AM

Barco, passageiros e redes prontos para zarpar de Manaus - AM

De lá, atravessamos toda a movimentada Zona Franca de Manaus, com suas centenas de pequenas lojas, e chegamos a um porto bem menos organizado e, até por isso, bem mais autêntico, que o porto oficial. Lá, de conversa em conversa, de barco em barco, encontramos uma alternativa bem mais barata para a Fiona. Sai apenas na terça, mas a economia de 700 reais muito mais do que compensa. Mas, certeza mesmo de um bom negócio, só vou ter quando este barco zarpar, conosco e com a Fiona à bordo, na terça. Até lá, sempre um pé atrás. Afinal, minha experiência com o horário de barcos amazônicos não é das melhores. Em 1990, em Iquitos, no Peru, embarcando para Tabatinga, já no Brasil, foram alguns dias de espera. No final, sempre sai, mas é um grande alívio ver o porto ficando para trás. Aqui em Manaus, me dizem, as coisas funcionam melhor com esses barcos grandes. Vamos ver...

O Mercado Municipal em reforma, em Manaus - AM

Ainda antes de chegar no porto, passamos pelo imponente Mercado Municipal, em obras de restauração. Mas, logo ali do lado, há outro mercado, de peixes, que é um espetáculo. Não só de peixes, mas também de frutas, verduras e outras coisas. Mas a parte de peixes é a mais interessante. Passamos bem uma hora por ali, zanzando nos diversos corredores, conversando com as pessoas e fotografando. Delícia de passeio. Incrível a quantidade e variedade de peixes. Incrível também é o tamanho do mercado. Achei muito maior e mais sortido que os mercados de Belém, Fortaleza e de outras grandes cidades que estivemos. Uma coisa que sempre me impressiona é a quantidade de pequenas lojas e estandes, todos vendendo a mesma coisa. isso sim é concorrência! Não é à tôa que são nesses mercados que conseguimos os melhores preços. Fico sempre duvidando de que haja clientes para todas aquelas lojas. Mas o fato é que, se elas estão lá, é por que há clientes para sustentá-las...

O movimentado mercado de peixes em Manaus - AM

A visão de toda aquela abundância de alimentos nos deu uma fome danada! Fomos para o hotel Taj Mahal, quase do lado do nosso hotel Brasil. Ali, no último andar, tem um restaurante numa torre giratória. Em menos de hora, damos a volta toda e temos lindas vistas de Manaus, especialmente do Teatro Amazonas, logo ali na frente. Um espetáculo, observá-lo de cima e, um pouco mais atrás, a grande ponte sobre o Rio Negro, que ainda não foi inaugurada. Isso sem falar do próprio rio, poderoso, a poucos quilômetros antes de se encontrar com o Solimões para formarem, juntos, o maior rio do mundo, o Amazonas.

Rio Negro visto do restaurante giratório Taj Mahal, em Manaus - AM

Comemos um prato delicioso, feito com os dois peixes mais famosos da bacia amazônica, o Tucunaré e o Pirarucu. Excelente idéia do cozinheiro! Assim, num mesmo prato, podemos saborear os dois peixes, curtindo suas diferenças de gosto e textura. Tudo a um molho de frutas amazônicas. Hmmmmm...

Almoçando no restaurante giratório do Taj Mahal, com belíssima vista de Manaus - AM

Bom, e depois de muito conversar, temos os nossos planos para os próximos meses mais ou menos delimitados. O problema maior está na parte inicial, que depende também de terceiros, além de São Pedro. Vamos passar os próximos dois dias em Novo Airão (botos e Anavilhanas!!!); voltamos para Manaus para a ópera; embarcamos para Santarém na terça; Alter do Chão e o caribe brasileiro; transamazônica até o Maranhão (brrrr...); depois, na sequência, Chapada das Mesas, Jalapão, Palmas, Ilha do Bananal, Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis e Goiás velho, Rio Verde, Brotas, visita às famílias em Ribeirão Preto e Curitiba. Por fim, rumo ao Paraguai para o início da nossa longa viagem pela américa espanhola. Parece bom, né?