0 Lapão e Primavera - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Lapão e Primavera - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Lapão e Primavera

Brasil, Bahia, Lençóis (P.N. Chapada Diamantina)

Chegando na saída do Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Como hoje era Domingo, dia universal da farofa, optamos por fazer programas menos concorridos aqui na região: a Gruta do Lapão e a Cachoeira da Primavera. Todos aqui pertinho, a "walking distance" da cidade. No Lapão, eu já tinha ido na minha primeira vez aqui, em Jan/91. Na Primavera, eu tinha tentado ir sozinho, mas tinha errado o caminho, o que não foi tão ruim pois acabei explorando um outro riacho cheio de pequenas quedas e pedras coloridas.

Enormes pedras caídas dentro do Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

O Lapão é uma rara formação de caverna de quartzo. Não há aquelas clássicas formações que se encontra em cavernas de calcário, como estalagtites. São cavernas de desabamento. Um rio vai cavando um túnel na montanha e, aos poucos, se aprofundando na terra. Depois de algum período geológico, ocorrem desabamentos, os tetos não aguentam e caem em camadas, formando as cavernas. Por isso, quando caminhamos nessas cavernas, sempre há blocos gigantescos de pedra espalhados pelo caminho. São antigos pedaços de teto que caíram. Coitado de quem estiver em baixo...

Com o Lúcio na trilha para o Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

O caminho para a caverna é meio complicado, assim como o caminho para atravessá-la. Assim, optamos por ir com o Lúcio, o filho da Lia e do Zé Carlos, donos da pousada onde estamos, a Casa da Geléia. Ele é muito jóia e deve nos guiar em outros passeios também, como nas nossas explorações do Vale do Pati, além de nos dar dicas para outros passeios. Foi com ele que montamos nosso roteiro de dez dias por aqui.

Com a Fiona no início da trilha do Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Para adiantar um pouco nosso dia, seguimos de Fiona um pedaço do caminho. Depois, cruzamos um longo trecho de vegetação nova, verdinha. O Lúcio nos explicou que, um mês antes, o fogo destruiu toda aquela área. Pior; destruiu também uma camionete de um turista que estava estacionada justamente onde deixamos a Fiona. Ele foi à caverna e, quando voltou, encontrou seu carro queimado. Nossa... Deus que me livre e guarde!

Orquídea na trilha para o Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Cogumelo amarelo na entrada do Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Muito calor e muitas flores lindas pelo caminho. Não só flores, cogumelos também! Pareciam uma pintura! Outra cosa que se vé muito por aqui, nas caminhadas, são muros, construções e caminhos de pedra. Resquícios dos tempos da escravidão e da mineração. A gente fica imaginando se é difícil caminhar com esse calor, como não seria para edificar aquelas construções, carregar pedras para lá e para cá. Pobres escravos...

Um dos salões da caverna Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Muitos Rodrigos explorando um dos salões do Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

A travessia da gruta é muito legal. Passamos um bom tempo tentando aprimorar nossas técnicas de fotografias subterrâneas enquanto o Lúcio nos contava histórias do local. Sobre como era o "desafio" para algum garoto ser admitido na turma: tinha de atravessar o Lapão com uma "lata-vela" (o nome já é auto-explicativo!). Ou sobre a vez em que um conhecido estava atravessando sozinho e deixou sua lanterna cair no rio, ficando no escuro. Ele se acomodou por lá mesmo e esperou que alguém passasse por lá. Foram 24 horas de espera! Haja paciência e sangre frio, hein?

Saída do Lapão, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Uma das coisas mais bonitas em cavernas é justamente a hora da saída. E a saída do Lapão é maravilhosa, uma boca enorme que nos guia lá de dentro da caverna. Ao nos aproximar é que vamos percebendo claramente como a luz e as cores fazem bem para nossa mente!

Vista de Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Do Lapão, voltamos para casa e seguimos para a Cachoeira Primavera, desta vez sem guia. Passamos primeiro pelas "panelas", quase dentro da cidade e muito movimentada num Domingo. Depois, passamos ao largo dos salões de areias coloridas e também da Cachoeirinha. Aí, cometi o mesmo erro de 20 anos atrás e segui em frente, pelo rio errado. Um pouco acima, comecei a reconhecer enormes pedras pelo caminho. O problema é que eu tinha esquecido que eu tinha errado o caminho para a Primavera da outra vez. Assim, segui o caminho errado, de novo, crente que estava certo. Errar é humano, repetir o erro é... Será que esse ditado vale para um erro repetido tanto tempo depois?

Explorando leito de rio em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Após algum tempo, a desconfiança bateu. Encontramos uma pessoa e esclarecemos o erro. Com o dia quase acabando, voltamos em ritmo acelerado até o caminho correto e, desta vez, finalmente, depois de 20 anos de tentativas, encontrei a Cachoeira da Primavera. Para padrões da Chapada, é bem pequena. Mas o lugar em que está é um cenário lindo, cheio de pedras. A gente se refrescou e voltamos acelerados, pois já estava ficando escuro. Isso não nos impediu de tomar mais um banho rápido na Cachoeirinha, de roupa mesmo, para combater o calor.

Pegando água na Cachoeira Primavera, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Aí, veio a cereja do bolo! Quando chegamos às panelas, só não estava totalmente escuro porque uma linda lua cheia nascia sobre Lençóis e a Chapada. Cena maravilhosa, dessas que marcam! Para gente, mais ainda, que casamos com lua cheia. Sempre que vemos uma, fico calculando há quantas luas casamos. Dezenove! Lá se vão dezenove luas...

Lua cheia sobre Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

E assim, mais um dia maravilhoso na Chapada se foi. E mais um se aproxima...

Brasil, Bahia, Lençóis (P.N. Chapada Diamantina), trilha, cachoeira, Parque, Caverna, Lapão, Cachoeira da Primavera, Chapada Diamantina

Post anterior Saltando de cerca de 9 metros de altura na Cachoeira do Sossego, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Sossego e Escorregador

Post seguinte No alto do Morro do Pai Inácio, próximo à Lençóis, na Chapada Diamantina - BA