0 Jenipapo e Urubu - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Jenipapo e Urubu - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Jenipapo e Urubu

Observando a Cachoeira do Urubu bem de perto, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

Saímos não tão cedo de Teresina para enfrentar um pouco do trânsito de dia normal de trabalho. Estávamos meio desacostumados com isso, pois só conhecíamos a cidade na tranquilidade de fim de semana. Mas foi só sair da complicação do centro hospitalar e tudo melhorou.

Memorial à Batalha do Jenipapo, em Campo Maior - PI

Poderíamos ter seguido diretamente para Parnaíba, via Cachoeira do Urubu. Pouco mais de 300 quilômetros rumo ao norte. Mas preferímos voltar pela mesma estrada que tínhamos chegado, pelo menos até a cidade de Campo Maior, onde está o Memorial da Batalha do Jenipapo. Fizemos questão de ir lá prestar nossas homenagens a esses bravos brasileiros tão pouco conhecidos e valorizados pela nossa história.

Cemitério de combatentes no Memorial à Batalha do Jenipapo, em Campo Maior - PI

Eu, por exemplo, que gosto tanto de história, não lembro de nenhuma referência a esta batalha na escola. Quando muito, ficamos sabendo que houve alguma luta na Bahia, durante o processo de independência. Tanto que o 7 de Setembro deles cai em outro dia. Mas nada sobre a guerra que houve no Piauí. Foi somente aqui que aprendi que D. João já não tinha muita esperança de evitar a independência brasileira. Mas planejava manter ao menos a parte norte do país, Piauí, Maranhão e Pará como colônia portuguesa, separada do resto do país. E seus generais bem que tentaram conseguir isso.

Painel ilustrativo da batalha no Memorial à Batalha do Jenipapo, em Campo Maior - PI

O principal militar português por aqui era Fidié. Enquanto ele e seus homens perseguiam revoltosos em Parnaíba, organizou-se um exército de voluntários para enfrentá-lo nas planícies alagadas de Campo Maior, os Campos do Jenipapo. Esse exército era formado por sertanejos, vaqueiros, caçadores, gente simples do campo. Quase todos armados apenas com armas brancas e muita coragem e determinação. Como se fez isso naquela época, não tenho a menor idéia. O fato é que conseguiu-se juntar alguns milhares desses voluntários que atacaram o exército bem treinado de Fidié. Armas de um lado, muita determinação do outro, o resultado foi a vitória portuguesa e cerca de 200 mortos entre os brasileiros. Mas o estrago no lado português, principalmente na moral, também foi grande. A partir dessa batalha, nunca mais estiveram na ofensiva e alguns meses mais tarde acabaram se rendendo. Era a verdadeira independência do Brasil, decidida aqui nos campos do Piauí e não nos planaltos de São Paulo, às margens do Ipiranga.

Transporte público comum no Piauí, em Campo Maior - PI

Depois de visitarmos o memorial e o cemitério, voltamos para Campo Maior e descobrimos a estrada secundária (desconhecida do nosso GPS) que seguia em direção à pequena cidade de Esperantina, onde fica a Cachoeira do Urubu. Com algum trabalho, driblamos uma feira e o movimento normal e confuso de motos, ciclistas e cavalos pelo centro da cidade e rumamos para o norte.

Carnaúbas, palmeira muito comum nesta parte do norrdeste (em Campo Maior - PI)

Observando a Cachoeira do Urubu de cima da passarela, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

Na estrada, fomos desviando dos buracos, cabras, vacas, jumentos, cavalos e porcos que andam livre e tranquilamente pelas estradas daqui. Cuidadosamente superando os obstáculos, chegamos à Cachoeira, que nos surpreendeu pela força e tamanho. Já esperava algo mais forte, mas ficou muito além das nossas expectativas.

Cruzando a passarela sobre a Cachoeira do Urubu, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

A Cachoeira do Urubu fica bem na fronteira dos municípios de Batalha e Esperantina. Nessa época do ano, muita água passa pelo rio e transforma a cascata em cachoeira e a cachoeira em catarata. Uma passarela liga os dois lados do rio, passando bem encima da queda d'água. É uma belíssima visão, todo aquele poder logo abaixo de nós. Ficamos algum tempo admirando aquela obra da natureza, primeiro ali de cima e depois de um restaurante logo em frente à cachoeira. Quem diria que no Piauí tem tanta água?

Aproximando-se cuidadosamente da Cachoeira do Urubu, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

Bem próximo do 'coração' da Cachoeira do Urubu, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

Bem próximo do "coração" da Cachoeira do Urubu, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

Finalmente, era hora de partir. Uma forte chuva atrasou ainda mais nossa viagem e logo escureceu. Com vacas e cavalos cruzando a estrada o tempo todo, não dava para acelerar muito. Chegamos em Parnaíba muito mais tarde do que tínhamos imaginado ontem. A fome apertava e, depois de descobrirmos um hotel, mesmo antes de descarregar a bagagem já seguimos para o restaurante mais famoso da cidade, o La Barca. Devoramos um peixe delicioso e viemos nos instalar no Hotel Cívico. Amanhã, é dia de passear pelo delta. Seja de avião, de lancha ou de barco. Temos de organizar tudo pela manhã, bem cedinho, para não perder mais tempo. Delta, aí vamos nós!

Cachoeira do Urubu, entre os municípios de Batalha e Esperantina - PI

Brasil, Piauí, Teresina, Campo Maior (Jenipapo), Esperantina (P.E. Cachoeira do Urubu), Jenipapo, Batalha

Post anterior Monumento no encontro dos rios, em Teresina - PI

Em Teresina

Post seguinte Admirando as dunas do Feijão Bravo, no Delta do Parnaíba, na fronteira dos estados do Piauí e Maranhão

O Fantástico Delta do Parnaíba

Blog da Ana Cemitério de combatentes no Memorial à Batalha do Jenipapo, em Campo Maior - PI