0 Itacaré: Trilha da Prainha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Itacaré: Trilha da Prainha

Brasil, Bahia, Itacaré

Início da caminhada para a Prainha, em Itacaré - BA

Depois do festerê da noite anterior, quando chegamos na pousada junto com a luz do dia, o desafio passou a ser não perder o horário do café da manhã. Felizmente, parece que a Sage Point já está acostumada com gente festeira pois o horário do café vai até o meio-dia. Não foi preciso tanto e 10:30 lá estávamos nós, curando a ressaca com a brisa que vinha do mar e com mangas e melancias fresquinhas. Devidamente alimentados, estávamos prontos para... uma nova soneca.

Muitos surfistas na Praia da Tiririca, em Itacaré - BA

Foi só depois da uma da tarde que conseguimos sair da pousada. Prontos para recuperar o tempo perdido. Fomos em direção a Prainha, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Antes de chegar no início da trilha, ainda conhecemos duas vizinhas da Tiririca, que é a preferida dos surfistas e sede de vários campeonatos nacionais e internacionais. Primeiro, a Praia da Costa, com um mar sempre virado, com ondas vindas de todos os lados. Assim, enquanto a Tiririca de um lado e a Ribeira do outro estão sempre lotadas, ela está sempre vazia. A outra foi a Ribeira, onde há uma tiroleza a mais de vinte metros de altura cruzando a pequena praia de lado a lado.

Tirolesa na Praia da Ribeira, em Itacaré - BA

É lá que começa a trilha da Prainha. São 3 km com poucas subidas e descidas, primeiro na sombra da mata e no fim na encosta da montanha, com linda vista para o mar. No meio do caminho, estrategicamente, uma cachoeira. Mas a água do rio é turva e para nós, mal acostumados com as cachoeiras mineiras, nem deu muita vontade de entrar não. A Prainha realmente é linda, areias brancas, quase 1 km de extensão, água bem clara e agradável de nadar.

Quase no final da trilha para a Prainha, em Itacaré - BA

Empolgados, eu e a Ana ainda seguimos para a próxima praia a São José. Fica na área de um empreendimento imobiliário, só casão. Os caras estão bem na fita! A praia é maravilhosa e muito bem cuidada. Ladeada de coqueiros e grandes gramados, coisa de filme. Na areia, um chuveirão delicioso, sem economia de água. Coisa de primeiro mundo!

Praia São José, em Itacaré - BA

A Ana não resistiu e entrou no mar. Até tentou não molhar o ouvido, mas não conseguiu. Mas uma água limpa dessa não pode fazer mal não. Voltamos para a Prainha a tempo de pegar os dois últimos cocos antes do quiosque fechar. A luz do fim de tarde fez a praia ficar ainda mais bonita. Pena que a bateria da máqina resolveu acabar e ficamos sem fotos do horário mais bonito. Eu ainda fui dar outro tchibum. Dessa vez, mais ajuizada, a Ana não foi.

Fim de tarde na Praia São José, em Itacaré - BA

Voltamos bem no fim de tarde, acelerados. Ainda deu tempo de mais um banho na Praia do Costa, aquela vazia que ninguém nada. Deliciosa! Fim de caminhada, felizes de ter cumprido a programação do dia, mesmo tendo exagerado na programação da noite. Por sinal, hoje, lei seca à partir da meia-noite, a programação noturna será mais curta, a noite mais bem dormida e o dia de amanhâ, mais comprido. Teremos tempo de sobra para mais trilhas, mais praias, mais cachoeiras. E com máquina com baterias carregadas!

Brasil, Bahia, Itacaré, trilha, Prainha, São José

Post anterior Com Jorge Amado no Vesúvio, em Ilhéus - BA

Dia em Ilhéus, Noite em Itacaré

Post seguinte Equilibrando-se em coqueiro no caminho para Havaizinho, em Itacaré - BA