0 Friozinho em Pernambuco - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Friozinho em Pernambuco

Brasil, Pernambuco, Triunfo, Serra Talhada, Gravatá

Região serrana em Gravatá - PE

Para nós, no sul, é sempre estranho pensar num clima frio no nordeste. Não combina com aquela imagem que vemos na TV do árido dertão. Pois bem, Pernambuco e os recifences também tem a sua versão de Campos de Jordão. Na verdade, mais de uma. São cidades serranas que no inverno tem mínimas de até 10 graus e que, mesmo no verão, durante a noite tem clima muito agradável, compatível com um bom vinho e mesmo um fondue!

Hotel em Triunfo - PE

O ponto mais alto do estado, com quase 1.300 metros de altitude, fica na cidade de Triunfo, a quase 500 km de Recife. E foi para lá que nós seguimos depois de nossa visita ao Vale dos Dinossauros, perto de Sousa, no sertão paraibano. Com uma combinação de estradas de asfalto em bom e mal estado e também de estradas de terra cruzando a serra entre os dois estados, chegamos em Triunfo já de noite. Três estados num só dia, já que tínhamos amanhecido em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Casario colorido em Triunfo - PE

Em Triunfo ficamos no hotel do Sesc, no alto do morro. Friozinho gostoso que a Ana aproveirou para usar manga comprida! De manhã cedo, até umas dez da manhã, tudo o que víamos era neblina. Impossível se imaginar em pleno sertão pernambucano! Aí, finalmente, ela se levantou e pudemos observar o centro da cidade lá embaixo. Ainda demos uma volta de carro por lá para fotografar o belo casario colorido, marca registrada da cidade.

Museu em Serra Talhada - PE

Nosso próximo objetivo foi a cidade vizinha de Serra Talhada. Para chegar lá descemos uma bonita serra. A temperatura muda bruscamente enquanto descemos e logo voltamos àquele calor característico do sertão. Em Serra Talhada queríamos visitar o museu do Cangaço para aprender mais de Lampião e Maria Bonita. Mas demos azar de chegar lá perto do meio dia, horário que o museu fecha. Só deu para dar uma olhadinha em algumas fotos da época.

Pub trazido da Inglaterra em nosso hotel em Gravatá - PE

Aí, uma longa viagem em direção ao leste, atravessando boa parte deste comprido estado. Chegamos a 80 km de Recife, na cidade de Gravatá. Esta é a "Campos de Jordão" preferida dos pernambucanos. Muitos hoteis e resorts que lotam na temporada (inverno!). Nós escolhemos o Hotel Highlander, em meio a uma linda paisagem serrana. Já no final de tarde, fizemos amizade com o simpático proprietário do hotel, o Fonseca, e com ele tivemos uma longa conversa sobre viagens, hotéis e outros assuntos. Muito jóia!

Com o Cláudio Fonseca, o simpaticíssimo proprietário do Hotel Highlander, em Gravatá - PE

Por fim, com o frio aumentando e para comemorar nossos 19 meses de casados, comemos um fondue de queijo acompanhado de um bom vinho chileno. Uma ótima e estratégica passagem pelas montanhas de Pernambuco para nos preparar para outra longa temporada praiana que começa amanhã num lugarzinho bem "mais ou menos": Fernando de Noronha.

Celebrando o 19o mês de casamento com um fondue de queijo em Gravatá - PE

Blog da Ana O pub Highlander em Gravatá - PE

Highlanders Pernambucanas

• 02/11/2013 | 19:44 por cezar

Blz suas postagens. E qdo se trata de nordeste melhor ainda. Parabéns amigo.

Olá Cezar

Também somos fãs do Nordeste. Do litoral e do sertão!!!

Grande abraço

• 23/07/2013 | 23:28 por Sandro

Estive em Triunfo, a princípio, apenas de passagem, mas resolvi ficar. A cidade é simpática, tem uma estrutura bacana. Infelizmente, não fez frio quando eu fui. Um nordestino ir a uma serra e não sentir frio(o que é um dos principais atrativos) é decepcionante. Mas valeu a pena. Mas confesso que se há uma cidade serrana ideal para se visitar no nordeste é Guaramiranga. Lá é demais! Verdinha, mais montanhas no horizonte, estradas sinuosas, friozinho gostoso... Comi founde em Pacoti, próximo à Guaramiranga. Fui no período da páscoa e na praça da cidade fez 14°. Temperatura atípica para essa época do ano! No Ceará, há outra serra bacana que é a Ibiapaba, lá é até mais alto que Guaramiranga, mas o relevo é mais plano, a subida é linda e a gruta da Ubajara é um programa interessantíssimo! Vi em algum post, vocês mencionarem que iam para lá, mas não achei a postagem de vocês em Ubajara. Enfim, fico feliz por vocês verem que o Nordeste não é apenas praia. Que há um sertão repleto de paisagens lindas.

Oi Sandro

Nós estivemos em Ubajara e Guaramiranga. Adoramos! Guaramiranga é exatamente do jeito que vc descreveu, super verdinha, muita mata. Comemos num restaurante alemão, na descida da serra. Um espetáculo!

A gruta de Ubajara é mesmo um programa muito interessante. E dormrr lá encima da serra, naquela pousada charmosa, também vale muito a pena.

Concordamos completamente com o que disse do sertão. O nordeste tem praias lindas, mas poucas pessoas conhecem o sertão. Nós viajamos bastante pelo interior de todos os estados nordestinos e ficamos apaixonados por essa região, os parques nacionais, as serras, a caatinga, foi uma dos grandes aprendizados que tivemos nesses 1000dias.

Um grande abraço para vc

• 18/02/2011 | 13:32 por Amadeu

Vc tem fotos de lagoa comprida Acredito que seja um povoado) em limoeiro pernambuco, não vou a esse lugar há 30 anos, se tiver me mande fotos por favor

Olá Amadeu
    Infelizmente, não passamos por lá. Vou dar uma pesquisada na internet...

• 16/12/2010 | 21:19 por samuel baker mororo aragao

Olhe, sou Enfermeiro, em Ipú-ce, e descobri vcs,e no repouso do plantão, fico acompanhando a viagem e vendo todas os lugares lindos que estão visitando!!! volto renovado para o setor do posto de enfermagem da emergência do hospital, parece que viajei também!!! OBRIGADO!!!!!

Olá Samuel!
    Que bom ler esse seu comentário! Afinal, é por isso que estamos escrevendo e fotografando tanto. É para tentar dividir essa nossa viagem com as outras pessoas! Seu comentário nos faz ver que estamos no caminho certo!
    Obrigado e um forte abraço!