0 Férias das Férias - Picinguaba - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Férias das Férias - Picinguaba

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, São Paulo, Picinguaba

Picinguaba e a Serra do Mar, no litoral norte de São Paulo

Faz muito tempo que sou frequentador assíduo do litoral norte de São Paulo, especialmente na região de Ubatuba. Tantas temporadas por lá e poderia dizer que conheço quase todas as baías, enseadas e praias da cidade, cada uma mais bonita do que a outra. Mas havia uma “falha” nesse meu currículo “ubatubense”: a pacata vila de Picinguaba.

Baía de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Chegando de barco à pacata vila de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Como quase todos os nomes da região, esse também tem origem indígena. “Picinguabas” é o nome de uma tribo da região. A vila é a última no litoral paulista, antes de entrarmos no Rio de Janeiro. Tecnicamente, ela é um bairro de Ubatuba, mas tem personalidade mais do que suficiente para ser uma vila autônoma.

No hotel em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Hotel em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Eu, a Ana, meus pais e minha irmã londrina aí chegamos no dia 23, para uma temporada de 3 dias. No caminho, ao chegarmos em Ubatuba, até enfrentamos uma daquelas manifestações que tomaram conta do Brasil. Essa aí, simplesmente fechou a Rio-Santos. O remédio foi dar um drible nela pelo centro da cidade mesmo. Tínhamos saído de Ribeirão bem cedinho e chegamos ainda com a luz do dia na pacata praia. Aí, nos dividimos: minha irmã e meus pais para a pousada mais chique, no alto do morro e eu e Ana na pousada mais simples, na beira do mar. Cinco minutos de caminhada entre uma e outra, era fácil estarmos sempre juntos, ou nos passeios que fizemos juntos, ou na pousada do morro, onde tínhamos deliciosos jantares.

Praia da Fazenda, em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Caminhando na praia da Fazenda em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

O primeiro dia foi passado na deliciosa Praia da Fazenda, já que em Picinguaba mesmo, a praia é bem pequena. Mas a Praia da Fazenda é ali do lado, meia hora de caminhada pelas pedras ou 10 minutos de barco. Essa foi a opção dos meus pais e irmã, enquanto eu e a Ana caminhamos até lá para nos encontrarmos e, todos juntos, caminharmos a longa extensão de areia dura, ideal para caminhar. Além de nós, na praia de mais de um quilômetro, não mais que dez pessoas. Uma delícia, aquele visual da Serra do Mar à nossa volta, muito verde, montanha e mata atlântica praticamente encostando no oceano. Sempre que venho para essa região, confirmo: é um dos mais belos trechos do litoral brasileiro!

Picinguaba (A) é a última vila no litoral norte de São Paulo. De lá para Parati (B), já no Rio de Janeiro, é um pulinho.

Com meu pai, visitando Parati, no Rio de Janeiro

No segundo dia, o passeio foi para a vizinha Parati. Cerca de 30 minutos de carro e estamos em uma das mais charmosas cidades coloniais do país, lugar que nunca me canso de retornar. Já tínhamos passado uns bons dias por aí, durante os 1000dias, mas voltar em tão simpática companhia é ainda melhor.

Uma típica rua de Parati, no Rio de Janeiro

Casarão em Parati, no Rio de Janeiro

Passeamos algumas horas por suas ruas e ruelas charmosas, entre os casarões centenários e fizemos um dos melhores programas na cidade: almoçar (ou jantar...)! A quantidade de bons restaurantes é incrível, comida da mais alta qualidade em casas antigas e muito bem restauradas, o que resulta num charme acolhedor. Boa comida, bom vinho, boa companhia, bom ambiente, o que mais alguém pode pedir?

Com os pais e irmã, visitando Parati, no Rio de Janeiro

Delicioso almoço em um dos muitos restaurantes charmosos de Parati, no Rio de Janeiro

No dia 26, era dia de partir. Aproveitamos a manhã no hotel mesmo, com uma vista magnífica da baía. Chato ir embora, mas nem tanto quando o destino seguinte também é maravilhoso: Ilhabela, um pouco mais ao sul nesse mesmo litoral paulista. Ali, além da beleza do lugar e da casa maravilhosa que nos esperava, iríamos nos encontrar com os familiares novamente, entre primos, irmãos, tios e sobrinhos. Tentador! Que beleza de férias das férias estamos tendo!

Baía de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Canoas na pequena praia de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, São Paulo, Picinguaba, Praia

Post anterior Tradicional pose para fotos, durante festa na fazenda em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo

Férias das Férias - Festa na Fazenda

Post seguinte Uma piscina em local privilegiado, em Ilhabela, no litoral de São Paulo