0 Encuentro de Viajeros - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Encuentro de Viajeros - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Encuentro de Viajeros

México, Playa del Carmen

Quando começamos a cogitar em fazer essa longa viagem, há cerca de quatro anos, e iniciamos seu planejamento, uma das primeiras coisas que fiz foi procurar, na internet, outras pessoas que também fizessem viagens parecidas. Procura daqui, olha dali, fomos encontrando outros viajantes, seus relatos e fotos. Não demorou muito para ver que, em realidade, tem bastante gente fazendo isso, embora sejam poucos os brasileiros. Em matéria de longas viagens de carro intercontinentais, nossos hermanos nos dão de dez à zero.

Muitos desses viajantes que encontramos ainda estavam em plena viagem e passamos a segui-los por internet. Aqueles com textos mais interessantes e inteligentes eram os que mais prendiam nossa atenção. Entre eles, se destacaram duas expedições, dois casais viajando pelo mundo em seus veículos. Um deles era brasileiro! O simpática casal carioca do Viagens Maneiras, que rodou boa parte do mundo em companhia de seu cachorro destrambelhado, um simpático labrador negro chamado Tapa. A bordo do Farofamovel, uma Hilux parecida com a Fiona, eles cruzaram a América do Sul, Estados Unidos, Europa, Marrocos, Turquia, Irã e Rússia, até Vladivostock. Quando iniciamos nossa própria viagem, eles ainda estavam na estrada e eu tinha o sonho de conseguir cruzar com eles em algum lugar. Infelizmente, os caminhos eram outros e isso não aconteceu. Mas serei eternamente grato pelo tanto que aprendi com suas aventuras, narradas de forma inteligente e divertida em seu site.

O Jorge e a Maria Belen, do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

O outro casal é argentino, mas também com raízes espanholas. O Pablo e a Anna, do 4x4x4, estão rodando o mundo há mais de 10 anos! Não continuamente. De tempos em tempos, deixam o carro estacionado em algum lugar e passam um tempo trabalhando, para fazer dinheiro. Seus textos são muito inteligentes e foram quem me inspiraram a escrever textos mais longos e completos, ao invés de manter apenas uma página de facebook ou coisa parecida. Também eles sempre sonhei em encontrar na estrada e aqui, entre Tulum e Playa del Carmen, isso quase aconteceu.

O valente Renault do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Por internet, descobrimos que estávamos bem perto um dos outros. Mas eles já estavam de partida, voando para Buenos Aires para uma temporada por lá. Chegamos a rodar por Tulum, onde havia chegado há poucas horas, procurando seu carro, mas não encontramos. Fica para a próxima, quem sabe... Não foi dessa vez que os encontramos, mas o destino nos reservava encontros com outras expedições, argentinas também.

O Pablo e a Anna vinham de Playa del Carmen, onde estavam reunidos com esses outros dois casais de argentinos, que também chegaram aqui de carro. As duas expedições estão passando um tempo maior nessa cidade, trabalhando também. Trocamos informações por internet e fomos lá, visitá-los. Dessa vez, com endereço em mãos, não houve chance de desencontro e, de longe, já avistamos os carros dos “viajeros”.

O Maxi e a Marianela, da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Estacionados quase lado à lado, lá estavam o pequeno e valente Renault (o Flecha Negra!) do Travesia Wawamericu e o jipe do Latinoamerica Sonrie. Encontramo-nos os seis, para uma deliciosa sessão de fotos e troca de ideias e experiências. Foi muito legal!

O jipe do Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Para começar, já tiramos o chapéu para eles, que chegaram até aqui nesses carros menores e mais antigos. De Fiona, é fácil! Mas, com paciência, chegaram. O casal do Wawamericu, a Maria Belen e o Jorge, viajam fazendo apresentação de fantoches para crianças. O cenário é o próprio e simpático carro. Não cobram nada por isso, mas acabam recebendo doações ou acomodações em diversos lugares. Ver um vídeo de suas apresentações e da cara de felicidade das crianças é emocionante. Que lindo trabalho, fazem!

Com o Maxi, a Marianela e o cachorrinho equatoriano da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Já o Maxi e a Marianela são dentistas. Como o nome do projeto deles indica, viajam fazendo um trabalho de educação preventiva na sua área, ensinado crianças e comunidades carentes a como tratar dos dentes, ajudando a todos a ter um sorriso mais sadio e bonito. Viajam juntos com um simpático cachorrinho que recolheram no Equador, onde era muito mal tratado. Muito legais!

Com o Maxi e a Marianela, da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Apesar de dois projetos tão bonitos, nos chamou a atenção o tanto de dificuldades que encontraram nas fronteiras e também na Bolívia, para poder abastecer seus carros. Os donos de postos simplesmente se recusavam a vender gasolina para eles. Brasileiros realmente viajam menos que argentinos mas, temos notado, somos mais populares. Ou é o sorriso da Ana que abre tantas portas? Pelo menos até hoje, sempre fomos muito bem tratados, incluindo os postos bolivianos. Mas, vamos ver, ainda tem o caminho de volta. Aparentemente, o maior problema é na região de La paz, aonde ainda vamos passar. Mas, estou desviando do assunto. O que queria dizer é que adoramos encontrar esses nossos novos amigos, gente que largou tudo para viver um sonho. E, no caso deles, junto com a realização do sonho, ainda ajudam e divertem pessoas espalhadas pelo nosso continente. Inspirador!

Os carros das expedições argentinas em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

México, Playa del Carmen, Yucatán, Latinoamerica Sonrie, Travesia Wawamericu

Post anterior Nosso inesquecível mergulho no Gran Cenote, na região de Tulum, no Yucatán, sul do México (foto de Luis Leal)

Colação de Grau

Post seguinte A Ana e a Marina veem vários tubarões touro durante mergulho em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Encontro com os Tubarões-Touro

Blog da Ana Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México