0 Do Vale Para a Montanha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Do Vale Para a Montanha - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Do Vale Para a Montanha

Brasil, Rio De Janeiro, Visconde de Mauá, Itatiaia (P.N. do Itatiaia)

Vista do alto da serra de Mauá - RJ

Deixamos Mauá hoje cedo rumo ao Parque Nacional de Itatiaia. Nosso objetivo: a mais famosa montanha do Brasil, o Pico das Agulhas Negras.

Ainda em Maringá tentamos encontrar uma Lan House, mas estava fechada. No caminho até a Dutra passamos pela charmosa Visconde de Mauá, a mais tradicional das vilas da região. Apesar do charme, a Lan House também estava fechada. Pelo menos o caixa eletrônico estava aberto e eu pude me "reabastecer".

Igreja em Mauá - RJ

Pouco antes de chegar na Dutra entramos em Penedo para nova tentativa frustrada de internet. Muito cedo ainda. Não podíamos esperar muito porque era nossa intenção chegar até o parque e subir a montanha ainda hoje.

Assim, aceleramos montanha acima, pelo menos na parte que deu. Quando chegamos no trecho de terra, mesmo de Fiona era preciso andar bem devagar. A estrada está em péssimas condições. Com muita paciência, chegamos ao hotel Alsenne, o mais alto do Brasil, a quase 2.400 metros de altitude. Bem... era o mais alto. Está embargado pelos órgãos ambientais.

Mesmo sem lugar para pousar, seguimos até o Parque, 2 km adiante. Só para sermos barrados. Desde 2008 é obrigatório a presença de um guia cadastrado ou então ter equipamento de alpinismo (como corda e cadeirinha). Não adiantou nada eu argumentar que já conhecia a trilha e que nunca tinha usado nenhum equipamento. O simpático guarda lá em cima me disse que, mesmo que eu tivesse o equipamento, para subir as Agulhas Negras era preciso chegar no parque até às 10 da manhã. Me dei por vencido.

Tentando acessar a internet a 2.500 m de altitude em Itatiaia - RJ

O guarda nos arrumou o telefone de um guia e nos disse que a Pousada dos Lobos, a 1.800 metros de altitude estava aberta. Aproveitamos o parco sinal de celular lá de cima e conseguimos falar com o guia e combinar com ele de subirmos o pico amanhã. Por coincidência, ele nos disse que já havia dois casais na mesma pousada com esse programa agendado. Acertado isso e animados com o sinal do celular, até tentamos usar a internet lá de cima. Mal deu para o começo, mas foi uma bela tentativa!

Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ

Seguimos para a Pousada dos Lobos e foi uma grata surpresa ver como ela é jóia. Muito arrumada e charmosa, ela também chegou a ser embargada pelo ICMBio. Basicamente, esses caras são muito chatos e querem expulsar todo mundo da área. gente que já vivia lá muito antes do parque ser criado na década de 50. Vamos proteger o meio ambiente, mas sem exageros ou nazismo!

Pôr-do-sol na Pousada dos Lobos em Itatiaia - RJ

O Marcelo, dono da Pousada dos Lobos, conseguiu uma liminar para reabrir sua bela pousada, mas parece que a luta tem sido desgastante já que a pousada está a venda. É uma pena pois, como disse, ela é muito jóia e nos pareceu completamente ecologicamente correta.

Bom, muito bem instalados na pousada, ficamos amigos da Isabela e do Alex, sulistas que hoje vivem no Guarujá e do Irecê e da Miriam, curitibanos que nos conheciam da Gazeta do Povo. Estamos ficando famosos!!!

Amanhã, junto com o simpático Anderson, nosso guia, vamos todos subir as Agulhas Negras. Mas antes, uma deliciosa noite com lareira no quarto!