0 Despedidas da Chapada - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Despedidas da Chapada - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Despedidas da Chapada

Brasil, Mato Grosso, Chapada dos Guimarães

O grandioso cenário da Chapada dos Guimarães na área conhecida como Cidade de Pedra, em Mato Grosso

Já no meio da tarde, saímos do setor do parque onde está a Trilha das Cachoeiras e nos dirigimos a outro, onde está a Cidade de Pedra. No caminho, reencontramos o Gabriel e a Luisa, que fariam esse passeio conosco. Não só esse passeio como também a viagem até o Pantanal. Como o roteiro deles aqui no Mato Grosso era parecido com o nosso, resolvemos nos juntar. Com isso, decidimos de vez que faríamos primeiro o Pantanal para só depois fazer Cuiabá e, de lá, seguirmos para o Mato Grosso do Sul. Era nossa última dúvida no nosso roteiro por aqui, mas já não é mais.

Visitando a Cidade de Pedra, um dos mais belos cenários da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

Mas, voltando à Chapada, lá fomos nós para a chamada “Cidade de Pedra”, o nome dado a um trecho dos mais de 100 km de enormes paredões que definem os limites da Chapada dos Guimarães. Esse é, provavelmente, um dos mais belos trechos dessas escarpas impressionantes e uma trilha nos leva por vários mirantes de tirar o fôlego.

Quando conversamos com o Sergio na primeira vez, na noite de anteontem, e pedimos que ele nos ajudasse a montar um roteiro para os próximos dois dias, ele não titubeou: “A Cidade de Pedra não pode faltar!”. Agora, estávamos vendo com os próprios olhos o porquê de tanto entusiasmo.

A vista é mesmo magnífica, ainda mais bonita do que a que temos do Mirante do Centro Geodésico. Aqui, mais do que nunca, percebemos as escarpas, os paredões e os desfiladeiros que formam e dão forma a essa Chapada. Precipícios com mais de duzentos metros de altura nos mostram a grandeza da paisagem e a nossa pequeneza naquele lugar. É uma biblioteca geológica a céu aberto, camadas e mais camadas de rochas representando milhões de anos, todas ali, para nossos olhos destreinados admirarem, enquanto outros, mais treinados, decifram a história do nosso planeta, ou pelo menos, desse pedacinho aqui no coração das Américas.

Caminhando na Cidade de Pedra, no alto da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

Ficamos ali, quase uma hora, nos esbaldando com o visual. E quando nos preparávamos para partir, eis que ganhamos mais um presente. Araras coloridas, sempre elas, vários casais, apareceram para nos encher de “inveja”. Graciosamente, voaram e sobrevoaram sobre aquele enorme vazio a nossa frente. Pareciam entender que era isso o que queríamos fazer e tentavam nos mostrar como se faz.

Cidade de Pedra, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

É... voar faz parte dos sonhos humanos desde que aprendemos a andar eretos, nas planícies africanas. Mais ainda quando estamos de frente a um lugar desses, o vazio infinito e o horizonte sem fim nos chamando. Ao ver aqueles pássaros coloridos cortando os ares por ali, tudo parece ser ainda mais fácil. Mas não é, claro, e o que podemos fazer é admirar aquele verdadeiro show, sentirmo-nos abençoados de estar ali, no lugar certo, na hora certa.

Casal de araras faz um voo espetacular sobre a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

Bom, as araras nos fizeram ficar por ali por mais um quarto de hora, mas tínhamos de partir, por nossa ideia ainda era chegar em Poconé, cidade que fica no início da rodovia Transpantaneira. Assim, despedimo-nos da mágica Cidade de Pedra e de seus guardiões alados e coloridos e voltamos para a cidade. Aí, foi a vez de nos despedirmos do Sergio, nosso guia, amigo e professor dos últimos dias. Foi através de seus olhos e experiência que conhecemos a Chapada dos Guimarães e não nos esqueceremos disso!

E então, na hora de partir, eis que a Chapada nos reservava mais uma surpresa. Saíamos de uma padaria, depois de um rápido lanche, e fomos reconhecidos pela Cecília. A Cissa era uma das integrantes do trio Pirathiny, uma espécie de pequeno circo mambembe que percorreu o Brasil por mais de um ano, levando alegria às crianças de todo o país. Nós os havíamos encontrado lá em Oiapoque, um pouco antes de cruzarmos para a Guiana Francesa, já há mais de dois anos!

A igreja da cidade de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

Reencontro com a camionete do trio Pirathiny, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

Pois é, ela agora mora por aqui! Viu a Fiona na rua e soube que estávamos por perto. Felizmente, nos avistou e foi uma festa só! Que incrível a coincidência, algo típico desse lugar mágico que é a Chapada. O mundo é pequeno mesmo, não? Foi muito joia!

O surpreendente reencontro com a Cecília, do trio Pirathiny, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

Passamos um tempo botando as novidades em dia, nós falando do nosso roteiro interminável e ela contando sobre o fim do Trio e sobre seus filhos, que conhecemos lá em Oiapoque. Depois, infelizmente, tivemos mesmo de partir. A Chapada ficou para trás, pelo menos geograficamente. Mas nas nossas lembranças, está mais forte do que nunca, suas cavernas e cachoeiras, escarpas e precipícios e encontros e reencontros. Só não ficamos tristes em deixá-la porque outro paraíso nos espera: o Pantanal. E vamos que vamos!

Admirando o cenário da Cidade de Pedra, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

Brasil, Mato Grosso, Chapada dos Guimarães, trilha, Parque, araras, Cidade de Pedra

Post anterior A famosa cachoeira do Véu da Noiva, cartão postal mais conhecido da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso

O Dia das Cachoeiras

Post seguinte Início oficial da rodovia Transpantaneira, entre Poconé e Porto Jofre, no Mato Grosso