0 De Volta à Arraial do Cabo - Blog do Rodrigo - 1000 dias

De Volta à Arraial do Cabo

Brasil, Rio De Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo

Entrando no mar na Prainha do Atalaia, em Arraial do Cabo - RJ

Ano passado, um mês antes de casarmos, ainda no mês de Abril, um primo se "antecipou" a mim e se casou antes, em Araruama. Eu e a Ana aproveitamos o grande evento e resolvemos dar uma "esticada" até Arraial do Cabo. Nosso intuito era mergulhar pois a cidade é famosa por isso. Acabou que o mergulho foi meia boca, mas nós acabamos nos apaixonando por algumas praias daqui e pela cor de suas águas. De tudo o que conheço no Brasil, é o que temos mais próximo do Caribe. Em alguns pontos, água bem azul, quase de neón. Da mesma cor que víamos do avião, voando de uma ilha caribenha para outra.

Prainha do Atalaia, em Arraial do Cabo - RJ

Bom, gostamos tanto das praias que resolvemos voltar. Estando tão perto, aqui em Búzios, cerca de uma hora de carro nos trouxe, através de Cabo Frio, até Arraial do Cabo. Em Arraial, direto para a Ponta do Atalaia, uma grande península que quase encosta numa ilha distante, também chamada de Cabo Frio. Quase na ponta da ponta está a linda praia que nos fez voltar: a Prainha do Atalaia. Areias branquíssimas no pé de uma encosta pouco acessível. Uma esburacada estrada de terra leva até a parte alta da encosta e uma trilha desce a ribanceira. O praia mais que compensa o esforço! As águas são verde claras e, ao longe, pode-se ver faixas de mar com cor do caribe. O porquê dessa mudança de cores, não sei. Só sei que o resultado é lindo!

Escunas lotadas de turistas argentinos, na Prainha do Atalaia, em Arraial do Cabo - RJ

Areias brancas, águas claríssimas, difícil acesso, tudo para ser um verdadeiro paraíso. Bem, quase. Na verdade, o acesso por terra pode ser difícil, mas por água não é não. Escunas trazem centenas de turistas, a maioria deles argentinos, para a praia. Eles chegam, passam uma meia hora na praia e são recolhidos novamente, em direção à próxima atração. Assim, a praia alterna momentos de idílica calmaria com momentos de correria, de botes carregando e descarregando turistas, de gritaria em castelhano. A população da praia variava de quatro ou cinco para cem pessoas, a cada meia hora. Os momentos com 4 pessoas compensaram todo o esforço, podem ter certeza!

Observando a ilha Cabo Frio da Ponta do Atalaia, em Arraial do Cabo - RJ

De lá fomos passear na ponta da península, observar o pequeno canal que separa a península da ilha. Marzão lindo! Na verdade, dois marzões. De um lado para o outro do canal, ele muda completamente de cara. De um lado, uma baía, uma lagoa, cores inacreditáveis variando do verde para o azul. Do outro, o oceano de verdade, cor acizentada, cara de oceano mesmo. Tudo ali, ao alcance dos olhos. É só olhar para um lado e para o outro.

Visão de Arraial do Cabo - RJ

Na volta, paramos num restaurante com uma bela vista para a cidade. Pena que o porto esteja ali, enfeiando a cidade. Deve trazer seus empregos e movimento econômico, mas é feio para burro. No restaurante, camarão com catupiri. Um verdadeiro banquete para celebrar nossa volta à cidade. Delícia!

Linda flor em restaurante na Ponta do Atalaia, em Arraial do Cabo - RJ

Acabamos nos empolgando por lá e voltamos mais tarde que o esperado para Búzios. O bom senso nos mandou dormir aqui mais uma noite e partir amanhã bem cedo para o Espírito Santo. Estamos tentando programar um mergulho em Guarapari e também subir o Pico da Bandeira, mas a chuva está embaçando! Vamos ver o que sai...

Feliz da vida, na Ponta do Atalaia, em Arraial do Cabo - RJ

Brasil, Rio De Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Atalaia

Veja mais posts sobre Atalaia

Post anterior Mar e céu azuis, na Ponta da Lagoinha, em Búzios - RJ

Búzios de Carro

Post seguinte Placa receptiva na fronteira do Espírito Santo

Chegamos ao Espírito Santo!