0 Birders - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Birders - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Birders

Venezuela, Los Llanos

Tigana abre suas asas para assustar um rival no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Mesmo antes de nos conhecermos, eu e a Ana já éramos mergulhadores e amantes de peixes e paisagens subaquáticas. Depois, juntos, “mergulhamos de cabeça” no mergulho, ganhando profundidades, cavernas e tendo a chance de ver de perto tubarões e baleias. Nessa viagem dos 1000dias, a atividade de mergulho esteve sempre presente, pois não perdemos uma chance de estar perto dos peixes. Somos “fishers”, não no sentido da pesca, mas no da sua observação.

Uma Garça Morena, no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Uma Garça Paleta, no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Em contraposição, sempre fazemos piadas com os “birders”, aqueles que preferem a observação de pássaros. Com seu binóculos, lunetas e lentes de zoom super potentes, passam horas na natureza tentando vislumbrar aquele pontinho colorido lá longe, muitas vezes a dezenas e dezenas de metros. Por isso necessitam do auxílio de lentes poderosas. Essa é a grande vantagem dos peixes: quando mergulhamos, eles passam, literalmente, na frente do nosso nariz. São ainda mais curiosos conosco do que nós com eles. Mergulhar é a atividade que nos coloca mais próximo de animais (no caso, peixes). Já os pobres “birders”, haja lente de aumento...

Um belo Tordo Maizero, no  Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Um belo Tordo Maizero, no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Um Churrinche, no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Bom, é claro que estou exagerando e essa atividade tem muito charme e encanto também! Aprendemos isso na prática, pois passamos em vários dos melhores lugares do continente para admirar essas belas criaturas. Muitas vezes, a tal lente de aumento fez falta, mas em outros, pudemos aproveitar bastante, sim. Enfim, brincadeiras à parte, nós também fomos descobrindo nosso lado “birder”. Trinidad e Tobago, Guiana, Costa Rica, entre outros, tivemos a chance de ver e fotografar umas cem espécies ao menos, embora não sejamos muito bons com o nome dessas criaturas aladas, fora os mais conhecidos, claro!

Uma dupla de Caricaris no  Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Uma dupla de Caricaris no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Fotografando os pássaros no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Pois bem, aqui no Hato El Cedral, tornamo-nos mais “birders” do que nunca! O Vitor levava a tiracolo um livro com o nome e as fotos das centenas de espécies que aqui vivem e foi tentando nos mostrar o máximo possível. Vimos as principais, um pouco mais de vinte espécies, das mais variadas formas, cores e tamanhos. Não temos aqueles “contatos imediatos do 3º grau”, como temos com peixes, mas eles estão ali, prontos para serem vistos e admirados.

Um grupo de Volmorans, no  Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Um grupo de Volmorans, no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Um pouso de Garça Real no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Numa área aberta como essa, fica bem mais fácil observá-los. Nas florestas, muitas vezes conseguimos escutá-los, mas distingui-los na densa vegetação é sempre mais difícil. Aqui, com a ajuda dos olhos atentos do Vitor, ficou uma moleza!

Um Gavião protege sua comida de outro gavião no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Um Caricari no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

O Vitor nos disse que gringos vèm para cá e passam dias procurando seus passarinhos prediletos, aqueles que faltam no seu “álbum”. Certa vez, ele acompanhou um ex-astronauta, birder fanático, por uma semana pelos cantos mais inacessíveis do hato até que, finalmente, a mais de cem metros, lá estava o minúsculo e colorido passarinho. O ex-astronauta o fotografou com sua lente potente, “tickou” sua lista e voltou satisfeito aos EUA.

Paticos Brasileiros no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Martin Pescador no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Nós não ficamos fanáticos assim, mas o espetáculo da revoada de pássaros na noite de ontem foi um dos momentos mais mágicos que tivemos nesses 1000dias! E hoje, observar tantas espécies foi também uma enorme diversão. O destaque foi a “tigana”, um pássaro relativamente pequeno, mas muito invocado! Para assustar seus adversários, ele abre suas asas como um pavão e faz um barulho estridente. A cada vez que fazia isso, quando disputava um pedacinho de carne com outras tiganas, tartarugas e mesmo jacarés, o Vitor chorava de rir. Foi muito legal mesmo!

Uma tigana na margem de um rio no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Ao final do passeio de hoje, voltamos à sede bem no horário da revoada de ontem. Ansiávamos por um novo espetáculo. Mas faltou a tempestade de ontem e, com ela, a ventania que atrai os pássaros. Assim, para nossa tristeza, ao invés do mar de pássaros que tivemos ontem, o que houve foi um oceano de insetos. Tratamos de nos refugiar em nossos quartos!

Um belo gavião no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Pássaro passeia pelas margens de um rio no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Aliás, quartos esses que nos foram presenteados pelo gerente daquela empresa que administra o Hato e que está com os planos de fazer o mesmo com todos os outros que estão fechados ao turismo. Conhecemos ele ontem e ele foi muitíssimo simpático conosco, convencendo-nos a ficar por uma noite a mais e partir para nossa longa viagem amanhã bem cedo. E assim fizemos, escondidos dos insetos e sonhando com pássaros, os mais novos “birders” do pedaço!

Uma Garça Morena alça voo no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Venezuela, Los Llanos, Bichos, pássaros, Hato El Cedral

Post anterior Puxando uma sucuri pelo rabo no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal

Animal Planet

Post seguinte Ciudad Bolívar, na beira do rio Orinoco,  Venezuela. Ao fundo, a grande ponte que atravessa o rio

O Orinoco e Ciudad Bolívar

Blog da Ana Capivara no fim de tarde no Hato El Cedral, na região dos llanos venezuelanos, perto da cidade de Mantecal