0 Baleias ou Montanhas? - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Baleias ou Montanhas? - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Baleias ou Montanhas?

Estados Unidos, Maine, Bar Harbor

Vista do alto da Precipice Mountain, no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos

São muitas as possibilidades de programas aqui na região do Acadia. Diversas trilhas pelo parque, circuitos de bicicleta, passeios de carruagem, sobrevoos da região, viagens de barco para avistamento de baleias, excursões de caiaque, entre outros. Tem para todos os gostos e bolsos. Isso sem falar dos diversos restaurantes e bares que também merecem ser explorados.

A famosa trilha Precipice, no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos

Nós, com o tempo tão limitado, tivemos de fazer nossos escolhas. E assim, hoje, resolvemos nos separar, pelo menos na primeira parte do dia. A Bebel, que ontem já fez sua cota de trilhas, e a Ana, sempre amante dos animais, saíram num tour para avistamento de baleias e Puffins (aqueles pássaros parecidos com pinguins que já tínhamos visto lá na Islândia). Eu as deixei bem cedinho no porto de Bar Harbor e às 08:30 elas partiram num moderno catamarã rumo a alto mar. Chegariam de volta quatro horas mais tarde e eu deveria estar ali para reencontrá-las.

Grampos na parede para vencer a famosa trilha Precipice, no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos

Eu tinha esse tempo para fazer minha própria programação. Desde ontem de noite que já tinha decidido fazer a mais famosa trilha do Acadia, que atende pelo sugestivo nome de “Precipice Trail”. Mesmo para quem não fala inglês, já dá para perceber que ela tem algo a ver com “precipício”! Pois é, ela sobe uma encosta de pedra quase em frente ao mar que é quase vertical. São vários trechos com grampos na parede, parecido com a Pedra do Baú, região de Campos do Jordão.

Ao contrário de ontem, hoje cheguei ao início dessa trilha bem cedo e quase não havia carros por ali. Camos seguindo por pedras até a encosta em si e depois, zigezagueamos pela parede, pelos grampos e por apoios de metal nos trechos em que caminhamos ao lado de precipícios. Certamente, não é uma trilha para quem não gosta de altura.

Delicioso lago no alto da trilha Beehive, no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos

Enfim, 40 minutos mais tarde e chegava lá no alto, brindado por vistas e paisagens maravilhosas do litoral à minha frente. Tão bela e prazerosa foi a caminhada que eu me empolguei e resolvi dar uma “esticadinha”. Ao invés de retornar, segui por uma trilha secundária pelo alto da crista da montanha, descendo em direção a um maravilhoso lago que é o fim de outra trilha muito famosa no Acadia, chamada Beehive. Eu estava planejando tomar banho de mar na Sand Beach, mas aquele lago ali, na minha frente, foi uma tentação muito grande. Ao invés do banho de água salgada, fiquei na água doce mesmo!

Sand Beach, vista do alto da trilha Beehive, no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos

Depois, foi descer pela Beehive, que também atravessa um paredão de pedra, um pouco mais baixo que o Precipice. Agora já mais tarde, encontrei muita gente subindo. Esses americanos adoram trilhas e vi vários grupos de meninas e também de idosos. Gente que não veria no Brasil, numa trilha dessa. Muito joia!

Fotografando baleias no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos

No barco de avistamento de baleias, no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos

Lá embaixo, para completar o circuito, mais uma corrida de dois quilômetros pela estrada para chegar até onde estava o carro, no estacionamento da Precipice. Depois, acelerado para o porto da cidade, onde cheguei cinco minutos antes do barco com esposa e afilhada.

caminhando na ponte de areia formada na maré baixa, conectando Bar Harbor e a ilha em frente, em Maine, nos Estados Unidos

A Ana vai contar como foi o passeio, no post dela. Além das baleias e puffins, também foi marcante a quantidade de pessoas que passou mal em alto mar, marinheiros de primeira viagem. A Ana, que tinha tomado remédio, e a Bebel, com o vigor da juventude, passaram incólumes, embora tenham tido de se desviar de outros passageiros menos afortunados...

Enfrentando os 15 graus do mar em Bar Harbor, em Maine, nos Estados Unidos

Reunidos, o programa seguinte foi aproveitar a maré baixa para atravessar a ponte de areia que se forma entre Bar Harbor e a ilha de Bar Island, uns 300 metros à frente da cidade. Não se pode demorar muito do lado de lá, pois as marés aqui são fortes e logo a tal ponte desaparece sob o mar gelado. Aliás, lá na ilha, resolvi enfrentar o frio e entrei por alguns minutos na água cristalina a 15 graus centígrados. Nunca tinha nadado tão ao norte no Atlântico!

Jantando em pub irlandes em Bar Harbor, em Maine, nos Estados Unidos

Nossa última noite na região do Acadia foi celebrada num pub-restaurante irlandês, com direito à ótima música celta, com violino e tudo. Dessa vez, fomos precavidos e levamos o computador da Bebel, para que ela se divertisse na internet enquanto a gente se maravilhava com o verdadeiro show que pai e filha davam no palco. O pai, um cinquentão sarado que mandava muito bem no violão, completamente orgulhoso da bela filha de vinte e poucos, que mandava muito bem no violino. Nós filmamos e, em breve, colocamos no ar uma parte da memorável apresentação que fechou com chave de ouro nossa passagem aqui no Acadia. Amanhã, pelo litoral, iniciamos nosso caminho de volta até Nova Iorque. No caminho, entre outros, Boston e Cape Cod.

Pai e filha dão show de música celta em pub irlandes em Bar Harbor, em Maine, nos Estados Unidos

Estados Unidos, Maine, Bar Harbor, trilha, Parque, Acadia National Park

Post anterior Admirando a fantástica paisagem do Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos

Magnífico Parque Nacional

Post seguinte No alto de Camden Hill State Park, em Camden, litoral de Maine, nos Estados Unidos

Pelo Litoral do Maine

Blog da Ana Fotografando baleias no Acadia National Park, no Maine, nos Estados Unidos