0 Amizade: Da Internet Para a Vida Real - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Amizade: Da Internet Para a Vida Real - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Amizade: Da Internet Para a Vida Real

Argentina, Villa Nueva

Junto com a família do Che Toba, que viajou de carro até a California! (em Villa Nueva, na Argentina)

Saímos ontem de Córdoba na direção de Rosário, duas das maiores cidades argentinas. Para quem leu o post anterior, sabe que fizemos um desvio para passar em Alta Gracia, onde ficamos até o meio da tarde. Àquela hora, seria uma longa viagem até Rosário, onde certamente chegaríamos apenas de noite. Mas isso não nos preocupava porque, na verdade, tínhamos uma outra parada pela frente. Quase na metade do caminho entre Córdoba e Rosario estão as cidades de Villa Maria e Villa Nueva que, juntas, formam o maior aglomerado urbano desse caminho. E é aí que mora o Che Toba e sua família, nossos mais novos amigos reais dessa viagem pelas Américas. Eles nos tinham convidado para passar a noite por ali e Rosario teria de esperar mais um pouco.

Nesses 1000 dias por todo o continente, temos feito incontáveis amigos. Muitos deles, conhecemos pelas cidades que passamos, gente que vive e trabalha por ali e acaba se encantando com a jornada que estamos fazendo. Mas há um outro grupo de pessoas que estão vivendo suas próprias jornadas e o que nos une é o fato de estarmos todos longe de casa. Bem ocasionalmente, conhecemos essas pessoas na estrada mesmo, o destino nos fazendo topar em algum lugar perdido do continente. Mas, o mais normal e que nos encontremos apenas virtualmente, através de fóruns de viajantes, redes sociais ou mesmo no google, que nos leva aos seus próprios blogs de viagem. Um bom exemplo disso é o Che Toba e sua família.

Alguns dos livros de viagens escritos por argentinos, na casa do Che Toba, em Villa Nueva, na Argentina

A Ana com o carro que levou a família do Che Toba até a California! (em Villa Nueva, na Argentina)

Quando viajávamos pelos Estados Unidos, já há mais de um ano, soubemos da história e passamos a acompanhar a aventura de uma família, pais e dois filhos, que haviam saído de carro aqui da Argentina rumo à California, mais precisamente, à sede mundial do Google. O Che Toba, que está no meio de internet há muito tempo, tinha esse sonho e fez esse projeto, chegar até lá e ser recebido por Larry Page, Sergey Brin e companhia. Queria dar uns conselhos a eles. Enfim, cada louco com sua mania e nós começamos não só a acompanhá-los, mas também a interagir com eles. Resumindo, viramos amigos virtuais!

A Fiona com a Gauchita na casa do Che Toba, em Villa Nueva, na Argentina

O Che Toba tem um dos sites de viagem mais acessados da Argentina. Morou muito tempo em Ilha Grande e adora o Brasil, sua segunda pátria. É casado com a médica Marcela, pais da Sofia e Tobias. Há muito tempo atrás, passando com a esposa Marcela por Villa Nueva, perguntou: “Nossa, quem é que moraria nessa cidade?”. Pois é, quis o destino que sua família viesse morar aqui. E quis o destino também que a gente se conhecesse pela internet e que hoje, aqui em Villa Nueva, ele nos recebesse para passar a noite.

Delicioso jantar com a família do Che Toba na sua casa em Villa Nueva, na Argentina

Bom, o plano era “a noite”. Mas conversa vem, conversa vai, a noite virou mais um dia e uma outra noite. Assunto não faltava. Oportunidade para um legítimo asado argentino (próximo post!) também não! A chance de passar todo um dia com uma típica família argentina não podia ser perdida. Ainda mais num dia de eleições legislativas do país, festa democrática no país hermano. Soma-se a tudo isso várias Quilmes geladas e bons vinhos mendocinos e fica bem explicado por que Rosário teve de esperar mais outro dia...

Parque em Villa Nueva, na Argentina

Igreja em Villa Nueva, na Argentina

Enfim, chegamos aqui no final do dia 26 e fomos recebidos de braços abertos, com comida e vinho. Depois de algumas horas de conversas sobre nossas respectivas histórias de vida e de viagens, já tínhamos combinado de passar o dia de hoje juntos. Ainda mais quando surgiu a ideia do asado. E assim foi durante boa parte do manhã e tarde de hoje, preparação da churrasqueira e da carne e o banquete que se seguiu.

Colégio onde se realiza votação de eleições legislativas em Villa Nueva, na Argentina

Che Toba e sua filha Sofia aguardam na fila sua vez de votar, em Villa Nueva, na Argentina

Finalmente, nos últimos momentos do 2º tempo da prorrogação, o Che Toba e família foram para o centro votar. A mesma coisa que costumo fazer no Brasil, fugindo da movimentação das manhã. Nós fomos com eles, para ver de perto e com os próprios olhos que eleição por lá é como no Brasil. As seções eleitorais são montadas em colégios da cidade, uma urna por sala. Do lado de fora, muitos santinhos de candidatos, do lado de dentro filas de votação, fiscais de mesa e de partidos, clima tranquilo. Meia hora e os dois, além da filha Sofia que já pode votar também, já tinham cumprido suas obrigações cívicas.

Passeio no cemitério em Villa Nueva, na Argentina

De noite, acompanhamos juntos e vibramos juntos com a apuração. Para felicidade deles e nossa, o Kirchnerismo saiu derrotado, sepultando de vez as chances de uma nova reeleição de Cristina, em 2015. Parlamento renovado, ela perdeu a ampla maioria que necessitava para aprova a emenda de mudança constitucional. Enfim, lá ainda mais do que aqui, é preciso renovar! Faz bem para o país e, principalmente, para a democracia.

Um cão monta guarda na entrada do cemitério em Villa Nueva, na Argentina

Coruja nos fita na área rural de Villa Nueva, na Argentina

Entre a votação e a apuração, ainda tivemos tempo de dar um bom passeio, primeiro de carro pelo centro e depois a pé pela periferia, onde ele mora. Ali perto de sua casa, uma das atrações é o cemitério! E para chegar até lá, campos cheios de corujas! Enfim, sempre boas oportunidades para fotos.

Quilmes com empanadas, mais argentino, impossível! (em Villa Nueva, na Argentina)

Na manhã seguinte, com 24 horas de atraso, saímos para Rosário. Pela frente, num espaço de tempo cada vez mais apertado, as duas cidades mais ricas do país, Rosário e Buenos Aires. Atrás, ficava uma antiga amizade virtual, agora sim transformada numa verdadeira amizade real. Dessas que não ficam para trás, perdidas nas ondas eletromagnéticas da realidade virtual.

Hora da despedida em Villa Nueva, na Argentina

Argentina, Villa Nueva,

Post anterior Trecho de carta de Guevara em sua antiga casa em Alta Gracia, na Argentina

Alta Gracia, Jesuítas e o Chê

Post seguinte Carnes já temperadas para a churrasqueira onde carvão e algarrobo já estão ardendo! (em Villa Nueva, na Argentina)