0 Ambientando-se - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Ambientando-se

Paraguai, Asunción, Jesús, Villarrica

A bela igreja de pedra da época dos jesuítas, em Villarrica - Paraguai

Aos poucos, vamos nos ambientando no novo país. No começo tudo é novidade, estradas, paisagens, pessoas, língua, cultura, comida. Mas não demora muito e as coisas vão se encaixando, vamos formando uma imagem, uma lógica, a gente se acostuma com o ritmo do dia, com as marcas que vemos nas placas e luminosos, com as cédulas do dinheiro, com o valor do dinheiro, com o custo das refeições, etc...

Engraçado é que são os pequenos gestos que nos fazem sentir cada vez mais integrados à nova realidade. Coisas como abastecer o carro pela primeira vez, pagar pedágio na estrada, entrar numa farmácia, ouvir as músicas e notícias tocadas nas rádios locais.

Fiona em Villarrica - Paraguai

Hoje amanheceu bastante chuvoso a assim continuou o resto do dia. Até desistimos de passar num bonito Parque Nacional aqui perto de Villarrica, no nosso caminho até o aeroporto em Assunción. Uma pena, pois tínhamos ouvido falar muito bem de Ybycui, cheio de trilhas e cachoeiras. A vantagem foi poder dormir um pouco mais. Depois, voltamos à igreja de pedra que tínhamos visto ontem, de noite. Imagem já familiar que nos fez sentir em casa.

Vendedor de frutas em Villarrica - Paraguai

Compramos frutas na rua enquanto admirávamos bandeiras paraguaias espalhadas por todas as ruas. Além da Copa Améria, o que tem fortalecido o patriotismo por aqui é a comemoração do bicentenário do país, este ano. A independência foi ploclamada em 1811, sem guerra. Os paraguaios queriam se livrar ao mesmo tempo dos espanhóis e dos argentinos, que viam o país como uma província deles.

As famosas 'chipas' paraguaias (em Villarrica - Paraguai)

As famosas "chipas" paraguaias (em Villarrica - Paraguai)

Depois, ainda antes da viagem, abastecemos o carro (falando nisso, a marca Petrobrás é bem forte por aqui) e paramos numa "Chiperia". Para minha surpresa e alegria, como bom mineiro que sou, descobri que "chipas" se parecem com pão de queijo. Já virei fã, hehehe!

Chegando ao aeroporto em Asunción - Paraguai

Por fim, viagem para o aeroporto, cruzando a periferia de Asunción. Fomos levar a Patrícia que retornava hoje à Curitiba. Nossa, parece que foi ontem que a própria Patrícia nos levou ao aeroporto de Curitiba, bem no início da viagem, quando fomos para o Caribe pela primeira vez nesses 1000dias. Início de Abril do ano passado. Podem checar nos arquivos! Ela teve de acelerar, já que estávamos bem atrasados. Hoje, foi o contrário, nós a levamos e tínhamos todo o tempo do mundo. Despedidas calorosas, memórias e fotografias conjuntas e estávamos sós novamente, eu e a Ana. Mas foi uma semana e tanto! Até a próxima, sogrinha querida!!!

Despedida calorosa entre mãe e filha no aeroporto em Asunción - Paraguai

Hora de achar hotel em Asunción. Em plena época da Expo-Paraguay, o maior evento do país, não foi tarefa fácil. Mas, com a ajuda Centro de Informações do aeroporto, conseguimos o último quarto num hotel jóia, o Portal del Sol, no distrito onde estão shoppings, restaurantes e vida noturna da cidade. Muito bem instalados, já podemos planejar o dia de amanhã, quando pretendemos explorar o centro dessa bela cidade às margens do rio Paraguay.

O Itaú sabe falar guarani! (em Asunción - Paraguai)

Paraguai, Asunción, Jesús, Villarrica,

Post anterior A Fiona enfrenta muita terra e barro em estradas no interior do Paraguai

Rally Paraguaio

Post seguinte O Panteão dos Heróis, em Asunción - Paraguai

Um Dia em Asunción

Blog da Ana Sentimento patriótico no dia da semifinal da Copa América (em Villarrica - Paraguai)