0 A Mãe de Todas as Cachoeiras - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Mãe de Todas as Cachoeiras - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Mãe de Todas as Cachoeiras

Admirando a Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

Bingo! Dois dias de nossa maratona na região do Cipó já se foram, com sucesso. E o terceiro já está encaminhado, aqui na Serra do Cipó, do outro lado da Serra do Intendente.

Neste segundo dia, começamos esquentando os motores na Cachoeira Congonhas. Dessa vez, a Fiona mal teve trabalho: uns quatro quilômetros de estrada de terra. Depois, uma caminhada por colinas e margeando um rio até entrar num canyon. Aí, uma rápida caminhada pelas pedras e seixos num rio e chegamos à cachoeira. Mais um lugar mágico, mais um poço de águas geladas. Desta vez, uma das raras vezes, a Ana não quis entrar e eu fui só, enfrentar o frio e o "banho de chuveiro" para lavar a alma. Uma delícia!

Enfrentando as águas geladas da Cachoeira Congonhas, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

De lá para a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta das Minas Gerais. Com mais de dez anos de espera, finalmente fui conhecer este patrimõnio mineiro! Uma beleza! Que imponência e majestade! Ficamos lá no mirante por um bom tempo admirando e fotografando a principal atração turística do parque, razão da viagem de muita gente para cá. Eles vem da Serra do Cipó, visitam a cachoeira e voltam sem ver as outras belas atrações do parque estadual.

Beijo inspirado pela Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

Bem, não foi o nosso caso. Deixamos a maior das cachoeiras, a mãe de todas elas para o último passeio. Valeu a pena! Essa é a única cachoeira que devemos pagar para ver neste parque. Bem diferente de Delfinópolis, Carrancas, Brotas ou Bonito. Por quanto tempo? Do mirante, seguimos para o poço por uma trilha que segue pirambeira abaixo. Na volta, é preciso fôlego...

Cachoeira do Tabuleiro vista por baixo, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

O poço é enorme, apesar de não parecer. No meio daquelas enormes paredes de 300 metros de altura, ele fica pequenininho mesmo. Mas, quando a gente o atravessa nadando, vê que a história é outra... O cenário é tão grandioso, tão arrebatador, que até esquecemos que a água é fria. Temos outras coisas para "nos preocupar". Uma delas é querer aproveitar cada minuto, cada segundo naquele lugar tão especial.

Tomando banho na Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

E foi isso que fizemos, eu e a Ana. Não havia muita água na cachoeira, o que fazia o poço bem mais tranquilo de se nadar. Quando há muita água, o cenário muda completamente. Vimos uma reportagem com a cachoeira cheia e é outra coisa, completamente diferente. Admirar, só de longe.

Rodrigo e Ana nadando no poço da Cachoeira do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

Depois da cachoeira, ainda almoçamos mais uma vez a deliciosa comida da Lelé,no hostel. Comida muito saborosa, principalmente para quem anda o dia inteiro. Saboroso também é o queijo que compramos em Serro e devoramos nesses dois dias de cachoeiras em Tabuleiro. Considerado o melhor de Minas (portanto, do Brasil!), está mais que aprovado! Despedimo-nos também do Gustavo, que montou esse hostel muito legal e que nos recebeu tão bem.

Com a Lelé e o Gustavo, que nos receberam tão bem no Eco Hostel do Tabuleiro - MG

Finalmente, viagem noturna para a Serra do Cipó onde já nos encontramos com o Pretinho, que será o nosso guia na caminhada de 20 km amanhã, pela parte alta do Parque Nacional. Caminhada recomendada pelo Gustavo, da Estrada Real, com quem conversamos longamente nas duas noites em Tabuleiro. Foi ele que montou o roteiro da nossa maratona aqui na região. Os primeiros dois dias estão aprovadíssimos e os próximos dois prometem. Somos muito gratos à ele por nos ajudar a conhecer essa região maravilhosa. Valeu Gustavo!

Curtindo o céu do Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

Brasil, Minas Gerais, Tabuleiro (P.E. Serra do Intendente), Serra do Cipó (P.N da Serra do Cipó), trilha, cachoeira, Parque, Serra do Intendente, Cachoeira do Tabuleiro

Post anterior Os três viajantes posando para fotos na Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG

Deslumbrante!

Post seguinte Vale no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Na Serra do Cipó

Blog da Ana Curtindo o céu do Parque Estadual da Serra do Intendente, em Tabuleiro - MG