0 Um Dia em Cozumel - Blog da Ana - 1000 dias

Um Dia em Cozumel - Blog da Ana - 1000 dias

Um Dia em Cozumel

México, Cozumel

O nosso super fusca converível, na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

Cozumel é um daqueles lugares, tão turísticos, que queremos evitar. Mas de tão turístico fica aquela pulga atrás da orelha, se todos vão é por que “alguma coisa tem!”. Fica bem mais fácil encarar a turistada se o lugar em questão é uma ilha banhada pelas águas do mar do Caribe.

Começando bem o dia na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

Nós chegamos em Cancún em um barco que cruza de Playa del Carmen à ilha de hora em hora. O barco custa 12 dólares por pessoa e a travessia dura pouco menos de 2 horas. Já dentro do barco encontramos uma simpática vendedora de uma das dezenas de locadoras de automóveis da ilha e resolvemos deixar reservado o nosso meio de locomoção. A ilha possui alguns transportes públicos, principalmente na área mais habitada, voltada ao continente. Porém se você quer dar a volta completa, aproveitando para conhecer tudo, no seu ritmo e ainda voltar no mesmo dia, o ideal é alugar um carro (US$ 45,00) e se divertir!

Caminhando pela praia até o porto de Playa del Carmen, para pegar o ferry para Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

Chegamos à ilha e a primeira meia hora foi em torno do aluguel do carro, andando até o escritório da locadora já conhecemos um pouco do centrinho da cidade, cheio de lojinhas de badulaques turísticos e artesanatos. A minha expectativa era chegar em um lugar lotado de resorts, grandes edifícios e comércio. Sim, a ilha possui um pouco de tudo isso, mas não tão amontoados e invasivos quanto eu imaginava. Enfim, a minha primeira impressão da cidade foi melhor do que eu esperava.

Caminhando pelo centrinho de Cozumel, no sul do México

Durante a alta temporada Cancún recebe cruzeiros praticamente todos os dias, 2, 3, até 5 navios cruzam o Golfo do México em direção ao Caribe e fazem uma parada obrigatória nas águas azuis da costa caribenha do México. Então a questão é, como evitar o encontro desagradável com os milhares de turistas que chegam nestes navios?

Um porco caminha tranquilamente por uma estrada na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

Uma vez com a nossa ferrari mexicana conversível na mão, foi a hora de começarmos as nossas explorações. A volta à ilha, no seu próprio carro, é a melhor forma de escapar das muvucas turísticas, ainda mais se você está com as dicas certas e um mapa na mão!

Mapa da ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México, mostrando o circuito que fizemos

O primeiro lugar que mais de 50% dos turistas que descem do cruzeiro vão são os resorts a beira mar, que além de centenas de pessoas, infraestrutura, restaurante, bar, cadeiras e guarda-sóis, estão localizados nas poucas praias de areias brancas da ilha. Todas fakes, by the way, a areia é trazida do continente para “aumentar” a praia. Nós, “turistas descolados” (rs), não queremos ir parar neste lugar, afinal se queremos praias de areias brancas podemos ver no continente, lindas e sem tanta gente assim. Então seguimos adiante, depois de uma fotinho obrigatória na avenida principal com os navios ao fundo, é claro.

A bordo da nossa "ferrari conversível", na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

1 – Snorkel no Dzul-Ha Reef - A primeira parada, dando a volta no sentido horário, é para um snorkel no Dzul-Ha Reef. Um Parque Nacional Marinho que tenta proteger as espécies da costa caribenha ameaçadas pela degradação do meio-ambiente. Leia-se poluição, trânsito de navios... Enfim, o ser humano. Este trecho da costa não possui praias, mas logo após o píer internacional de cruzeiros, você encontrará um restaurante que é uma boa base para dar uma primeira refrescada nas águas de Cozumel. A área é a mais indicada para snorkel, embora quase não tenha corais. Existem alguns arrecifes artificiais que foram colocados ali, mas devem levar alguns anos para começar a dar frutos. Eu e a Val fizemos um snorkel e vimos alguns peixinhos e uma arraia linda.

Preparando-se para fazer snorkel na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

2 – Almocinho na beira da praia - Saímos da água já com fome e, uma vez que passássemos a ponta sul já seria mais difícil encontrarmos um restaurante. Então a dica é parar no Alberto´s Restaurant, logo após a entrada da Playa San Francisco. O Alberto´s tem um clima caribenho perfeito, ótimos drinks e pratos para todos os gostos e bolsos. Nós tivemos sorte e pegamos ele quase vazio, uma delícia!

Para dar água na boca! (em Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México)

Feliz da vida em Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

3 – Punta Sur – É na ponta sul da ilha de Cozumel que a paisagem começa a mudar, do paraíso encantado dos mares azuis, para a natureza mais selvagem das ilhas caribenhas. O lado oeste da ilha recebe correntes e ventos mais fortes, diferente da parte de dentro, que se protege na sombra que a própria ilha faz, driblando as força do oceano.

Dando a volta na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

Lá na Punta Sur a parada é no Reggae Bar, um point super convidativo para uma Dos Équis ou uma Negra Modelo, ao gosto do freguês. Os mais animados podem dar um tchibum nas ondas caribenhas, afinal, que disse que elas não existiam?

Negra Modelo, nossa cerveja preferida no México (ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do país)

Deliciosa praia na costa leste da ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

A essa altura eu já estava no banco de trás do fusca com a Valéria, cabelos ao vento e curtindo a vida adoidada ao lado da minha amiga. Tem coisas que só suas amigas fazem por você! Animadíssimos com a paisagem, mata cozumeña à esquerda, mar caribeño à direita fui tirando fotos do alto do nosso conversível, querendo que este dia não acabasse nunca mais, pois este era o último dia da Val conosco na viagem. =/

De fusca conversível, rodando por toda a ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

4 – Playa Bonita – a nossa próxima parada foi na Playa San Martin, uma longa praia de areias douradas e um mar mais do que convidativo, com ondas totalmente domináveis e muuuuita areia para não dividir com ninguém. A praia é belíssima e quase não tem nenhuma infra, coisa que eu nunca imaginei encontrar por aqui! É Cozumel me suurprendendo!

Nós já não estávamos no pique de entrar na água e acabamos decidindo seguir para tentar chegar ao principal sítio arqueológico da ilha: as Ruínas Mayas de San Gervasio. Infelizmente começamos o nosso roteiro um pouco tarde e, depois de 3 dias seguidos de ruínas, esta não era a nossa prioridade. Se você quiser muito conhecer as ruínas, faça o roteiro idêntico, porém em sentido anti-horário, a entrada nas ruínas fecha às 15h. E não se esqueça de trazer um lanchinho para aguentar chegar ao Alberto´s um pouco mais tarde.

De fusca, rodando pela ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

5 – Pôr-do-Sol em Cozumel - Final de tarde e já começamos a dirigir-nos para o final do nosso roteiro. Cruzamos para o lado leste da ilha e o sol já se encaminhava para o seu momento de glória. Momento em que se despede da Ilha de Cozumel em um show de cores amarelo, alaranjado, vermelho, rosa e roxo, sob os olhos atentos de alguns poucos turistas no Love Beach Cafe.

Um maravilhoso pôr-do-sol na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

Não quisemos perder nem um minuto desse momento mágico, tomando um Rum Punch enquanto os cruzeiros se despediam da ilha e seguiam seu curso rumo aos mares do Caribe. Devolvemos o carro e ainda tivemos tempo de dar uma volta no centrinho de Cozumel, comprar umas pratas de Taxco e pegar o barco das 19h para Playa del Carmen.

Fim de tarde, hora da partida do navio-cruzeiro da ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México

Se você vem com mais tempo outras atividades como mergulho, ou um tour para a Punta Molas, passando pela Ruína Maya perto do Rio de la Plata devem seriam as melhores pedidas.

Piada universal! (ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México)

Um dia rodando a ilha de Cozumel em um fusquinha conversível ao lado do meu marido e da minha amiga de infância. Não poderia haver melhor energia para a despedida da Val. Cozumel deixou ótimas memórias nos 1000dias, espero que deixe nas suas férias também!

México, Cozumel, ilha, Caribe, roteiro, Playa del Carmen

Post anterior A combinação perfeita em Tulum: ruínas mayas e o mar caribenho! (na península do Yucatán, no México)

Ruínas Mayas de Quintana Roo

Post seguinte O litoral caribenho de Playa del Carmen, no sul do México

Playa del Carmen

Blog do Rodrigo A bordo da nossa 'ferrari conversível', na ilha de Cozumel, no litotal de Yucatán, no sul do México