São Luis do Maranhão - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

>

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Chile Há 2 anos: Estados Unidos

São Luis do Maranhão

Brasil, Maranhão, São Luís

Um dos muitos becos estreitos no centro histórico de São Luís - MA

Um dos muitos becos estreitos no centro histórico de São Luís - MA


Fundada pelo francês Daniel de La Touche no início do século XVII, foi tomada pelos portugueses apenas dois anos depois. São Luis foi por muito tempo a capital da Capitania Hereditária do Maranhão e Grão Pará, região por muito tempo separada das atividades do Brasil Colônia, por sua distância geográfica do restante do país. Passou por um período de grande riqueza seguida pela decadência da agricultura em meados do século XIX.

Busto do francês Touche, o fundador de São Luís - MA

Busto do francês Touche, o fundador de São Luís - MA


Patrimônio Histórico da Humanidade, sua arquitetura do século XVIII e XIX é considerada uma das mais preservadas e homogêneas do país, embora não possua grandes alterações nas suas principais características, boa parte do seu casario está em estado de deterioração.

Casario deteriorado no centro histórico de São Luís - MA

Casario deteriorado no centro histórico de São Luís - MA


Famosa por suas fachadas revestidas de azulejos portugueses, franceses, belgas e alemães, artifício utilizado para adaptação da arquitetura ao clima da região. O azulejo além de ajudar a refletir os raios solares, mantém a temperatura fresca e é mais resistente à chuva, presente por longos 6 meses nesta área.

Rua com sobrados restaurados no centro histórico de São Luís - MA

Rua com sobrados restaurados no centro histórico de São Luís - MA


Os famosos azulejos do centro histórico de São Luís - MA

Os famosos azulejos do centro histórico de São Luís - MA


Os azulejos estão presentes por todo o canto, até nos semáforos da cidade!

Até semáforos tem azulejos no centro histórico de São Luís - MA

Até semáforos tem azulejos no centro histórico de São Luís - MA


A edificação que hoje sedia o Palácio do Governo, sede administrativa e residência oficial da atual governadora Roseana Sarney, foi construída pelos franceses como um forte e logo adaptada pelo governo português para ser utilizado como centro do novo governo.

Escadaria do Palácio dos Leões, sede do governo do estado. (em São Luís - MA)

Escadaria do Palácio dos Leões, sede do governo do estado. (em São Luís - MA)


Lá pode ser feita uma visita guiada gratuita por alguns salões do palácio que expõem mobiliário francês e português, além de obras de grandes artistas maranhenses, brasileiros e franceses. Na entrada apenas pedem que use um protetor para o calçado, que além de manter os locais visitados limpos, ajudam a lustrar as tábuas de madeira. Boa ideia!

Para visitar o Palácio dos Leões, é preciso usar protetor para os sapatos! (no centro histórico de São Luís - MA)

Para visitar o Palácio dos Leões, é preciso usar protetor para os sapatos! (no centro histórico de São Luís - MA)


Visitamos também a Cafuá das Merces, local onde ficava o estoque de escravos para venda no mercado negreiro. Hoje a casa possui um pequeno museu com peças de grande valor histórico da cultura negra de todas as etnias africanas que passaram por ali, como uma réplica do Pelourinho de São Luis, cachimbos e esculturas da cultura Yorubá. Esta casa também guarda a memória do culto do Tambor de Mina religião afro-brasileira criada por uma família real escravizada, derivada da umbanda e candomblé até hoje muito praticada aqui na região.

Observando a maré em São Luís - MA

Observando a maré em São Luís - MA


Algumas destas construções abrigam museus e casas de cultura que contam a história do povo maranhense, suas lendas e festivais, como o Bumba meu Boi e a Festa do Divino. Infelizmente a Casa de Cultura do Maranhão, principal exposição sobre o Boi estava fechada para reforma e deve abrir antes das festividades de junho deste ano.

Artesanato relacionado com o Bumba-meu-Boi, no centro histórico de São Luís - MA

Artesanato relacionado com o Bumba-meu-Boi, no centro histórico de São Luís - MA


Caminhamos bastante dentre suas ruas calçadas e também para conhecer o Antigamente, restaurante e bar tradicional do centro histórico que não pudemos visitar ontem à noite. Aproveitei também para provar um dos maiores cases de marketing regional do nordeste, o Guaraná Jesus! Ele foi comprado há alguns anos pela Coca-Cola, mas sua marca é tão forte que não pôde ser suplantada por sua nova dona.

Bebendo o Guaraná Jesus, típico do Maranhão, em São Luís - MA

Bebendo o Guaraná Jesus, típico do Maranhão, em São Luís - MA


Dali seguimos direto para o Ferry-Boat no Porto da Espera que nos levou direto para Curujipe. A viagem dura em torno de 1h30, além dos quase 60km até Alcântara, uma das pérolas arquitetônicas brasileiras. Conseguimos nos hospedar em um sobrado antigo, pouco conservado no centro da cidade e ainda saímos caminhar pelas ruas a procura de uma pizzaria. A busca foi em vão, pois esta já estava fechada. Todavia esta foi uma das noites mais mágicas que tivemos, pois não havia um carro, uma moto ou alma viva circulando pela cidade. De repente nos transportamos ao final do século XVIII, conseguindo imaginar perfeitamente como era a vida destes nossos ancestrais colonizadores naquela época.

Bar Antigamente, no centro histórico de São Luís - MA

Bar Antigamente, no centro histórico de São Luís - MA

Brasil, Maranhão, São Luís, Azulejos, centro histórico, Cafuá das Mercês, Patrimônio Histórico da Humanidade

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Praia com muita chuva em São Luís - MA

Início do Inverno

Post seguinte Ruínas da igreja de São Matias, em Alcântara - MA

Alcântara

Blog do Rodrigo Rua com sobrados restaurados no centro histórico de São Luís - MA

Conhecendo o Centro Histórico

Comentários (11)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 31/12/2013 | 11:35 por Gustavo - Muita Viagem

    Oi dupla, usamos o post como referência no nosso site. Espero que gostem :)

    Resposta:
    Oi Gustavo, maravilha! Fiquei curiosa para ler seu post, procurei mas não consegui encontrar, me manda o link, por favor? Bjs!

  • 22/11/2012 | 17:02 por Neusa & Claudinha

    Meu Deus! Que lugar lindo! Eu e a minha amiga, Claudinha, amamos! Mandem-nos notícias!

    Resposta:
    Neusa e Claudinha, programem de ir visitar São Luis, cheia de cultura e música, ela é linda mesmo com chuva! rs! Beijos às duas!

  • 08/09/2012 | 09:05 por LILIA AGUIAR

    AS RUAS PRACAS E CENTROS HISTORICOS DE QULQUER LUGAR SAO PARADISIACOS NOS REMETEM A REFLETIR PARAR NO TEMPO SEI LA É MUITO BOM SE SENTIR EM PAZ POR ALGUNS SEGUNDOS OU HORAS
    LILIA AGUIAR

    Resposta:
    É verdade Lilia, nos faz refletir sobre a nossa história, nossa base social e cultural, é sempre uma experiência bacana! Obrigada por nos acompanhar!
    Beijos

  • 05/09/2012 | 09:57 por Raquel

    Hmmm, Belas fotos... Gostei muito! quando vocês forem pela Africa me convidem rsrs.

    Resposta:
    E olha que estava meio chuvoso, mas nem com chiva São Luis fica feia! rsrs! Quanto a África... é um embrião de sonho que estamos cultivando... vamos ver o que o futuro nos reserva! Bjos!

  • 08/01/2012 | 16:05 por Isabel Leal

    Olá! Estive no Maranhão há um ano atrás e adorei! Encontrei este blog por acaso e foi ótimo recordar :) espero poder regressar um dia, de preferência após a época das chuvas para encontrar os lençóis repletos de lagoas!

    Resposta:
    Nem me fale Isabel! Tb quero voltar lá e sobrevoar os Lençóis cheios de água, deve ser uma das vistas mais lindas!!! Bem vinda aos 1000dias e espero que além de rever muitos lugares especiais, q o site tb te ajude a escolher os próximos roteiros!
    Beijos!

  • 23/08/2011 | 21:26 por danielle delgado

    Oi Ana, quem sabe vc pode me ajudar rsrs, vc ainda lembra o hotel que ficaram em São Luís? Quero ir lá no feriado em setembro...bjão

    Resposta:
    Olá Danielle! Tínhamos planejado ficar em um hostal no centro histórico, lá tem vários. Porém aqui tivemos uma situação especial, um amigo que conseguiu um mega desconto em um hotel na beira mar, chamado Praia Mar Hotel. O hotel é ótimo mas a tarifa balcão é impraticável... dá uma olhadinha lá para ver se eles estão com alguma tarifa especial para o feriado =). São Luis é linda, vc vai adorar. Boa viagem! Bjs

  • 14/06/2011 | 12:53 por victoria kelly de sousa moraes

    Que bom que gostou da minha cidade,e bom encontrar turitas como vc que esta divulgando o turims na nossa cidade.
    valeu,volte mais vezes.

    beijos

    Resposta:
    Olá Victoria! Adoramos São Luis, pegamos uma das piores chuvas do ano! rsrs! A região toda é linda! Obrigada e volte sempre! Bjs

  • 12/03/2011 | 12:29 por Washington Castelo Branco

    Oi Ana,
    foi uma grata surpresa deparar-me com fotos e relatos tão bacanas sobre a minha cidade. Parabéns pela sensibilidade. Continue assim.
    Washington
    São Luís(MA)

    Resposta:
    Obrigada Washington, adoramos São Luis, mesmo pegando os dias mais chuvosos do ano! rsrsrs! Esperamos vc por aqui! Beijos!

  • 05/03/2011 | 08:24 por Karine Porto

    Nossa! Emocionei!!!
    Pense... do nada, uma maranhense (atualmente se aventurando em Londres) moooooorta de saudades da sua terrinha começa a 'googlear' sem rumo pela internet e dá de cara com esse blog falando do seu Mará?? Amei!!!! Trabalhei durante 6 meses no Sebrae de Barreirinhas e pude conhecer um pouco da região dos Lençóis Maranhenses! Mas os detalhes de São Luís estão demais!! As ruelas, os casarões, azulejos, MEU GUARANÁ JESUS!!!! Ai que saudade... Parabéns pelo belíssimo trablhado no seu blog! Amei! SUcesso na sua jornada...

    Resposta:
    Oi Karine! Vc não imagina o elogio que foi esse seu comentário! Alguém que é do Maranhão lê-lo e se identificar e emocionar tanto me dá no mínimo uma sensação de dever cumprido! =))) Que bom q vc nos encontrou! Beijos!

  • 21/02/2011 | 02:20 por Px

    Holas!, ocmo estan!, se nos había olvidado contarles que al final los chicos de surinam que andaban en bicicleta finalmente no los pudimos contactar, porque tuvieron un inconveniente con una de las bicicletas y no pudieron continuar hasta Natal, por lo que no les tenemos noticias de esa ruta... espero que esten bien!, un abrazo a la distancia!

    Resposta:
    Olá Pablo! O que aconteceu? Eles conseguiram pedalar do Suriname até aonde? Saudades de vocês! Como está a viagem? Beijos

  • 18/02/2011 | 00:48 por clenilça alves da silva(cleo)

    Oi Ana ,quanta riqueza de detalhe do maranhão heim!!!parece que tò e vendo essa terra avermelhada por ai!!!!!!thau.

    Resposta:
    Lindo demais, espero que veja muito mais aqui com a gente sempreeee!!! Bjos

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet