0 Rumo a Tefé - Blog da Ana - 1000 dias

Rumo a Tefé - Blog da Ana - 1000 dias

Rumo a Tefé

Brasil, Amazonas, Tefé, Mamirauá

Nosso último e magnífico nascer-do-sol na Reserva do Mamirauá, região de Tefé, no Amazonas

Dia de despedir-nos do Mamirauá, mas não antes sem dar um último passeio pelos arredores da pousada. Café da manhã com frutas, pão e chá e logo estávamos sobre a nossa canoinha com o grande Izael. Fizemos um passeio curto pela trilha da Casa da Árvore e a Trilha do Guariba, uma área de floresta menos densa. A casa da árvore é uma casinha onde os hóspedes do lodge podem escolher dormir uma noite, em redes, acompanhados de um guia. Uma noite ainda mais isolada e rústica, separados da floresta apenas por telas mosquiteiras. Antes mesmo do almoço, subimos na lancha rápida da pousada e fizemos nossa viagem, linda, pelo Rio Juruá, seguido pelo Solimões, até chegar a Tefé.

A casa na Floresta, quase alagada, sobre palafitas de mais de dez metros de altura, na Reserva do Mamirauá, região de Tefé, no Amazonas

Em Tefé uma visita ao Instituto Mamirauá onde encontramos mais artesanatos feitos pelas comunidades indígenas e ribeirinhas da região. Colares, cestos, cumbucas e livros dos fotógrafos que já registraram as belezas desse lugar único no coração da Amazônia. Dali seguimos para um almocinho na cidade e fomos explorar Tefé a pé na companhia dos nossos novos americanos. Passamos pelo mercado municipal, repleto de frutas tropicais, frutos, sementes e peixes amazônicos, uma diversidade impressionante para nós, imagine para eles!

Frutas a venda no mercado de Tefé, no Amazonas

Ao lado do rio, o mercado de Tefé, no Amazonas

Depois, uma boa cervejinha gelada para apaziguar o calor nortenho, claro! Nos despedimos dos americanos e eu e Rodrigo fomos em direção ao embarcadeiro, compramos uma rede no caminho, para já garantirmos nosso lugar no barco regional que nos levaria de volta até Manaus. É, nossa aventura amazônica ainda não terminou!

Ainda em Tefé, pronto para a viagem de barco até Manaus, no Amazonas

Clique aqui para voltar ao post índice.

Brasil, Amazonas, Tefé, Mamirauá, Amazônia, Pousada Uacari, Varzea, Reserva Sustentável Mamirauá

Post anterior Entrando de canoa na floresta alagada, na Reserva do Mamirauá, região de Tefé, no Amazonas

Uacari-Branco

Post seguinte O barco que nos levará até Manaus se enche de redes, ainda em Tefé, no Amazonas

Viajando no Solimões

Blog do Rodrigo Arquitetura típica de uma das comunidades ribeirinhas na Reserva do Mamirauá, região de Tefé, no Amazonas