0 Rota da Neve - Blog da Ana - 1000 dias

Rota da Neve

Brasil, Santa Catarina, Urubici, Rio Grande Do Sul, São José dos Ausentes

Araucária, árvore típica na região de Urubici - SC

Manhã gelada e enevoada em Urubici. A cidade já não parecia muito aconchegante com o céu nublado. Algumas horas depois, olhamos pela mesma janela e aquilo que parecia não poder piorar, ficou ainda mais fantasmagórico. Já não podíamos enxergar bem as montanhas que compunham a paisagem no vale de Urubici.

Urubici (SC) antes da neblina

Urubici (SC) depois da neblina

A vontade é de se fechar no hotel, com aquecimento, e não sair até os termômetros marcarem acima de 15°C, mas a viagem tinha que seguir. E já que está frio, lá vamos nós novamente em busca de neve e novas paisagens. Subimos a estrada para o Morro da Igreja, na esperança de encontrarmos ou neve, se o clima continuar frio e fechado, ou a vista da serra e da famosa Pedra Furada. A nossa sorte foi tanta que não vimos nem um, nem outro. Encontramos novamente o tempo fechado de ontem a noite, desta vez conseguindo enxergar um pouco mais, 5m à frente.

A neblina toma conta do alto do Morro da Igreja, ponto mais alto da região sul do país (em Urubici - SC)

Nesta mesma estrada asfaltada fizemos um pequeno detour para conhecer a Cachoeira do Véu da Noiva. O nome não é por acaso, uma cascata larga, onde a água escorre pelas pedras formando um lindo véu branco.

A Cachoeira Véu a Noiva, no caminho para o Morro da Igreja, em Urubici - SC

Em cada parada a nossa pergunta é a mesma: será que vem neve? Todos estão sempre muito bem informados da previsão do tempo, acompanhando atentos ao que é um acontecimento importante para o turismo na região.

As lojas aproveitam para vender artigos para o frio, em Urubici - SC

Melhor ainda é ouvir as histórias das neves que passaram por aqui. Em 1955 foi uma das piores nevascas registradas, com acúmulo de quase dois metros de neve. Depois disso houve várias outras, até mesmo na semana passada, sem acúmulo, todas com muitas fotos e histórias para contar.

Neve, por enquanto, só em fotos! (em Urubici - SC)

Seguimos viagem em busca da neve. Urubici ainda faz parte dos nossos planos, antes ou depois dos 1000dias teremos que voltar no verão para as travessias da serra, caminhadas e quem sabe até um banho de cachoeira. Agora pegamos 70km de asfalto até Bom Jardim da Serra e vamos rumo à cidade de São José dos Ausentes.

Placa de trânsito comum na região de Urubici - SC

Os últimos 45km de estrada de terra passam dentre campos altos, fazendas e lindos bosques de araucárias. Atravessamos a fronteira de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul por uma longa ponte sobre o Rio das Contas, assim chamado por ser o local onde se faziam os acertos de contas entre os antigos fazendeiros.

Atravessando a bucólica fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no caminho entre as cidades mais frias do país

Chegamos ao Hotel Fazenda Monte Negro no final da tarde e fomos recepcionados pelo proprietário, o Seu Domingos. Um típico gaúcho, vestido em trajes tradicionais, bota, lenço chapéu e o seu casaco sobretudo preto. Não demorou muito chegou também um casal, Orlei e Ana, que nos fizeram uma bela surpresa. “Não adianta se esconderem, nós sabemos quem vocês são, de onde vocês vem e o que vocês fizeram no verão passado!” rsrsrs! Eles estavam no mesmo hotel que nós em Urubici, viram a Fiona e, curiosos, acessaram o site e ficaram sabendo tudo sobre a viagem.

Chegando ao Rio Grande do Sul, nosso 23o estado nesta viagem

Orlei é montanhista e Ana triatleta, além de fotógrafos, eles possuem uma empresa de montanhismo e técnicas verticais, a Mundo Vertical. Imaginem se não tivemos afinidade e assuntos infindáveis com o casal? Dicas de estradas, roteiros e montanhas, até descobrimos que já devemos ter cruzado a Ana nas travessias em Santa Catarina, nadadora de ponta nas provas da travessias.com. É, já nem sei que em número parei, mas essa vale entrar para a série “Aventureiros se atraem”.

Com a Ana e o Orley no restaurante do hotel na região de São José dos Ausentes - RS

A previsão do tempo não está das melhores, não apenas pelo frio, pelo qual estamos torcendo, mas também pela grande umidade e quantidade de chuva. Estamos na parte mais alta do município mais frio do Rio Grande do Sul, resta saber se chegamos na hora certa.

Brasil, Santa Catarina, Urubici, Rio Grande Do Sul, São José dos Ausentes, Estrada do Monte Negro

Veja mais posts sobre Estrada do Monte Negro

Post anterior Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC

Serra Catarinense

Post seguinte A Ana caminha pela neblina nos campos mais altos do estado do Rio Grande do Sul, na região de São José dos Ausentes

Névoa nos Ausentes

Blog do Rodrigo Neve, por enquanto, só em fotos! (em Urubici - SC)