0 Quixadá - Blog da Ana - 1000 dias

Quixadá

Brasil, Ceará, Quixadá

Pedra da Galinha Choca e Açude do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará

Chegamos à Quixadá ontem no final do dia, direto para o único hotel que tínhamos indicado no nosso guia: Pedra dos Ventos Pousada, que virou hotel e agora se apresenta como um resort! Tempo chuvoso com o friozinho da montanha, nem parece que estamos no sertão do Ceará. Toda a região possui afloramentos rochosos magníficos, um cenário espetacular em meio a uma caatinga já verde, das primeiras chuvas do inverno nordestino.

Chuva no sertão de Quixadá, Ceará

O plano inicial para a noite era um repeteco básico do show do Nando Reis, já que ele nos seguiu até aqui. Um pé d´água danado caindo na cidade, acabamos (o Rodrigo) ficando com preguiça e não fomos para a cidade, ficamos aproveitando o coaxar dos sapos cantores vizinhos de quarto.

A 'cabeça' da Galinha Choca, observando Quixadá, no sertão do Ceará

A "cabeça" da Galinha Choca, observando Quixadá, no sertão do Ceará

No dia seguinte cedo acordamos torcendo para que tivesse parado de chover, pois com um tempo destes não poderíamos escalar. Colocamos a Fiona para trabalhar subindo uma estrada íngreme e escorregadia, treinando a sua 4x4 reduzida, para vermos a neblina se dissipar no alto da Pedra dos Ventos. Assim que a neblina abriu pudemos ver toda a região do alto, pedras e mais pedras imensas, majestosas entre açudes e muito verde.

Vista do alto da Pedra dos Ventos, em Quixadá, no sertão do Ceará

Voltamos à cidade e seguimos em direção ao Açude do Cedro, açude mais antigo do Brasil, projeto de D. Pedro II, sempre ele! Este homem esteve em todos os lugares, sempre com uma visão à frente do seu tempo, planejando, construindo, estudando e desenvolvendo!

A barragem iniciada por D. Pedro para formar o Açude do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará

Ao fundo do lago está o nosso objetivo, a Pedra da Galinha Choca. A chuva ainda não estava totalmente descartada, mas tínhamos esperanças de conseguir escalar. Encontramos Ciro, gaúcho radicado em Quixadá, guia e escalador que vai nos levar lá para cima. Ele está com um outro grupo e por um desencontro de informações não trouxe o equipamento de escalada... Então se tínhamos ainda dúvidas se iríamos escalar, elas acabaram de se resolver. Frustração total, começamos a caminhada de bode, mas o que nos resta agora é andar.

A famosa pedra da Galinha Choca, em Quixadá, no sertão do Ceará

A caminhada vai curando as nossas bodices e nós vamos entrando no clima. Na verdade nos agregamos à um grupo de Fortaleza que o Ciro já ia guiar e fomos andando tranquilos até o corpo da galinha. Um pouco antes demos aquela olhada melancólica para a via que não nos pertencia mais e seguimos nosso rumo. A cabeça e o rabo da Galinha Choca tem as melhores vias, até a Daniela Monteiro esteve aqui com sua equipe escalando e disseram que mesmo ela (poderosa), sentiu medo em uma das vias lá. AAAAAIIII, que réiva! Bem, mas logo veio a chuva e novamente confirmou que hoje não era o dia para escaladas...

No alto da Galinha, observando o Açude do Cedro, em Quixadá, no sertão do Ceará

Do alto vemos todo o Açude do Cedro, a barragem construída para a formação do lago, a região da Pedra dos Ventos, a cidade de Quixadá e até a Pedra da Baleia, onde está a maior via de escalada do Ceará, com 500m de extensão. É o paraíso de escalada! Quando não está chovendo, que deve ser uns 90% do ano. Fomos bem sortudos nessa...

No alto da Galinha Choca, próxima ao seu 'rabo', em Quixadá, no sertão do Ceará

No alto da Galinha Choca, próxima ao seu "rabo", em Quixadá, no sertão do Ceará

Querendo aproveitar ainda mais a região, fomos conhecer a rampa de vôo livre e o Santuário da Nossa Senhora do Sertão. Eu não estava esperando muito do Santuário, mas é muito bacana, principalmente por que eles reuniram ali todas as Virgens Marias da América Latina, com a explicação da origem de cada uma delas, suas histórias e milagres em cada um dos países.

Santuário de Nossa Senhora, a Rainha do Sertão, em Quixadá, no sertão do Ceará

Assim nos despedimos de Quixadá, terra gente hospitaleira, escalada e vôo livre, de açudes, caatingas, monólitos e Galinhas Chocas. Mas tenho certeza que não é adeus, e sim um até logo!

Brasil, Ceará, Quixadá, Montanha, Trekking, Escalada, Açude do Cedro, galinha choca

Post anterior Jangada em falésia de Canoa Quebrada - CE

Canoa Quebrada

Post seguinte Placas de distância no restaurante Hofbrauhaus, na pequena Mulungu, próxima à Guaramiranga, na Serra do Baturité - CE

A Serra do Mar Cearense

Blog do Rodrigo Bela varanda do restaurante Hofbrauhaus, na pequena Mulungu, próxima à Guaramiranga, na Serra do Baturité - CE