0 Península de Samaná - Blog da Ana - 1000 dias

Península de Samaná - Blog da Ana - 1000 dias

Península de Samaná

República Dominicana, Samana

Quase todos vocês conhecem, pelo menos por nome, as belas praias e grandes resorts de Punta Cana, mas poucos já ouviram falar de Samaná. O que elas têm em comum? Além do fato de estarem localizadas no mesmo país, eu diria que quase nada.

Coqueiros nos recebem na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

A Península de Samaná está localizada no litoral nordeste do país e abriga algumas das praias mais lindas da República Dominicana. A Baía de Samaná recebe navios de cruzeiros e portanto possui uma infraestrutura turística respeitável, um lindo boulervard construído no mesmo padrão e arquitetura que todos os outros destinos dos cruzeiristas do Caribe.

Vista do nosso hotel em Samaná, na costa norte da República Dominicana

É quase como se estivessem desembarcando nos mesmos portos em diferentes ilhas. Casinhas coloridas lotadas de bugigangas turísticas, lojas de bebidas, tabacarias e jóias. Porém quem se atreve a ir um pouco mais longe descobre um mundo que nem o turista mais alternativo de Punta Cana poderia imaginar: praias paradisíacas e intocadas!

Warning! Aqui você não encontrará resorts all inclusive limitando e invadindo a beleza natural das praias caribenhas.

Playa Rincon

Chegando à Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

A 40 minutos ao norte de Santa Bárbara de Samaná está a Playa Rincón, são 5 km de praia protegida por uma baía rodeada por montanhas nos mais diversos tons de verde. Suas águas cristalinas são perfeitas para snorkel ou apenas para se refrescar entre banhos de mar e a sombra dos seus coqueiros.

Um verdadeiro cartão postal: Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

As incríveis cores da Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Três restaurantes servem refeições e cerveja bem gelada na beira da praia, nós ficamos logo no mais típico com o sugestivo nome Brassa del Mar. Embaixo de uma palapa de palha tomamos nossas presidentes geladíssimas e almoçamos um pollo a la na brasa delicioso, mas se preferir eles também servem pescados frescos e lagostas. Hummm!

Simpático restaurante na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Não precisávamos de mais nada. Ficamos ali só assistindo o movimento dos turistas que chegavam para um tour rápido em um caminhão ou em barcos vindos de Las Galeras. Ficavam todos amontoados no mesmo cantinho da praia e logo se despediam... Enquanto o tempo passava lentamente para o casal despreocupado aqui.

Cores mágicas de fim de tarde na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

No final da tarde resolvemos nos mexer e aproveitar a luz mágica para fotografar os arredores e descobrimos ali, há 10 minutos, uma praia com ondas perfeitas para uns jacarés ou apenas uma linda caminhada ao longo da praia com arrecifes à beira mar.

Caminhando em uma deserta e maravilhosa Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Playa Las Galeras

Las Galeras é uma vila praieira a 30 minutos da cidade de Samaná. A pequena vila é super tranquila, mas já possui uma vibe mais internacional, já que a maioria de seus hotéis, pousadas e restaurantes são de franceses, italianos e outros paisanos do velho continente.

Chegando à impressionante Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

A praia principal é ok, mas de qualquer forma ela não é o principal atrativo por aqui. É a sua localização e acessibilidade que a faz a base ideal para explorar todas as praias e baías que estão ao seu redor: El Cabito, Playa Madama, Boca del Diablo e a própria Playa Rincón são só algumas delas. De barco, carro ou a pé opções não irão lhe faltar.

Ponto estratégico na Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

A dica de hospedagem lá são as cabanas do La Isleta Apartments, que são pequenos sobrados com infraestrutura completa, sala, cozinha equipada e um quarto de casal, a uma quadra do mar. Uma pena não podermos ficar mais tempo. Nós chegamos a pensar em ficar hospedados em um pequeno hotel na Playa Rincón, mas em baixa temporada não encontraríamos nenhum restaurante aberto e muito menos conexão com internet. Assim decidimos voltar e dormir em Las Galeras por uma noite e ainda tivemos tempo de explorar um pouco os seus arredores.

Local onde deixamos nosso carro para caminhar até a Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

Playa Fronton

Encontro da Jamaica com a Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

Como tínhamos apenas um dia na região de Las Galeras, escolhemos logo a praia mais linda, na opinião do nosso host francês, a Playa Frontón. Para chegar lá dirigimos o nosso carro 4x4 alugado por uns 10 km em estrada de terra. Até um trecho existem placas, mas tivemos a sorte de encontrar um caboclo saído do meio do mato para nos indicar mais ou menos aonde a trilha começava. Seguimos a trilha morro acima, decidindo no faro para onde seguir em cada bifurcação e 1 hora e meia depois estávamos lá.

Depois de uma hora de trilha no mato, chegando à Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

A chegada à praia é cinematográfica. Um paredão de pedras forma uma concha acústica natural, protegida do vento e da chuva, esconderijo perfeito para um jornalista gringo, que construiu uma casa e viveu fugido da polícia internacional por quase dois anos! Hoje a casa dele, ou o que restou dela, parece cenário deste filmes de terror que tem em praias paradisíacas.

As ruínas da misteriosa casa em Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

Chegando à Playa Frontón, um enorme paredão com ruínas de uma casa (perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana)

A praia é simplesmente tudo o que você já imaginou sobre um paraíso perdido no Caribe. Lembram daquela praia da propaganda do chocolate prestígio? Vai dizer que não é idêntica?

A incrível Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

A praia é perfeita para snorkel, já que em toda extensão se encontram corais e peixinhos coloridos logo na beira d´água. O tempo todo estávamos sozinhos, perdidos em um paraíso no meio do Caribe.

Enorme rochedo divide em duas a Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

No canto direito da praia há alguma infraestrutura, bancos e mesas provavelmente utilizadas pelos tours de barcos da alta temporada e uma casa de palha feita por algum pescador.

Caminhando na Playa Frontón, perto de La Galera, na península de Samaná, litoral norte da República Dominicana

No caminho encontramos dois garotos trabalhando em uma plantação que nos alertaram sobre segurança na praia, este é um dos motivos que sempre se indica fazer estas trilhas com guia. Houveram alguns casos de furto de mochilas e câmeras de turistas desatentos. No retorno encontramos um tiozinho figuríssima, daqueles que quase não se entende o que ele fala, nem em espanhol, nem em qualquer língua! hahaha! Ele tinha um sotaque interiorano, misturado com gírias dominicanas e um ritmo acelerado de falar que eu e o Rodrigo ficamos boquiabertos. Em resumo ele nos contou que trabalha para o exército e ajuda a fazer a segurança da praia. Diz que o bandido é um negão grande e safado, que temos que ter cuidado! Ele tem umas terras por ali e diz que só não tem medo dos bandidos por que carrega umas balas e umas bombas e qualquer coisa bota ele pra correr! Que figura rara, queria ter filmado!

O que faltou!?

Baleias Jubarte - A alta temporada na Península de Samaná é durante o inverno, quando as baleias jubarte vêm à Baía de Samaná. Elas viajam das águas frias dos mares da Islândia, Groelândia, Golfo do Saint Lawrence e Maine para se reproduzir nas águas mornas da República Dominicana. Os tours saem entre 15 de Janeiro e 30 de Março, com biólogos especializados e licenciados pelo Ministério do Meio Ambiente.

Baía de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Los Haitises – não tem época para conhecer um dos arquipélagos mais lindos da República Dominicana. O Parque Nacional Los Haitises, terra de montanhas na língua dos tainos, é melhor acessado de barco em excursões de um dia que te levam por cavernas marinhas, cayos e manguezais riquíssimos em história e de natureza exuberante. Nós queríamos muito ter feito o tour, mas sem tempo, acabamos deixando para a próxima.

Turistas que vieram em tour deixam a Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Praias e Mergulho - Em Las Galeras se tivéssemos mais tempo iríamos ainda explorar outras praias das redondezas com trilhas curtas de 30 minutos ou andar umas 3 horas até a Boca del Diablo. Las Galeras ainda tem algumas operadoras de mergulho que garantem bons pontos e ótima visibilidade. Enfim, deixamos muitos motivos para voltar!

Trecho mais agitado da Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Como chegar?

Você pode pegar um ônibus da Caribe Tours em Santo Domingo (2 horas e meia) ou ainda alugar um carro e aproveitar para conhecer um pouco mais no caminho. A nova estrada Autopista del Nordeste te levará direto à entrada da península. Punta Cana é um pouco mais distante, são 4 horas de estrada.

Com nosso carro, chegando à Playa Rincón, perto de La Galera, na península de Samaná, na costa norte da República Dominicana

Nós alugamos um carro logo após a nossa aventura pelas montanhas de Jarabacoa, e escolhemos o caminho mais longo e mais bonito, percorrendo o litoral norte da ilha. Cruzamos as montanhas entre Santiago, segunda maior cidade do país, e Monte Llano e descemos toda a estrada costeira em direção à Península de Samaná.
No caminho encontramos uma das áreas produtoras de âmbar, pedra semipreciosa típica da República Dominicana. Ela é feita através da seiva de uma árvore, que depois de cozida, seca e petrificada é polida à perfeição. Se quiser comprar âmbar essa rota é uma boa pedida, vários produtores e polidores estão aqui e devem fazer um preço bem baratinho.

Chegando ao litoral na costa norte da República Dominicana

Chegando no litoral fizemos uma parada na Playa Sosua, uma praia linda mas já bem urbanizada, cheia de hotéis e restaurantes à beira mar. Lá almoçamos um tradicional peixe criollo com tostones (banana amassada e frita) e um saboroso mofongo, prato típico dominicano feito como um purê de banana (plátano maduro), manteiga e temperada com a carne do seu gosto, camarão, frango ou bacon. Uma delícia!

A bela e simpática praia de Sosúa, na costa norte da República Dominicana

Um delicioso Mofongo acompanhado de patacones, em Sosúa, praia na costa norte da República Dominicana

Daí seguimos à Cabaret, praia dos dominicanos bacanas, com vários hotéis à beira mar, grandes casas e nenhum atrativo urbano. Aqui os esportes de vento como windsurfe e kitesurf são a melhor pedida. De Cabaret a Samaná são quase 4 horas, boa parte fizemos no escuro.

O fato de Samaná não ter se rendido aos grandes empreendimentos a faz um lugar especial na República Dominicana, não apenas porque suas praias são as mais bonitas, mas por ser onde você conseguirá ter um encontro verdadeiro com a cultura e a simpatia dos dominicanos, sua culinária e os encantos naturais do país.

Fim de tarde na praia de Sosúa, na costa norte da República Dominicana

República Dominicana, Samana, Praia, Caribe, Playa Rincón, Playa Frontón, Las Galeras, Samaná del Mar

Post anterior Com nossos amigos franceses no cume do Pico Duarte, na  República Dominicana, o ponto mais alto de todo o Caribe

No topo do Caribe!

Post seguinte A bela praia de Punta Cana, no litoral da República Dominicana

Punta Cana

Blog do Rodrigo Playa Frontón, o melhor segredo da península de Samaná, litoral norte da República Dominicana