0 Pedal Marajoara - Blog da Ana - 1000 dias

Pedal Marajoara - Blog da Ana - 1000 dias

Pedal Marajoara

Brasil, Pará, Soure (Ilha de Marajó)

Nadando no mar de água doce na praia de Araruna, na Ilha de Marajó - PA

Soure é uma das principais cidades da Ilha do Marajó e disputa o título de “capital da ilha” com Salvaterra. Hoje possui 25 mil habitantes, grande parte de suas ruas são largas e asfaltadas, embora sejam poucos os carros que circulam na cidade. A maioria da população usa moto ou bicicleta, quando não andam a cavalo ou ainda em carros de búfalos. As principais atrações turísticas são as praias, fazendas de búfalo, mangues imensos e igarapés. Ninguém sabe ao certo como os búfalos chegaram por aqui, a versão mais creditada é a do naufrágio de um navio francês que transportava os animais para a Guiana Francesa, e os búfalos nadaram até a praia da Ilha de Marajó, onde se adaptaram totalmente ao clima e às terras alagadas. Ainda há pouco tempo existiam animais mais selvagens e nervosos, mas a maioria hoje já foi “domesticada” e hoje vive em paz dentre as ruas e campos da ilha.

Búfalo pasta tranquilamente no meio de Soure, na Ilha de Marajó - PA

Para quem tem um pique mais esportivo e exploratório, uma das melhores formas de conhecer os arredores de Soure é de bicicleta. Você pode alugar as bikes em uma oficina que no centro da cidade ou mesmo verificar na sua pousada, a nossa pagamos 10 reais pela diária. As distâncias para as principais praias são pequenas, 5 km até a Praia de Araruna e os mesmos 5km até Barra Velha. Elas ficam uma em frente à outra, divididas pela barra de um igarapé. Pegamos uma carona de barco com bicicleta e tudo e atravessamos para Araruna, praia de água salobra (mais doce que salgada), margeada por um extenso e imenso manguezal.

Casa de pescador na praia de Araruna, na Ilha de Marajó - PA

Na maré baixa em mais 30 minutos de pedalada, contra o vento, chega-se à Praia do Pesqueiro. Nós não sabíamos disso, então voltamos pela mesma barra e atravessamos a ponte que passa sobre o manguezal para a Praia de Barra Velha. Esta já é mais agitada, point dos marajoaras no final de semana, com barracas de praia com uma bela vista para a Barra de Araruna, o mangue e o rio.

Praia de Barra Velha, na Ilha de Marajó - PA

Feito o pit stop para uma água de coco e uma isca de peixe em Barra Velha, seguimos nossa pedalada para a Praia do Pesqueiro. São em torno de 10km a partir do centro, nós pedalamos os 5 de volta e pegamos no caminho uma chuva animal! Tivemos que parar em toldos amigos para esperar a tempestade passar.

Coletor de mangas continua a trabalhar mesmo na chuva, em Soure, na Ilha de Marajó - PA

Depois de uns 20 minutos no toldo continuamos a pedalada, curtindo as paisagens bucólicas da Ilha de Marajó, fazendas de búfalo à beira da estrada, alagados, coqueirais e mais mangue. A estrada é toda asfaltada e praticamente plana, o vento contra mais uma vez dificulta um pouco a pedalada, aumentando o efeito tonificador das coxas! Era só o que eu pensava para seguir mesmo com dor! Rsrsrs!

Pedalando nas estradas da Ilha de Marajó - PA

Pesqueiro é outra vila de pescadores em Marajó, a praia também fica próxima à foz de um rio. Uma praia mais ampla, possui também a infra-estrutura de restaurantes e barracas com uma boa cerpa gelada para repor as energias. Paramos próximos a umas pedras à beira mar (ooops, rio!) e tive a minha lente de contato engolida pelas “pedras-corais”. Tive que tirá-la, pois estav com areia nos olhos, o vento a levou direto para o labirinto infindável dessas pedras. Provavelmente o sirizinho vai passar a enxergar bem melhor agora!

Praia do Pesqueiro, na Ilha de Marajó - PA

Voltei dirigindo meio cegueta, com raiva de mim mesma, da areia, da pedra, do vento e do siri. Mas 12km de pedalada logo curaram a minha raiva e como sempre a volta pareceu bem mais curta do que a ida. Até a pequena subida ficou mais fácil no retorno. No caminho uma das coisas que percebemos é como o som faz parte da vida desse povo, mas não qualquer som, tem que ser um som potente, com caixas mega amplificadoras e que toquem todo o tipo tecno-brega do Pará. Quase chegando na pousada essa minha percepção foi confirmada, passamos por um caminhão de som que alardeava uma festa, fazendo propaganda do equipamento de som que eles estariam usando. Voz de locutor de rádio: “Trazemos para a Ilha de Marajó, o mais novo lançamento em qualidade de som! É o super, mega, ultra, intergaláctico “equipamento de som” com trocentos watts de potência, de última tecnologia! Os DJs Edvam e Ednelson vão agitar a ga-le-raaaa!”

Manada de búfalos em estrada da Ilha de Marajó - PA

Meu Deus! Só conseguíamos pensar na nossa pousada, piscina com hidromassagem (chique no úrtimo!) e no alongamento para salvar as minhas pernas. O dia foi uma beleza, tivemos direito a tudo! Chuva, praia, rio, manada de búfalos, bike e até a piscininha. Conseguimos tirar o atraso de ontem e aproveitar ao máximo esse nosso dia nos 34km de pedal marajoara.

Piscina do Hotel Casarão da Amazônia, em Soure, na Ilha de Marajó - PA

Brasil, Pará, Soure (Ilha de Marajó), Bicicleta, bike, Barra Velha, Araruna, pedalada

Post anterior Paisagem de muita mata, água e ilhas no ferry entre Belém e Marajó - PA

Ilha de Marajó

Post seguinte Vista para o rio no Forte do Presépio, em Belém - PA

Belém do Pará

Blog do Rodrigo Pedalando na zona rural a caminho da praia, na Ilha de Marajó - PA