0 Mergulho Tek em Cayman - Blog da Ana - 1000 dias

Mergulho Tek em Cayman

Ilhas Caiman, George Town

A Ana segura uma arraia em Stingray City, em Grand Cayman

Cayman não é apenas o paraíso do mergulho, como simples atração turística. É também o paraíso do mergulho técnico, por suas características submarinas como uma grande parede submarina há 200m da costa com mais de 3.000m de profundidade! Suas águas quentes, transparentes e profundas atraem mergulhadores recreacionais, técnicos e apneistas do mundo inteiro. Não é a toa que escolheram como sede para uma das principais competições mundiais de mergulho livre. Não sei dizer o que veio primeiro, os malucos querendo bater seus recordes de apnéia em águas profundas só no pulmão, ou os mergulhadores técnicos com o mesmo objetivo, porém estes muito bem equipados. Na ilha existem duas boas operadoras de mergulho técnico, a Dive Tek e a In Depth, formada por ex-funcionários da primeira. Fato é que mesmo utilizando técnicas completamente distintas estes dois grupos têm uma relação quase simbiótica, pois os mergulhadores técnicos fazem a segurança para os apneistas, que por sua vez podem chegar ainda mais fundo, sem precisar parecer pinheirinhos de natal, com meia-dúzia de caixas estanques ou um belo rebreather nas costas.

Prontos para mergulho técnico em West bay, no norte de Grand Cayman

Enfim, a nossa paixão pelo mergulho é tanta que além dos mergulhos recreacionais, 98% dos mergulhos que realizamos, também entramos no imenso mundo do mergulho técnico. Tudo começou com o meu sonho de mergulhar em cavernas. O Rodrigo resolveu me presentear com um curso e levou a fundo essa história. Alguém que quer mergulhar em caverna precisa ter todo o conhecimento técnico para tal, começando por cursos de resgate e primeiros socorros, requeridos para a formação do dive master rec (recreacional) e para o curso Tek Lite. Feitos estes três cursos, aí pudemos seguir para o Intro to Cave, segundo nível do curso de mergulhadores “caverneiros”. Estes cursos foram parte da nossa preparação para esta aventura, já que em lugares como México e Flórida não poderíamos deixar de explorar suas belezas naturais, subterrâneas e subaquáticas.

Já na água, início de mergulho técnico em Turtle Reef, no norte de Grand Cayman

Assim sendo, já mergulhamos em lugares como a Mina da Passagem, mina de ouro em Mariana – MG, diversos naufrágios profundos da costa brasileira, como o vapor 48 em Recife e a magnífica Corveta em Fernando de Noronha. Ainda assim somos apenas iniciantes nessa arte, pois a maior dificuldade é encontrar lugares com a estrutura necessária para os mergulhos técnicos, como garrafas duplas de ar, os gases especiais que compõe as misturas Trimix e um bom blender que possa entregar as misturas prontas. Aqui foi o primeiro lugar durante estes 1000dias que esta estrutura toda existia e estava super acessível! Não em preço, infelizmente, não é por acaso que a IANTD, operadora que certifica os instrutores e mergulhadores técnicos, é conhecida como “Input ANother Thousand Dollar”. Mas, já investimos em toda a formação e o equipamento, agora não tem mais volta, não podemos deixar de praticar e cair na água quando temos oportunidade.

Prontos para mergulho técnico em West bay, no norte de Grand Cayman

Já havíamos feito uma primeira reunião com Nat, o proprietário e instrutor da In Depth, para combinar o perfil do mergulho para que ele e sua equipe preparassem todo o material necessário. Trimix 20/30 (20% Hélio/ 30% Oxigênio/ 50% Nitrogênio) e o stage de descompressão com 70% de Oxigênio.

Já na água, início de mergulho técnico em Turtle Reef, no norte de Grand Cayman

Já que éramos apenas dois, elegemos o ponto de mergulho mais próximo à costa, para não precisarmos fretar um barco especialmente para nós. Fizemos a saída da costa, utilizando a infra de um resort de mergulho em West Bay. Jeff foi o instrutor que nos acompanhou, Nat preparou os equipamentos, revisamos o planejamento e seguimos para a o Turtle Reef.

Nadando em direção ao início do mergulho técnico em Turtle Reef, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

A parede de uma montanha gigante, revestida de corais e esponjas imensos e com uma vista para o fundo infinito e azul maravilhosa. Fomos aos 53m de profundidade, justo onde encontrávamos um penhasco submarino que despencava para os 2, 3, 4 mil metros! O ponto faz jus ao nome, encontramos lá no fundo grandes tartarugas verdes se alimentando tranquilamente das esponjas, das mais saudáveis que já vimos, as esponjas e as tartarugas!
Logo ali, a mais de 60m de profundidade, começava um curioso túnel vertical na parede rochosa. Sua entrada redonda como um Dunkin Donut nos chamava hipnoticamente, mas nós resistimos bravamente, pensando: “eu voltarei!” Depois fomos saber lá começa o túnel e sua saída principal está aos 80m! É, ficou para uma próxima vez.

O barco que vai nos levar à Stingray City, em Grand Cayman

Após um breve almoço no hotel, seguimos para a programação da tarde, um mergulho na Stingray City. Uma das principais atrações turísticas de Cayman, a Cidade das Arraias é uma área protegida por corais com uma profundidade de 3 a 4m, não mais que isso. As arraias estão acostumadas a se alimentar nessa área, pois o local é o porto de descanso e limpeza de peixes trazidos pelos pescadores.

A famosa Stingray City, em Grand Cayman

Nós levamos o mais importante, um pote e uma mamadeira de lulas, a comida preferida das stingrays. As bichinhas são espertas e já sabem que vamos lá para brincar com elas, tocá-las e nos maravilharmos. Tudo isso, é claro, em troca de umas lulinhas básicas. Jeff, nosso instrutor, já está acostumado a levar turistas lá, mas confessou que ficou surpreso de ver dois mergulhadores técnicos caírem para uma parada de segurança de uma hora depois de um mergulho tão lindo e profundo. Bem, não é por sermos tão conservadores, mas sim por que a experiência com essas borboletas marinhas é simplesmente fantástica!

Prontos para mergulhar em Stingray City, em Grand Cayman

Como nem tudo na vida é perfeito, não conseguimos tirar nenhuma foto sub com elas, pois a nossa máquina sub inundou no mergulho anterior... ficamos sem fotos das tartarugas, da imensa parede e sobrou apenas essa foto que conseguimos tirar trazendo uma das nossas amigas para a superfície. Há também a opção de ir até um banco de areia próximo com a água na cintura e brincar com as arraias ali, no rasinho, pegando, tirando da água, dando beijinhos e tudo. São experiências diferentes e igualmente mágicas.

Fim de tarde em 7 Mile Beach, em Grand Cayman

Nossa última noite em Grand Cayman, não poderia passar sem vermos uma última vez os nossos amigos André, Mercedes e Isabela (coming soon), que saíram do trabalho e foram nos encontrar na 7 Mile Beach. Caminhamos na praia, jogamos conversa fora e vimos juntos um lindo pôr-do-sol, torcendo para que a Isabela venha logo para podermos conhecê-la! Dia de despedida em alto estilo em Grand Cayman, das profundezas da big wall, às piscinas da Stingray City e fechando com um belo final de tarde acompanhado de bons amigos na 7 Mile Beach. Acho que agora sim estamos prontos para ir.

Com o André e a Mercedes em 7 Mile Beach, em Grand Cayman

Ilhas Caiman, George Town, Mergulho, Cayman Islands

Post anterior Voltando para o barco em Three Trees, em Grand Cayman, nas Ilhas Caiman

Dive in Cayman

Post seguinte A pequena praia de nossa deliciosa pousada em Little Cayman, nas Ilhas Caiman

Little Cayman

Blog do Rodrigo Prontos para mergulho técnico em West bay, no norte de Grand Cayman