0 Marabá e as Araguaianas - Blog da Ana - 1000 dias

Marabá e as Araguaianas

Brasil, Pará, Transamazônica, Tocantins, Araguaína, Tucuruí

Trem atravessa a ponte sobre o Rio Tocantins, em Marabá - PA

Terceiro dia de viagem, finalmente estamos nos aproximando de um dos marcos do caminho, a cidade de Marabá. Saímos de Novo Repartimento logo cedo, eu a base de resfenol para agüentar a constipação. A noite choveu durante umas duas horas, chuva forte, então logo nos primeiros quilômetros enfrentamos alguns atoleiros mais brabos.

Caminhão em atoleiro da Transamazônica, na região de Novo Repartimento - PA

A Fiona tirou de letra, mas teve que esperar a vez de alguns caminhões. É até bacana ver estas cenas, a máquina vindo e dominando a terra para conseguir salvar o caminhão. Ainda assim vários carros normais, kombis e caminhonetes, conseguiram passar sem problemas. Foram uns 3 atoleiros seguidos, todos já tinham máquinas trabalhando na estrada e como guincho.

Trator tura caminhão de atoleiro da Transamazônica, na região de Novo Repartimento - PA

Tínhamos duas opções de rota de Novo Repartimento até Marabá, ou continuávamos pela Transamazônica que logo vira PA-268, ou subindo e passando respectivamente pela PA-156, PA-263 e PA-150. Decidimos pela segunda opção, 100 km mais longo, mas apenas 80 km de terra, enquanto o segundo andaríamos 180 km por um dos piores trechos de terra.

A enorme barragem de Tucuruí - PA, a segunda maior do Brasil

Não demorou muito chegamos à cidade de Tucuruí, onde fica a segunda maior usina hidrelétrica do país em potência, nos períodos de cheia. Se por um lado rodar a Transamazônica nesta época pode ser complicado, chegar a esta barragem e vê-la vertendo água aos borbotões, não tem preço.

Com o lago cheio, a Usina de Tucuruí - PA está vertendo. Um espetáculo!

Seguimos em direção à Marabá e o que ia ser apenas uma passagem rápida acabou se tornando um capítulo à parte. Marabá está crescendo muito e muito rápido. Vê-se pela divisão da cidade, existe a Marabá Pioneira, a Nova Marabá e a Cidade Nova. Precisávamos passar no banco e tivemos que entrar na cidade. Quando cruzávamos o Rio Tocantins um caminhão quebrou em cima da ponte.

O Rio Tocantins, em Marabá - PA

No meio da confusão, carros reclamando, nós dois fotografando o rio e um trem que apareceu de repente sobre a ponte, fomos abordados por um jovem que ficou curioso com a viagem. Alex perguntou o que eram os 1000dias, como poderia saber mais sobre, o site e etc. Engraçado, várias pessoas que olham o nosso logo acham que somos uma ONG. Quem sabe não criamos uma? Não seria má ideia. O trem passou, conversamos com ele e seu amigo e o trânsito andou. É quando vemos um carro emparelhando, abrindo a janela e nos passando em uma manobra rápida e arriscada um CUPUAÇÚ! “É o Cupuaçu do Pará”, disse Alex e sua mãe.

O cupuaçu que ganhamos de presente na ponte rodoferroviária em Marabá - PA

Que delícia! Que recepção mais calorosa! A-DO-REI! Um presente da terra, para nos lembrarmos sempre de Marabá.

Trem atravessa a ponte sobre o Rio Tocantins, em Marabá - PA

Achou que seria só isso? Ainda não acabou. Entramos, encontramos logo o HSBC, meu banco e saímos à procura de Itaús ou Reais, bancos do Rodrigo. Um parto! Lanchonetes abertas nessa big avenida também parecia relíquia. Deixei o Rodrigo em uma quadra, achei uma lanchonete e resolvi voltar à pé atrás dele. Andava eu, tranquila procurando pelo Rodrigo, quando fui atacada por uma doida de rua. A mulher, daquelas loucas mesmo que ficam perambulando sem dizer nada com nada, estava do outro lado da rua com um pau imenso e pesado na mão. Eu no canteiro central da avenida. Ela não pensou duas vezes, atirou o pau na gata! Hahaha! Na boa, o que eu fiz para ela? Que violência gratuita! O pior é que a maluca tinha boa mira, a sorte foi que eu vi e desviei, mas ainda levei um arranhão. Ninguém em volta entendeu, alguns caras ainda comentaram, “pô, quase que a doida te acerta!” Eu é que fiquei me segurando, pois por uns 3 segundos me veio aquela vontade de correr lá e dar uma lição na véia. Mas... respirei fundo, a chamei de louca e segui procurando o Rodrigo. Mais uma memória de Marabá que será difícil esquecer! Rsrs!

Ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins, em Marabá - PA

Passamos por Marabá, abastecemos o carro e encontramos novamente a PA-268, vulga Transamazônica. Não sei se já comentei por aqui, mas o nosso objetivo não era cruzar a Transamazônica, ela é apenas o meio, para um fim muito mais divertido. Mais um dos lugares muito especiais que esse Brasilzão esconde, lá no sul do Maranhão, a Chapada das Mesas.

Represa de Tucuruí - PA

Aqui asfaltada ela nos leva até a BR-153, estrada que une os municípios de São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia. Os nomes dão uma pista do rio que vamos cruzar. A balsa em São Geraldo faz uma divisão muito justa, carros primeiro e caminhões que esperem! A fila devia ter uns 30 caminhões, coitados. Ali eu lembrei de todos os fretes que já mandei fazer na vida! Foram poucos e mais simples, mas as vezes não pensamos que eles tem que passar por este tipo de coisa. A balsa colocou todos os carros e ainda couberam umas 4 carretas monstras! Fizemos amizade com os motoristas dos carros vizinhos perguntando sobre o melhor caminho, etc, e eles ficaram super empolgados com a nossa viagem. Alguns vieram de longe, 1400 km ou mais, mas quando ouviram a nossa história não acreditaram. Também, não é sempre que cruzam dois doidos viajando 1000dias por aí!

Com o lago cheio, a Usina de Tucuruí - PA está vertendo. Um espetáculo!

Já era noite, rodamos mais uns 120 km, cortando por Piraquê, pois o asfalto está mais novo. Que beleza que é voltar para um asfalto descente. Chegamos à nossa cidade dormitório, Araguaína. Já perceberam que quase todas as cidades aqui perto têm nomes parecidos? Araguaína, Araguanã, Araguatins, São Raimundo, São Geraldo, São Domingos, Santa Fé, Santa Isabel, de quem? Do Araguaia! É impressionante, assim fica até difícil decorar.

Chegando ao rio Araguaia e à Marabá - PA

Araguaína é uma cidade grande, em torno de 180 mil habitantes, a segunda maior cidade do Estado do Tocantins. Demos uma volta pela cidade de carro mesmo, procurando por hotel, os dois primeiros lotados, quem diria. Chegamos ao hotel e tudo o que queríamos era comer alguma coisa e dormir, afinal amanhã ainda temos mais estrada pela frente rumo ao Maranhão. Boa noite!

Errata: nas legendas das fotos em que vocês lêem “Rio Araguaia”, favor substituir por “Rio Tocantins.” Estamos providenciando a correção, são tantas emoções.

Brasil, Pará, Transamazônica, Tocantins, Araguaína, Tucuruí,

Veja mais posts sobre

Post anterior Chegando ao Rio Xingu, na Transamazônica - PA

Transamazônica - Um Mito

Post seguinte Carolina - MA e a Chapada das Mesas ao fundo, visto de Filadelfia - TO

Carolina

Blog do Rodrigo Caminhão em atoleiro da Transamazônica, na região de Novo Repartimento - PA

Da Transamazônica ao Tocantins

• 30/06/2016 | 09:37 por Carlos

Olá adorei o site, gostaria de saber se fizeram o percurso de Maraba para Santarem como está a estrada? fico no aguardo, obrigado.

• 27/12/2012 | 22:08 por Socorro fernandes

Meu Deussss....pesquisando a viagem de trem de S. Luis (Ma) a Marabá encontrei casualmente teu blog e não me contive em ler e me deliciar com essa aventura maravilhosa que estão fazendo, era tudo que eu queria da vida!!! Já não tenho idade para muitas coisas mas me arrisco, moro em Natal Rn ( ja conhecem? é linda) e sempre que posso ponho a mochila nas costas e me aventuro por ai... nosso Brasil é lindo! Sou louca por mar e mato, não foi a toa que fiz Biologia rssss. Parabéns pela coragem e qdo puderem venham conhecer nosso litora eu com certeza vou servir de cicerone. Um abraço

Olá Socorro! Para viajar não tem idade, não tem hora, como vc disse é só pegar a mochila e ir! Que bom que nos encontrou, espero que goste, temos muita estrada pela frente ainda! Nós conhecemos Natal durante esta viagem, adoramos! Espero voltar e te encontrar por aí! Bjos e boas viagens!

• 20/08/2011 | 05:29 por fernando fernandes

espero fazer este mesmo percurso em breve, estou em sao paulo e pretendo ir a novo repartimento em uma ecosport, espero nao ficar atolado. bjs.. a todos

Oi Fernando! Eu acho q vc passa tranquilo, só tenta escolher uma boa janela de tempo, sem chuva, é claro. Beijos!

• 20/08/2011 | 05:25 por fernando fernandes

espero fazer este mesmo percurso em breve, bjs.. a todos

Precisando de dicas é só avisar.

• 22/06/2011 | 15:41 por raimunda aves bezerra

essa viagem deve ter sido o melhor dos sonhos amei, só de pensar e vê tanta beleza. Isto É BRASIL. BOA SORTE.

Olá Raimunda! A viagem está sendo o mlehor dos sonhos mesmo! Ainda bem que é daqueles bem longos, ainda faltam pouco mais de 500dias! Bem vinda e obrigada! Beijos

• 03/06/2011 | 10:35 por valmisson

adorei seu blog.
    muito divertido e agradavel de se ver e se deliciar nas nossas regioes. bjus

Obrigada Valmisson! Temos muita estrada pela frente, espero ve-lo sempre por aqui. bjos