0 Lagoa Verde - Blog da Ana - 1000 dias

Lagoa Verde

Brasil, Maranhão, Atins

Chegando à linda Lagoa Verde, em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses - MA

Banho de piscina para acordar e logo o carro com o guia estava nos esperando para o passeio à Lagoa Verde. O Rodrigo havia conseguido uma negociação justamente por ter encontrado mais dois casais para se unirem ao grupo e estes quando chegaram ao Rancho do Buna e quiseram conhecê-lo. Acabaram todos deixando a pousada em que estavam e se mudaram para lá.

Vento cria curiosas linhas nas dunas na região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Partimos para o passeio, nós, Mel e Eduardo ainda um pouco ressacados da noite anterior e os nossos novos vizinhos de rancho. Mônica e Jackson, cariocas que vivem em São Paulo e Jame e Mariana, ele inglês e ela brasileira, que vivem em Londres. Aos poucos o grupo foi se entrosando e trocando informações. Jame é britânico e foi criado na África do Sul, tem um gosto por viagem e aventura parecido com o nosso, então logo já queria saber tudo sobre os 1000dias, roteiros e etc. Mariana é outra menina com uma história sensacional! Foi para Londres com 20 anos, lutadora, apostou em um sonho de fazer sua vida no exterior, passando todas as dificuldades imagináveis e hoje, formada em finanças, tem uma filhinha com Jame e trabalha em uma grande companhia na capital inglesa.

Grupo caminha por entre dunas da região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

É maravilhoso socializar com pessoas tão diferentes em um só lugar, dentro de uma Toyota no meio dos Lençóis Maranhenses. No caminho paramos no restaurante da Luzia e já fizemos nossos pedidos, a contra-gosto dos nossos guias, que queriam nos levar no Antônio, restaurante vizinho do irmão de Luzia. Nada contra Antônio, mas tuuuudo a favor dos camarões maravilhosos de sua irmã!

Almoço de despedida no restaurante da Luzia, no Canto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Seguimos para o nosso destino, a Lagoa Verde fica entre as dunas e lagoas há uns 18km de Atins, parte do trecho de carro e o outra parte vencida depois de uma hora de caminhada. Vamos entremeando as dunas, conversando e admirando a magnífica paisagem, ainda seca já que o período de chuvas está um pouco atrasado. Uma duna antes de chegarmos à Lagoa Verde, presenciamos a cena de um cabritinho recém nascido perdido, berrando ensandecidamente para encontrar a sua mãe. Ficamos todos apreensivos, tentando levá-lo ao seu encontro, mas logo a mãe apareceu! O encontro dos dois foi emocionante!

Cabra recém nascida corre para a sua mãe, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Cruzamos mais esta duna e entendemos exatamente o sentido de um oásis no deserto. A Lagoa Verde estava lá, imensa e cheia, é uma lagoa perene, ou seja, ela pode até variar de profundidade, mas nunca irá secar. Nadamos cruzando a lagoa de lado a lado, é impressionante como esta paisagem engana nas distâncias. Quanto mais nadávamos, mais distante parecia o nosso objetivo.

Banho refrescante na Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Outra curiosidade é que esta lagoa possui uns pequenos peixinhos que ficam nos beliscando. Como eles vieram parar aqui? Ao que tudo indica eles submergem dos lençóis freáticos! Eu nunca tinha ouvido falar nisso, mas mesmo as lagoas que secam no verão têm peixes, segundo nosso guia.

Chegando à linda Lagoa Verde, em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses - MA

A andança de volta tinha mais um incentivo, que era logo chegar ao oásis da Luzia para comer aquele camarão grelhado divino! Ela organizou um banquete para todos nós, salada, arroz, pirão, feijão e muuuuito camarão! Desta vez já havíamos pedido para o Zé, seu marido, deixar o coco bem geladinho à nossa espera. A rede para a siesta e a cocadinha deram um toque especial à nossa inesquecível experiência gastronômica no Atins.

Recolhendo lixo na trilha da Lagoa Verde, perto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Amanhã vamos embora, então já estávamos em clima de despedida desse lugar tão especial. Descemos antes da pousada para fazer uma caminhada pelo igarapé, acompanhados do Jame e da Mari, fomos até o rancho por uma trilha alternativa. Passamos o fim da tarde na piscina conversando e socializando até os dedos da mão ficarem enrugados. Alguns empolgados com a possibilidade de investir em terrenos aqui, outros trocando experiências de viagem, eu aproveitando para treinar um pouco meu inglês com Jame e o Rodrigo aproveitando para dormir. Depois de um dia de muitas atividades e socializações, uma noite tranquila no Rancho do Buna nos aguarda. Boa noite.

Caminhando por igarapé em Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Brasil, Maranhão, Atins, lagoas, Lençóis Maranhenses, Lagoa Verde, Camarão da Luzia, parque nacional, igarapé

Post anterior Lagoas começam a aparecer entre as dunas nos Lençóis Maranhenses - MA

Paisagens e Personagens dos Lençóis Maranhenses

Post seguinte Explorando campo de dunas em Vassouras, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA

Até mais, Lençóis!

Blog do Rodrigo Caminhada para a Lagoa Verde, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA