0 Kalinas, Creoles e Maroni - Blog da Ana - 1000 dias

Kalinas, Creoles e Maroni

Guiana Francesa, Saint Laurent, Yalimopo

Entrada da antiga prisão em St. Laurent, na Guiana Francesa

Hoje nos aproximamos da fronteira com o Suriname, ou seja, do fim da nossa viagem pela Guiana Francesa. Despedi-me de Yalimopo com uma sensação horrível de estar deixando para trás um lugar que merecia muito mais do que 1 ou 2 dias. Vivenciar a cultura kalina sem dúvida seria uma experiência maravilhosa, mas para isso mais 2 ou 4 dias não iam fazer nem cócegas. Primeiro por que eu não falo francês, embora entenda e arranhe umas três frases, não sou capaz de me comunicar com fluência. A segunda língua que eu poderia tentar é o próprio kalina, mas acho que ficaria só na tentativa, rs! Fiquei muito curiosa sobre a música, o artesanato, a sabedoria em torno da natureza, rios, mar, tartarugas e os festivais, enfim, tudo o que rodeia esta etnia indígena que chegou aqui nas Américas muito antes de nós. Eu me sinto totalmente brasileira, sul-americana, mas não posso querer ganhar deles nessa.

Com o Silvan, em Yalimopo, na Guiana Francesa

Durante o café da manhã conseguimos conversar um pouco mais com o Silvan, o gerente da pousada onde ficamos hospedados. Ele é um kalina (lê-se kaliná), nos contou mais sobre os animais que vivem ali, os projetos que desenvolvem para a proteção da fauna e flora e educação ambiental da comunidade. Conseguimos gravar um depoimento dele para o Soy loco por ti América, em francês! Muito bacana, pelo menos levaremos conosco uma lembrança mais roots aqui da Guiana Francesa, algo que me parece realmente mais genuíno e que sempre me lembrará que devo voltar.

A estrada de Yalimopo para Saint Laurent du Maroni é mais movimentada, passamos por diversos vilarejos e inclusive na entrada da Comunidade do Laos chamada Javouhey, em homenagem à freira francesa que os trouxe para cá. Como já havíamos conhecido sua prima-irmã, Cacao, seguimos para a fronteira. Chegamos a St. Laurent com chuva, conseguimos reservar uma vaga no Hotel Star e logo fomos nos informar da balsa que nos atravessará amanhã para o Suriname. Novamente chegamos àquele clima de cidade fronteiriça e portuária, muita pobreza, lixo nas ruas, pessoas zanzando de um lado para o outro em águas internacionais. Na cidade já vemos que nossos próximos dias serão mais trabalhosos para nos comunicarmos, o holandês e o sranan tongo estão em todas as rodas de conversas nos bares e mercados.

Igreja em St. Laurent, na Guiana Francesa

Aproveitamos a chuva para dar uma volta de carro e fomos até a cidade vizinha, há 16km dali, St Jean du Maroni. À margem do rio a vila fica em torno de uma base militar, possuía um zoológico que queríamos visitar, mas descobrimos que foi fechado. Encontramos um restaurante simpático à beira do Rio Maroni onde almoçamos defronte ao nosso próximo país.

St. Jean, região de St. Laurent du Maroni, na Guiana Francesa. O outro lado do rio é o Suriname

Foi ali também que recebemos a notícia de um dos piores desastres naturais já acontecidos nos últimos tempos, o terremoto seguido pelo tsunami no Japão. 8,9 pontos na escala Richter é de chorar em alemão! Eu fiquei paralisada em frente à TV vendo aquelas cenas terríveis de destruição que acabavam de chegar à TV Francesa. Chorei, impossível não chorar e instantaneamente começar a rezar por aqueles que ainda poderiam estar vivos em algum lugar no meio daquela confusão. Infelizmente, além disso, não há mais o que eu poderia fazer naquele momento.

Ouvindo as notícias do terremoto e tsunami no Japão (em St. Jean, região de St. Laurent du Maroni, na Guiana Francesa)

Voltamos à St Laurent, nos instalamos no hotel e depois de outra rodada de chuva, #prayingforjapan, seguimos para um lugar que iria nos apresentar mais algumas décadas de tristezas e histórias gravadas em suas paredes. St Laurent du Maroni começou a ser construída nos idos de 1860 e foi a maior colônia penal da Guiana Francesa. A colônia foi ficando tão absurdamente populada que, tempos mais tarde, se tornou uma cidade, com direito à uma prefeitura especial. Os presos do Camp de La Transportation eram divididos em 3 níveis, o terceiro eram os presos novatos, com menos de dois anos de casa, eles eram responsáveis pelo trabalho pesado, basicamente cortar madeira no meio da floresta para abastecer a cidade.

Ruínas da antiga prisão em St. Laurent, na Guiana Francesa

O segundo já podia trabalhar em serviços menos pesados, como a manutenção da cidade. Os presidiários do primeiro escalão já poderiam aspirar trabalhos melhores, como empregados nas casas da comunidade e até enfermaria, o que também facilitava muito as tentativas de fuga. Só depois da Segunda Guerra Mundial é que foi decretado o fim dos Bagnes (prisões em francês), demorando ainda quase 10 anos para os últimos “transportados” serem devolvidos à terra natal com a ajuda do Exército da Salvação Francês. Hoje estes prédios estão sendo restaurados, em um deles funciona uma biblioteca municipal e em outros, oficinas de teatro para a comunidade.

Estátua representando prisioneiro desenganado, em St. Laurent, na Guiana Francesa

À noite conseguimos reencontrar a nossa amiga lá de Algodoal, Marjorie. Francesa que mora aqui em St Laurent há 4 anos, Marjorie está se preparando para retornar à França. Fomos jantar em um restaurante de comida creole, onde o principal atrativo são as carnes de caça, permitida em diferentes níveis aqui na Guiana Francesa. Alguns animais podem ser caçados apenas para subsistência e outros têm permissão inclusive para a comercialização. Nós provamos a carne de tatu, parecida com a carne de porco. Só é estranho, pois vem com casca e tudo, aquela carapaça toda de bolinhas que vemos por fora. O Rodrigo provou uma carne de um roedor, tipo uma cotia, acho que gostou, pois comeu o prato inteirinho.
Esticamos a noite em um barzinho creole na vizinhança mais pobre, à beira do Rio Maroni. Marjorie nos contou suas experiências com a população aqui na região. Ela é psicóloga e atende pessoas das mais diferentes culturas que habitam a região. Homens e mulheres franceses, creoles, indígenas, surinameses que enfrentam as dificuldades de um país (ou departamento) em que as culturas tão diferentes. Coisas que parecem simples, como por exemplo, o de pessoas que imigraram para cá há mais de 20 anos e não falam uma palavra em francês, assim como seus filhos, que por sua vez acabam não conseguindo acompanhar a escola. Ou então os índios, que são tão adaptáveis que estão perdendo sua cultura, língua e tradições. Todos eles convivem lado a lado, porém com pouca interação entre os grupos. O que para nós viajantes é uma riqueza imensa, na prática é um problema social difícil de ser resolvido. Como preservar estas culturas tão distintas, suas línguas e costumes e ainda assim criar uma identidade única para o país? É uma questão que só o tempo poderá responder.

Pequena praia em St. Laurent, na Guiana Francesa

Guiana Francesa, Saint Laurent, Yalimopo, índios, amerindians, Chez Judith & Denis, Saint Laurent du Maroni, Camp de La Transportation, presídio, bagne

Veja mais posts sobre índios

Post anterior Praia de  Yalimapo, região de Mana, na Guiana Francesa, fronteira com Suriname

Awala-Yalimopo

Post seguinte Barco Gabrielle, que faz a travessia entre a Guiana Francesa e o Suriname