Goiás Velho à Rio Verde - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribbean Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Peru Há 2 anos: Estados Unidos

Goiás Velho à Rio Verde

Brasil, Goiás, Rio Verde, Goiás Velho

Igreja em Goiás Velho - GO

Igreja em Goiás Velho - GO


A cidade de Goiás Velho, foi criada em 1727 quando se chamava Arraial de Santana. Passou a ser chapada Vila de Boa Goiás e em 1748 assumiu o atual nome e a capital do novo estado do Goiás. Bandeirantes paulistas encontraram as minas de ouro e exterminaram os índios que viviam na região das reservas auríferas. As jazidas se acabaram no final do século XVIII e só entre as décadas de 30 e 40 foi que a cidade deixou de ser a sede administrativa e política, quando assumiu Goiânia.

Casario antigo em Goiás Velho - GO

Casario antigo em Goiás Velho - GO


Arquitetura colonial impecavelmente preservada lhes rendeu o título de Patrimônio Histórico Mundial. Goiás Velho tem um charme, lá nos encontrarmos com a rotina comum de seus moradores, trabalhadores e crianças jogando futebol na praça (de quase 300 anos!), senhores na praça do coreto, vivendo a vida como ela é. Estas cenas já não são tão comuns e naturais em Pirenópolis, já alterada pelo turismo. Nesta época, todos os anos acontece o FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, este ano será na semana de 14 a 19 de Junho. É um grande acontecimento que reúne grandes cineastas e ambientalistas engajados em disseminar sua arte e consciência.

Grande praça em Goiás Velho - GO

Grande praça em Goiás Velho - GO


A cidade possui diversas atrações, igrejas, museus e a casa de Cora Coralina, grande poetisa brasileira. Infelizmente estava tudo fechado no dia internacional do “não turismo”, segunda-feira. Tudo bem, aproveitamos os outdoors da cidade, andamos pelas ruas e pela praça onde ficava o Palácio do Governo e a Praça do Coreto. Lá encontrei um artigo luxo que estava em falta no nosso roteiro: um bom salão de beleza. Encurtei o meu passeio, afinal, também sou filha de Deus e estava precisando de uma horinha de menina.
Lá provamos também o famoso e tradicional Empadão Goiano. Feito de batata, palmito, carnes variadas como frango, carne de porco, boi, lingüiça e um tempero levemente apimentado. Uma delícia!

O delicioso empadão, comida típica em Goiás Velho - GO

O delicioso empadão, comida típica em Goiás Velho - GO


O nosso caminho de Goiás Velho e Rio Verde cortava por dentro do estado, usando apenas estradas estaduais, algumas mais esburacadas, outras com pontes em reforma ou em construção. Foram em torno de 4 horas de viagem e no último trecho tivemos que desviar na estrada de nada mais nada menos que um tamanduá bandeira! Maravilhoso, ele cruzou a estrada e parou próximo ao acostamento tranquilamente, comendo suas formiguinhas. Já estava escuro, por isso não conseguimos fotografar, mas a cena ficará sempre na memória.

A famosa Serra Dourada, região de Goiás Velho - GO

A famosa Serra Dourada, região de Goiás Velho - GO


Chegamos a Rio Verde eram 20h30, direto para o Bar e Restaurante Capim Cidreira, encontrar Chico, nosso primo companheiro da Chapada dos Veadeiros e Nando, também primo, que foi nosso anfitrião quando passamos por Goiânia. Música caipira raiz, escondidinho, cervejinha e um bom papo, o senhor deseja mais alguma coisa?

O Nando e o Chico nos recepcionaram em Rio Verde - GO

O Nando e o Chico nos recepcionaram em Rio Verde - GO

Brasil, Goiás, Rio Verde, Goiás Velho, Cidade de Goiás

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Preparação para a Folia do Divino, em Pirenópolis - GO

Pirenópolis e Cavalhadas

Post seguinte Paisagem colorida na área rural em Rio Verde - GO

Fazenda em Rio Verde

Blog do Rodrigo A charmosa Goiás Velho - GO

Passando por Goiás Velho

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet