0 De Santo Antônio ao Pelourinho - Blog da Ana - 1000 dias

De Santo Antônio ao Pelourinho

Brasil, Bahia, Salvador

Arte nas ruas de Santo Antônio, em Salvador - BA

Destino preferencial dos brasileiros, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, Salvador oferece opções para todos os gostos. Desde o turismo histórico em suas diversas igrejas e prédios históricos, cultural, não só em museus maravilhosos como o MAM e Jorge Amado, como também musical e com um olhar muito especial para a cultura negra. Além disso ainda possui todas as belezas naturais ao seu redor, a Baía de Todos os Santos, Praia de Itapoã, orla Barra-Ondina e as praias do norte.

O Farol da Barra, em Salvador - BA

Dia de turismo nos pontos mais conhecidos de Salvador: Pelourinho e arredores. Sempre lotados de turistas dos quatro cantos do mundo, pegamos uma dica especial com nossas anfitriãs baianas e procuramos o mais alternativo dentro dos caminhos mais conhecidos de Salvador. Por isso começamos nossa caminhada no Centro Histórico a partir do Forte de Santo Antônio do Além do Carmo, também conhecido como Forte da Capoeira. Um centro de pesquisa e memória da capoeira no Brasil, lá 7 grupos de capoeira oferecem aulas e realizam apresentações no início da noite, com a bela vista para a baía.

O Forte da Capoeira em Salvador - BA

Caminhamos pela Rua Direita de Santo Antônio, um bairro histórico que ainda não foi dominado pelo turismo e lojinhas como o Pelourinho. Ainda encontramos as senhorinhas na janela, vendo a vida passar como há 50 anos.

Arte nas ruas de Santo Antônio, em Salvador - BA

Algumas casas antigas já reformadas se tornaram pousadas com uma bela vista para a baía. Soubemos que ali mesmo o Grupo Iguatemi já comprou mais de 30 casas para reformar e fazer uma galeria de rua com lojas bacanas, visando atrair os turistas mais abonados.

Almoçando em uma das pousadas em Santo Antônio, em Salvador - BA

Almoçamos em um desses hotéis com a bela vista e fomos em direção ao Pelourinho, passando pela Cruz do Pascoal em direção ao Carmo e os antigos Convento e Igreja Carmelitas, forte da resistência holandesa no século XVII. Hoje o Convento se transformou em um hotel 5 estrelas e em um museu que está sendo restaurado. Descemos pela ladeira do Carmo e conferimos a famosa escadaria onde foi filmado “O Pagador de Promessas” e pela imponente Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, embora esteja em estado de abandono ainda se destaca em meio a tantas construções antigas e históricas.

A famosa Escadaria do Carmo, do filme 'O Pagador de Promessas', em Salvador - BA

A famosa Escadaria do Carmo, do filme "O Pagador de Promessas", em Salvador - BA

Subindo a ladeira para o Largo do Pelourinho sempre bate aquela emoção, o lugar tem uma presença e uma energia muito boa. Logo lembrei das cenas famosas ali filmadas, da vez que estive aqui no carnaval de 1999, das marchinhas de carnaval, do Olodum tocando com o Micheal Jackson... arrepia!

Ladeira do Carmo e subida do Pelourinho, em Salvador - BA

Compramos uma pilha na porta em que Micheal saía no clipe, até ganhei uma foto na sacada de Micheal por ter adquirido um produto na lojinha! Ali estava passando o clipe e confesso que eu fiquei arrepiada, o cara era estranho, pedófilo, mas era um gênio da música pop.

A casa do clipe de Michael Jackson no Pelourinho, em Salvador - BA

Continuamos andando e chegamos à Praça Terreiro de Jesus, também famosa por suas construções da Ordem Terceira Franciscana e restaurantes típicos. Não poderíamos deixar de ter a vista panorâmica do Cruzeiro de São Francisco para o Mercado Modelo , o monumento à Bunda da Baiana e o Elevador Lacerda.

Monumento na Cidade Alta, em Salvador - BA

Elevador Lacerda visto da Cidade Alta, em Salvador - BA

Descemos no Elevador Lacerda, elevador hidráulico que une a cidade alta à cidade baixa e percorremos as bancas de renda, instrumentos musicais e temperos da terra no Mercado Modelo.

Mercado Modelo, em Salvador - BA

Retornamos ao Forte da Capoeira no final da tarde para ver o belíssimo pôr-do-sol na baía e tentar ainda ver alguma apresentação de capoeira. Cedo demais, a roda de capoeira da angola começaria só as 19h, por isso decidimos voltar para casa mais cedo. Não sei se foi a melhor escolha, pois ficamos quase 1h30 no trânsito entre Santo Antônio e Pituaçú, é Salvador cresceu e muito! Fechamos o dia em casa, colocando os em dia os assuntos dos 10 últimos com Monica em um delicioso jantar caseiro. Desse jeito não vou querer ir embora dessa terra é nunca!

Admirando o pôr-do-sol em Salvador - BA

Brasil, Bahia, Salvador, Pelourinho, Elevador Lacerda, Santo Antônio do Carmo, Carmo, Mercado Modelo

Post anterior Com a Mônica e a Livia em Salvador - BA

• 17/06/2019 | 22:35 por Gil

Que gata!

• 27/07/2014 | 14:24 por Glauber

A tempos venho ver tudo isso aqui postado.

Obrigada Glauber! Espero que continue voltando, estamos sempre trabalhando para melhores informações e serviços. =) Abraços!

• 09/12/2013 | 21:03 por edsonlhorran

Pedófilo? Você é uma louca!

• 06/07/2012 | 21:50 por Celya

Nossa Salvador é muito lindo neh eu estive ai mês passado gostei demais.
    Agora vendo suas fotos vi que algumas foram tiradas nos mesmos lugares que fui também.

Oi Celya! Salvador é demais, podemos ir à cidade 10 vezes e ainda teremos que voltar aos mesmos lugares!

• 26/11/2010 | 09:09 por Juliana Neitzke

Olá Ana linda!
    Que saudades ;)
    Por aqui tudo bem, graças a Deus, com novidades na empresa e carro novo da Ju. FERA
    Excelente final de semana por aí, isto é, tem alguma diferença pra vocês se é sábado ou segunda feira, por exemplo? Hahauhaha
    Hoje vou encontrar a Van e certamente vamos falar e lembrar de vocês ;)
    Fiquem com Deus e nos falamos.
    WOOHOO
    Super beijos

Ju!!! Eu estava falando de vc esses ultimos dias... que saudades guria! Ficamos quase 10 dias sem contato, internet e telefone aqui na Chapada. Estou morreeeendo de saudades, quase 250 dias de estrada, td ótimo, mas a saudade bate forte mesmo! Vamos nos falar, tel ou skype, quero saber tudo! Manda um beijão pra Ju e pra Van!
    Beijos!

• 16/11/2010 | 16:25 por Teté (http://escapismogenuino.wordpress.com)

qual foi a pousada que vocês almoçaram, gostei do lugar, na proxima ida a SSA preciso ir la!

Oi Teté, almoçamos na Pousada Santo Antônio (http://www.hotel-santoantonio.com/portugues/pousada.htm). Provamos o filé mignon e o risoto de tomate e ervas, divinos e com vista para o mar! =)
    Bjos!

• 14/11/2010 | 20:08 por Mario Sergio Silveira

Oi filha, que legal Salvador. Preciso saber o seu roteiro para programar uma viajem. Por exemplo, natal e ano novo, janeiro, onde estarão?

Oi pai! Estamos montando o cronograma até o natal e reveillón para te dar exatamente por onde estaremos. Vamos nos falando, saudades! Bjs