0 De Ilha em Ilha - Blog da Ana - 1000 dias

De Ilha em Ilha - Blog da Ana - 1000 dias

De Ilha em Ilha

Brasil, Pará, Algodoal

Nascer-do-sol na viagem de volta da Ilha de Lençóis para Apicum Açu, nas Reentrâncias Maranhenses - MA

Às quatro e meia da manhã todos deviam estar no barco, a maré estava começando a subir e vamos junto com ela até Apicum Açu. Demorou um pouco mais do que o previsto, pois com a maré baixa o barco ainda estava deitado sobre a areia. Enquanto as pessoas chegavam e iam se acomodando, íamos acompanhando a água subir na expectativa de quando ela conseguiria ser mais forte do que todo aquele peso que estava sobre ela. Eram famílias inteiras, avós, mães, bebês, jovens meninas a caminho de mais uma semana de aula em Apicum, já que aqui na ilha a escola vai até o ensino fundamental.

Barco lotado na viagem de volta da Ilha de Lençóis para Apicum Açu, nas Reentrâncias Maranhenses - MA

Conhecemos no barco também o pessoal do ICM Bio que faz a gestão da Reserva e discute algumas soluções junto da comunidade para que o principal objetivo da Reserva Natural Extrativista seja cumprido, manter a cultura e o modo de vida desta vila de pescadores. A discussão passa desde a definição se deve ou não haver o uso do som na comunidade, às vezes feito de forma exagerada, até a avaliação de como será a exploração turística na ilha. O turismo é sempre uma faca de dois gumes, ele pode ser uma boa fonte de renda para os ilhéus, mas pode também distanciá-los dos seus antigos costumes e atividades. A Reserva é recente, está em processo de estruturação, plano de manejo, etc. Assim o que está se desenhando para o seu desenvolvimento é o turismo de base comunitária, onde as pousadas devem ser apenas de nativos da ilha, em forma de pousadas familiares, como a Pousada do Hélio, onde ficamos.

Arco-íris na viagem de volta da Ilha de Lençóis para Apicum Açu, nas Reentrâncias Maranhenses - MA

É muito bom encontrar ainda lugares como Lençóis, onde podemos aproveitar as coisas simples da vida da forma mais intensa e verdadeira possível, mas para isso ele tem que ser mantido assim, exatamente como está.

As nossas conhecidas casas de pescador, na viagem de volta da Ilha de Lençóis para Apicum Açu, nas Reentrâncias Maranhenses - MA

Foram 4 horas no barco, acompanhando o nascer do sol e aproveitando cada minuto para se despedir desse lugar mágico. Passamos pelos ranchos de pescadores no meio da baia, ilhas, mangues e quando a realidade de Apicum Açu estava começando a bater na porta, os guarás deram o ar da graça, apenas para nos lembrar que eles existem sim!

Revoada de guarás-vermelhos em Apicum Açu, nas Reentrâncias Maranhenses - MA

Fizemos uma longa viagem de carro durante o dia de hoje, em torno de 600km entre as Reentrâncias Maranhenses e a cidade de Marudá, no litoral do Pará. De um porto para outro, pois hoje estamos de ilha em ilha, de Lençóis para Algodoal.

Fronteira entre Maranhão e Pará. Estamos longe!

Deu tudo muito certo, chegamos lá as 17h20 e descobrimos que a última barca sairia para Algodoal dali 10 minutos. Chegamos a tempo no trapiche e ainda tivemos tempo de tomar a nossa primeira Cerpa, já que tínhamos que esperar a maré subir para o barco sair. Conhecemos duas francesas, Elza e Marjorie, elas moram na Guiana Francesa, parece que as coisas estão confluindo para que a nossa entrada lá dê certo.

Pôr-do-sol em Marudá, na travessia de barco para Algodoal - PA

A travessia foi tranquila, mais uma vez o barco demorou a sair esperando a maré subir para tirá-lo do chão. Estamos começando a nos acostumar com o tempo das coisas por aqui, no final tudo se encaixa. Chegamos lá no início da noite e com a ajuda do Neguinho, paraense que mora em Algodoal há 25 anos, decidimos ficar na pousada Marhesias. Estávamos devidamente instalados e mortos de fome, pois passamos o dia na estrada e não almoçamos. Foi o peixinho delicioso da Dona Ilza e agora uma boa noite de sono para voltarmos às explorações, mas agora no Pará!

Maré seca entre Marudá e Algodoal - PA

Brasil, Pará, Algodoal, Marudá

Post anterior Mangue seco e lagoas na praia do Farol de São João, nas Reentrâncias Maranhenses - MA

Farol de São João

Post seguinte Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

A lenda, a praia e a lagoa da Princesa

Blog do Rodrigo Fronteira entre Maranhão e Pará. Estamos longe!