0 Cachoeiras do Prata - Blog da Ana - 1000 dias

Cachoeiras do Prata

Brasil, Goiás, Cavalcante

Cachoeira Rei da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

As Cachoeiras do Prata são um grupo de 9 cachoeiras e incontáveis quedas d´água, corredeiras e poços de águas verdes cristalinas no meio do cerrado. Um programa que, dependendo do preparo e da disposição, pode durar o dia inteiro, subindo o rio e explorando cada canto deste paraíso.

Caminhando no rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

O Complexo das Cachoeiras do Prata tem acesso pela estada que vai ao Vão do Moleque, aproximadamente 60km de Cavalcante. A estrada de terra está boa, poucos buracos e algumas pontezinhas em curvas meio capciosas. As vistas da estrada são lindas, principalmente do mirante que fica logo no início da viagem. Hoje, finalmente, retiraram o cavalo morto que estava há 3 dias na beira da estrada, fedendo até! Na ida ainda encontramos eles, nem os urubus o queriam mais.

Mirante para o canyon da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

A entrada do Prata foi alterada recentemente, a placa leva a uma estrada que está fechada por uma cerca de arame. A propriedade foi vendida recentemente e os novos donos alteraram a entrada, mas ainda não alteraram as placas. Seguindo mais uns 800m está uma outra entrada a direita, por onde logo encontramos a casinha do Seu Jerulino e da Dona Geni, pagamos nossa entrada (5,00 por pessoa) e já encomendamos uma comidinha caseira, feita no fogão à lenha para o final do passeio.

Belo fogão à lenha, na casa onde almoçamos no Rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Zé Pedrão conhece bem a região e pelo horário que chegamos lá nos indicou descermos primeiro nas 4 cachoeiras “de baixo”, maiores e mais bonitas e depois voltarmos às cachoeiras de cima. A estrada dentro da fazenda tem trechos bem conservados e cascalhados, cortando o cerrado, dentre montanhas e pequenos vales. No caminho encontramos uma plantação natural de arnicas, eu nunca tinha visto fora do pote, elas parecem pinheirinhos de natal, lindas.

Fiona nos leva para as cachoeiras do Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Paramos com o carro quando a estrada ficou impraticável, a Fiona já tinha andado demais, era nossa vez de fazer exercícios. Uma hora de caminhada, acompanhados de mutucas, os meninos não precisavam se preocupar, pois eu era o repelente natural das mutucas para eles. Matei pelo menos umas 30 junto com o Zé Pedrão.

Banho de cachoeira no rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Finalmente chegamos à primeira das quatro cachoeiras, só ela já vale todo o passeio. O Rei do Prata possui um lago imenso de águas verdinhas e uma queda de água de uns 30m que começa por um túnel lotado de andorinhas. Chegamos pelo alto, onde o Rodrigo já queria pular, doido de pedra. Nem demos muito tempo dele empolgar com a ideia, larguei um “nem pensar!!!” e descemos. A cachoeira é belíssima, água deliciosa.

Andorinhões, sempre em casais, no vão da Cachoeira Rei da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Continuamos o cânion e logo encontramos outras cachoeiras a segunda está começando a ser batizada de “Rainha”, mas não sei se o nome já pegou. O ponto alto é a vista do alto da quarta cachoeira, do Urubu, com mais de 100m, do cânion e do vale do Rio Prata, com chapadas imensas e cerrados floridos.

Canyon do Rio da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Apertamos o passo na caminhada de volta e perto da Fiona, vimos a quinta cachoeira que é mais uma queda d´água com poços gostosos de banhar. Voltamos um trecho de carro e no alto, passamos por outras 4 cachoeiras. Demos uma última “banhada” no poço da terceira cachoeira, gelada e revigorante.

Belo poço no rio da Prata,na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Terminamos o dia com um almoço delicioso na casa da Dona Cida e voltamos os 50km ouvindo histórias do Zé Pedrão, boas lembranças de Cavalcante.

Brasil, Goiás, Cavalcante, cachoeira, parque nacional, Prata, Chapada dos Veadeiros

Post anterior Sobre a bela Ponte de Pedra, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Ponte de Pedra

Post seguinte As muitas cachoeiras do Rio do Couro, na Chapada dos Veadeiros, região de Alto Paraíso - GO

Alto Paraíso e os Couros

Blog do Rodrigo Cachoeira Rei da Prata, na Chapada dos Veadeiros, região de Cavalcante - GO

Nas Cachoeiras do Prata

• 20/06/2015 | 18:01 por Fabio Santos

Olá Ana,

Você teria o contato do Zé do Pedrão?

Obrigado.

• 28/12/2014 | 00:08 por Amanda Bortoletto

Olá, Ana. Tudo bem?

Você fez um pacote para visitar a chapada dos veadeiros ou fez tudo por conta? Sou de São Paulo Capital e achei alguns, mas não sei se são confiáveis.

Obrigada.

Amanda, desculpe a demora no retorno... mas se ainda vale a resposta, gostamos de viajar sempre independentes, os pacotes te travam. Indo até Alto Paraíso você pode contratar guias que te levem as melhores cachoeiras =) Já de BSB para lá rola ir de onibus, alugar um carro ou até uma carona em varios destes grupos e sites de carona, varios brasilienses vão e se disponibilizam para dividir gasolina. Boa viagem! Bjs

• 30/10/2012 | 11:09 por rozi

que cachoeira maravilhosa viu,trabalho muito com turismo e nunca tinha visto uma cachoeira tao linda como essa,vou ter que fazer um especial pra la. mande-me por favor as cordenadas de como chegar ate ai e se ouver algum a ser pago para chegar ate as cachoriras.
    obrigada.

Olá Rozi!
    A Cachoeira do Prata fica na Chapada dos Veadeiros, a 60km de Cavalcante - Goiás. Para chegar lá tem que ter um carro 4 x 4 e um bom guia, que pode ser contratado em Cavalcante mesmo, o Zé Pedrão foi ótimo. Aí é só ter disposição e aproveitar a caminhada e natureza linda da chapada!
    Boa viagem!
    Bjs!

• 15/06/2011 | 22:50 por clenilça alves da silva(cleo)

boa noite queridos .Ana olha que eu adorei a ideia eim!!!!bem pensado valeu !!!!

Verdade Cleo, é sempre bom estarmos de olho! =)))

• 11/06/2011 | 13:32 por Joca Oeiras

Querida Ana:

Hoje nós estaremos comemorando, aqui no Cine Teatro Oeiras, a partir das 20:30h os 5 anos do Portal do Sertão. Na ocasião, vou, finalmente, promover o lançamento do livro aqui em Oeiras. Você e seu primoroso texto serão citados por mim durante o evento.

beijos e abraços saudosos
    do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca!!! que ótimo ter notícias suas! Como foi a comemoração do aniversário e o lançamento do livro!? Uma honra participar, mesmo que distante, deste evento! Nos mande notícias e fotos para contarmoso aqui ao pessoal como foi. Saudades! Beijos

• 08/06/2011 | 22:41 por clenilça alves da silva(cleo)

boa noite meus aventureiros que belas imagens e realmente contagiante,que DEUS os abençoe,thau.

Oi Cleo! A chapada dos veadeiros é maravilhosa! E veja uqe volta e meia tem passagens aéreas em promoção para Brasília no final de semana, quem sabe não rola uma viagem pra lá!? Beijos!!!