0 Atacama! - Blog da Ana - 1000 dias

Atacama!

Argentina, Susques, Chile, San Pedro de Atacama

Lindas lagoas na puna chilena, a caminho de San Pedro de Atacama

Acordamos e o sol ainda estava nascendo. Tínhamos que pegar a estrada cedo, pois tínhamos mais quase 2 horas até a fronteira. Tomamos um café da manhã, juntamos nossa mudança e pegamos estrada. Uma coisa impressionante é que estamos na Cordilheira dos Andes e as estradas são majoritariamente retas! São retas intermináveis e que sobem lentamente e quando vemos já estamos a quase 5000m.

A linda paisagem do Paso de Jama, ntre Argentina e Chile

Dirigindo entre altos e baixos passamos por mais um salar, mais uma prova de que toda esta região um dia foi mar e hoje se tornou um imenso lago de sal. Infelizmente não pudemos aproveitar muito neste trecho, a prioridade hoje é cruzar a fronteira e chegar finalmente à São Pedro do Atacama.

Mais um salar no caminho para o Paso de Jama, fronteira da Argentina com o Chile

A temperatura estava variando entre -8°C em Susques (coitada da Fiona, quase congelou) e chegou a ficar em -4°C na estrada. Chegamos à fronteira entre a Argentina e o Chile a 4400m e -9°C. Tinha uma fila de uns 5 carros na nossa frente, inclusive um grupo de motociclistas argentinos. Todos já haviam passado pela imigração e aduana argentina e esperavam a hora em que abririam a fronteira, exatamente às 10h30.

A Fiona enfrenta seu frio recorde, pouco antes de chegar ao Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile

Enquanto esperava eu tentava colocar o mapa do Chile no nosso GPS, mas algo aconteceu que agora não tenho nem o mapa, nem o Map Source, programa da Garmin, no meu computador. Deu algum erro e ele se recusa a iniciar o programa... maravilha!

No Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile, a 4.400 metros de altitude

Eram exatamente 10h30 quando a fronteira foi aberta e finalmente pudemos andar. Andamos por quase uma hora, passamos por um outro salar maravilhoso e logo fomos parados pelos carabineiros chilenos. Se formou uma fila imensa atrás de nós, dezenas de carros e principalmente caminhões, todos foram parados, tiveram seus documentos revisados pelos policiais e tinham que ficar ali esperando algo acontecer.

Trator limpa a estrada entre o Paso de Jama e San Pedro de Atacama, no Chile

Nós, marinheiros de primeira viagem, esperamos sem entender bulhufas, mas não íamos criar caso com a polícia de fronteira. Eis que passa por nós um grande grupo de carros na direção contrária e logo em seguida parte o comboio. A partir daqui todos seguimos atrás dos carabineiros chilenos, que além de organizarem o trânsito em uma pista, estão primando pela segurança de todos, já que em vários trechos a neve estava alta e as máquinas ainda estavam trabalhando.

Nosso primeiro salar no Chile, a caminho de San Pedro de Atacama

Pacientemente chegamos aos 4750m, segundo o GPS da Fiona. Montanhas e lagos maravilhosos, vicuñas e muita neve depois, começamos a avistar um horizonte ao longe. Uma imensa planície terracota. Sim, é ele... o Deserto do Atacama!

Lhamas ao pé de um vulcão extinto nos observam, a caminho de San Pedro de Atacama

Nos despedimos de nossa escolta e abestalhados começamos a descida em direção à São Pedro. A descida mais longa e reta que já vimos em nossas vidas! Saímos dos 4500m para os 2500msnm, em 25km de estrada reta até a cidade de São Pedro. A mudança de paisagens foi impactante e sem dúvida o melhor “boas vindas” que poderíamos ter recebido.

A primeira visão do deserto do Atacama, 2 mil metros abaixo de nós, no Chile

Argentina, Susques, Chile, San Pedro de Atacama,

Veja mais posts sobre

Post anterior Salinas Grandes, próximo ao Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile

À JAMA!

Post seguinte Magnífica lua cheia no Valle de la Luna, em San Pedro de Atacama - Chile

Valle de La Luna

Blog do Rodrigo Magnífica lua cheia no Valle de la Luna, em San Pedro de Atacama - Chile

Sol e Lua no Atacama

• 17/06/2012 | 17:12 por Marcos

Legal galera. Já fiz essa viagem de carro também. Com uma turma de 13 pessoas. Foi muito legal. Nós fomos até Ayacucho, Peru em uma viagem missionária. Foi a melhor experiência da minha vida. Valeu muito a pena. Nós fomos pelo Chile e voltamos pelo Acre. foi muito bom. Queria ir mais duas vezes pra esse lugar. Uma vez de moto e outra para levar a familia. Se alguem for de moto, sou parceiro pra ir, se me convidarem ficarei muito feliz. Bendiciones, Marcos.

Oi Marcos! Vamos passar ainda pelo trecho do Acre, se quiser acompanhar a gente de moto é bem vindo! Obrigada! Abs!

• 23/08/2011 | 10:01 por Marcelo Carneiro

O Chile deve ser uma experiência única.

Eu reclamando do frio aqui e vejo -9 graus na Fiona, mas tudo compensa com aquelas fotos ali. Meu Deus.

Gente, estão correndo as coisas aqui e hoje eu mando um e-mail pra vocês a tarde.

Deus abençoe vocês. Falamos!

Verdade Marcelo, as belezas do Chile são mto diferentes das que estamos acostumados, por isso são ainda mais marcantes! O frio é punk, mas aos piucos vamos acostumando =) Aguardamos o email, bjs!

• 21/08/2011 | 00:06 por lalau

Vocês estão muito sumidos! Já se passou uma semana desde esse último post. Onde estarão? beijos, saudades

Oi Lalau! Semana intensa, muita estrada e nada de internet!!! Chegamos ontem à noite em Iquique, estamos em frente ao Oceano Pacífico! Estamos trabalhando para colocar as notícias em dia! Beijos, Saudades! =)

• 20/08/2011 | 00:10 por mario sergio silveira

Belíssimas fotos filha, que viagem linda. Enquanto a Fiona sofre voces se divertem. Abraços e beijos, te amo.

A Fiona tá é se divertindo de montão! hahaha! E a gente cuida bem direitinho dela... prego feio! Bjoos