0 A Verdadeira Jamaica! - Blog da Ana - 1000 dias

A Verdadeira Jamaica!

Jamaica, Port Antonio

Boteco colorido na praia de Winnifred, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Sábado cedo, acordamos em Port Antonio e descemos para o delicioso café da manhã servido na varanda da casa da Sra Lidia. Ela já estava pronta para ir à missa, com a sua belíssima roupa em estilo africano que sua filha comprou nos Estados Unidos.

A mui simpática Lidia, dona da nossa Guest House, pronta para ir à missa em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Eu me despedi triste de não poder ficar mais um dia no lugar que mais me identifiquei no país. O plano: sair de Port Antonio, passar pela Blue Lagoon, talvez uma passadinha na praia e seguimos para as Blue Mountains para dormir no Strawberry Hill com uma linda vista de Kingston. Primeira parada: Blue Lagoon. Há apenas 12 km do centro de Port Antonio, o caminho passa pela Frenchman´s Cove, uma linda praia com uma cor de água inacreditável!

O belo litoral de Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Chegamos a Lagoa Azul, um imenso blue hole de 51m de profundidade! Ela fica ligada ao mar por um estreito canal, porém possui uma fonte de água mineral que brota dos lençóis freáticos. Sua água é transparente e curiosamente turva, não por sujeira, mas pela diferença de temperatura da água do mar, quente, e da água mineral, fria.

A fantástica Blue Lagoon, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Qualquer semelhança do seu nome com o do clássico “A Lagoa Azul”, com Brook Shields não é mera coincidência, o filme foi filmado aqui! Desde então, por motivos óbvios o seu antigo nome “Blue Hole” foi substituído pelo novo “Blue Lagoon”.

A famosa Blue Lagoon, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

A sua cor é inacreditável, principalmente quando temos uma forcinha da mãe natureza e o sol a ilumina, tornando o azul escuro em um azul neon, circundado por imensas árvores e uma mata verdejante, lindíssimo!

A fantástica Blue Lagoon, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

A principal atração no local era um restaurante em um deck sobre a lagoa. Hoje descobrimos que este local foi devastado pelo Furacão Ivan em 2004! O dono do restaurante sem mais recursos para reconstruí-lo, resolveu abandonar o local. Assim, os locais já tomaram suas providências e inventaram um passeio de balsas de bambu, entrando pelo canal e circundando a lagoa. Nós, no modo econômico, fomos ali ao pequeno deck dos barcos e aproveitamos para dar um tchibum delicioso antes de pegar estrada.

Nadando na incrível Blue Lagoon em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

No caminho lembramos que Lidia havia nos indicado muito a Winnifred Beach, uma praia há 10 minutos da Blue Lagoon. Resolvemos ir lá conferir, o Rodrigo achando impossível encontrar algo mais bonito que a lagoa hoje, já estava quase desistindo. Chegando lá, a nossa reação foi idêntica: finalmente encontramos o que estávamos procurando!

Chegando à praia de Winnifred, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Uma praia natural, intocada, apenas com algumas barraquinhas de comida. Praia de areias brancas, água de cor azul neon estonteante e sombreada por algumas árvores, no estilo mais simples e natural impossível. Eu sabia que isso existia na Jamaica, só demorou um pouco para encontrarmos!

A belíssima e tranquila praia de Winnifred, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Caminhamos pela praia, conhecemos Doria, que trabalha duro todos os dias para criar os sete filhos, nesse escritório “horroroso”. Ela tem um pequeno restaurante na areia da praia onde prepara o famoso jerk chichen, arroz e feijão, vegetais refogados e bananas fritas. Prato perfeito, decidimos ficar uma horinha, dar um mergulho e almoçar por aqui.

Nosso almoço ficando pronto na praia de Winnifred, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Aos poucos a pressa de chegar nas Blue Mountains foi diminuindo, o clima relaxado neste cenário paradisíaco foi tomando conta e nós não queríamos mais ir embora! Uma pena não sabermos disso antes, teríamos mudado todo o roteiro e ficamos pelo menos mais um ou dois dias nessa região! Pesamos os prós e os contras, trocamos uma possível visão noturna do alto das Strawberry Hills sobre Kingston, pois dependeria das nuvens, por uma praia paradisíaca, em companhia dos nossos amigos rasta e as famílias que passavam o dia por ali. Até comprei um copo de bambu, para a minha coleção de “copinhos” como lembrança da Jamaica.

Vendedor de arte em bambu na praia de Winnifred, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

No final do dia ainda descobrimos que nos fundos da praia existe uma lagoa de água doce que escorre em um pequeno riacho de encontro ao mar. Batemos um longo papo com Highcliff, um rastafári que teve o pique de nos explicar parte da origem da sua religião, o significado dos dreads e como ele se converteu de cristão para rastafári. Uma figura!

Com nosso amigo rasta High Cliff, na praia de Winniefred, em Port Antonio, nordeste da Jamaica

Voltamos à cidade, fizemos uma surpresa para Lidia, que nos recebeu novamente de braços abertos com o mesmo quarto onde ficamos ontem. Mais uma volta na cidade e uma cerveja na marina, onde viajamos no tempo com antigos clipes do Micheal Jackson que fizeram história na música e no mundo.

O tradicional futebol de fim de tarde não poderia faltar na praia de Winnifred, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Demorou mas encontramos exatamente o que buscávamos na Jamaica. Um lugar natural, de belezas naturais intocadas, pessoas naturais e comuns, vivendo suas vidas e compartilhando de forma verdadeira a sua cultura conosco. Os resorts de Montego Bay e a agitação de Negril também fazem parte dessa cultura, mas se você quer conhecer a verdadeira Jamaica, Port Antonio é o lugar.

Jamaica, Port Antonio, Praia, Blue Lagoon, Winnifred Beach, Portland

Post anterior Prédio da prefeitura de Port Antonio, no nordeste da Jamaica

Cruzando a Jamaica

Post seguinte Beija-Flor de rabo comprido no alto das Blue Mountains, na Jamaica

Songs of Freedom

Blog do Rodrigo A fantástica Blue Lagoon, em Port Antonio, no nordeste da Jamaica